Sobre mim:
Primeramente boa parte dos meus trabalhos vem por indicação de outros clientes. Percebo que outra boa parcela vem de contatos que eu faço durante os eventos. Eu converso sempre com os convidados, ao fotografá-los tento uma aproximação, puxo um papo, fazemos uma piada, um comentário sei lá...enfim, eu sou conversador. Existem pessoas mais frias e com essas não gasto tempo...Faço muitas infantis, eu gosto das crianças, me divirto de verdade, isso deve ajudar na avaliação dos pais. Sempre mostro na hora as fotos que ficaram legais aos pais, eles gostam e atal...Ao final do evento eu entrego cartões na mão (nao deixo em nenhum lugar para pegarem, mas penso em fazer isso tb) para cada pessoa que por algum motivo, me interessou. Isso dá um resultado. Posso até perder eventualmente um cliente, mas para gente chata, mal humorada e não entrego.
Quando me ligam sempre pergunto se a pessoa viu meu trabalho (começei a anotar isso) e metade dos clientes fecham comigo mesmo sem ter visto fotos.
Com isso eu percebo que o portfolio é tem um peso menos (claro, que é essencial) importante que meu marketing "pessoal" (naõ pago, impresso e etc..), que minha maneira de interagir com as pessoas.
Ouvi e concordei que o cliente de serviços, "primeiro compra" o fornecedor, a pessoa que prestará o serviço. Depois o seviço em si.
Abraço,
M Rezende