Autor Tópico: Por que te contratam?  (Lida 4968 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 23 de Abril de 2014, 20:46:02
 Simples assim:

 Pq seus clientes te contratam?
 Seu portfolio é atraente?
 Seu markting é forte?
 Seu networking?
 Sua maneira de atuar?
 Não existem concorrentes em sua cidade?
 ???
 ??
 ?

 Abraço,
 M Rezende
 
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, 20:49:36 por Rezende_SP »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2014, 21:16:59
Hmmm, deixa eu ver. Acho que meu portfolio é atraente, meu marketing é fraco, meu networking é fraco, minha maneira de atuar é joia e existem milhares de concorrentes na minha cidade, rsrs...

Ultimamente, as pessoas me contratam por indicação de ex-clientes. Tanto que já faz mais de ano que não uso cartões de visita, desde que acabaram os meus antigos (mas vou mandar fazer mais!).

Mas acredito que o que faz os ex-clientes me indicarem tanto é a minha postura durante o evento, já foi elogiada por muita gente, essa questão do profissionalismo, e tal. Nunca me esforcei demais pra isso, acaba sendo algo bem natural, mas parece que agrada bem a minha clientela, o povo sempre elogia mesmo...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2014, 11:55:40
Hoje em dia ninguem mais me contrata.
Quando me contratavam era por indicacao direta ou indireta somente. E 1 vez consegui um cliente pelo anuncio no google. Mas so funcionou 1 unica vez.

Nunca consegui cliente mostrando portfolio. A maioria das pessoas quem eu mostrava portfolio se mostravam impressionados mas nada alem disso.

Galerias a mesma coisa. Duas aqui na regiao os donos ficaram super empolgados em exibir meu trabalho, sempre quando passo eles dizem que vao me ligar mas nunca ligaram nem escreveram depois de meses.

Tambem nunca consegui cliente entregando cartao de visita.

Eu tinha um network com certo potencial na Irlanda, o que me rendia algumas oportunidades. Onde moro hoje nao tenho nenhum e por isso nao tenho mais oportunidade nenhuma.

Minha maneira de atuar sempre foi muito elogiado.

Na minha cidade atual nao existe tanta concorrencia assim, se comparado onde eu morava antes. Mas antes eu tinha oportunidades e hoje nao tenho. Por isso concluo que concorrencia nunca interferiou ou influenciou em nada.

O fato eh que vim parar em uma regiao onde as pessoas sao extremamente fechadas e sendo de fora acabo ficando excluido em muitos aspectos. A melhor forma de solucionar esse problema eh ou casando com alguma mulher local e adentrar a rede de amigos e social dela, ou me mandando dessa porcaria de lugar, o que eu estou tentando fazer.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2014, 12:53:59

Menos radical do que casar com uma local é passar a frequentar alguma igreja, sinagoga, templo e afins...


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2014, 13:37:32
Tenho poucos clientes da minha cidade, Jundiaí, interior de SP.

Aqui em Jundiaí têm muitos fotógrafos, mas eu tenho poucos concorrentes (acho que 2). Aqui a maioria cobra muito menos do que eu. Então nem dá para concorrer com essa galera e eu nem quero.

A maioria dos meus clientes é de São Paulo. Lá eu tenho vários concorrentes.

Estimo que metade dos meus clientes chega até mim por indicação de outras noivas. A outra metade se divide entre indicações de outros fornecedores (fotógrafos, videomakers e assessoras) e internet (google ou blogs de noivas).

abs,

Vini


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2014, 16:05:14
A maioria por indicação também. Ultimamente tenho tido bastante demanda de outros fotógrafos que apreciam o meu trabalho. Nesse caso é por causa do portfólio, creio eu.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2014, 16:06:54
Menos radical do que casar com uma local é passar a frequentar alguma igreja, sinagoga, templo e afins...
Tem tb a opção de frequentar os alcoolicos anonimos, grupos de viciados em drogas vigilantes do peso ou outros grupos de ajuda. Dá pra arrumar amigo facil assim.
« Última modificação: 24 de Abril de 2014, 16:08:32 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2014, 16:33:20
Quem me contrata diz que veio ate mim por te gostado do meu trabalho, minha postura também é elogiada, meu markting? bom, eu não sou muito de falar...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2014, 16:53:05
Hmmm, deixa eu ver. Acho que meu portfolio é atraente, meu marketing é fraco, meu networking é fraco, minha maneira de atuar é joia e existem milhares de concorrentes na minha cidade, rsrs...


Falou de mim tbm!  :D :D



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2014, 03:31:38
Menos radical do que casar com uma local é passar a frequentar alguma igreja, sinagoga, templo e afins...
Tem tb a opção de frequentar os alcoolicos anonimos, grupos de viciados em drogas vigilantes do peso ou outros grupos de ajuda. Dá pra arrumar amigo facil assim.
Nao eh bem assim... A galera aqui eh dificil de se aproximar e quando se aproxima, no dia seguinte ja eh como se nunca tivessem se visto antes. Existe uma forte fobia social dificil de descrever.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2014, 08:58:53
Quem me contrata diz que veio ate mim por te gostado do meu trabalho, minha postura também é elogiada, meu markting? bom, eu não sou muito de falar...

Entao nao quer contar o segredo?!  :ponder:

Abraço!
M Rezende


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2014, 09:20:41
  Sobre mim:
  Primeramente boa parte dos meus trabalhos vem por indicação de outros clientes. Percebo que outra boa parcela  vem de contatos que eu faço durante os eventos. Eu converso sempre com os convidados, ao fotografá-los tento uma aproximação, puxo um papo, fazemos uma piada, um comentário sei lá...enfim, eu sou conversador. Existem pessoas mais frias e com essas não gasto tempo...Faço muitas infantis, eu gosto das crianças, me divirto de verdade, isso deve ajudar na avaliação dos pais. Sempre  mostro na hora as fotos que ficaram legais aos pais, eles gostam e atal...Ao final do evento eu entrego cartões na mão (nao deixo em nenhum lugar para pegarem, mas penso em fazer isso tb) para cada pessoa que por algum motivo, me interessou. Isso dá um resultado. Posso até perder eventualmente um cliente, mas para gente chata, mal humorada e não entrego.

 Quando me ligam sempre pergunto se a pessoa viu meu trabalho (começei a anotar isso) e metade dos clientes fecham comigo mesmo sem ter visto fotos.

 Com isso eu percebo que o portfolio é tem um peso menos (claro, que é essencial) importante que meu marketing "pessoal" (naõ pago, impresso e etc..), que minha maneira de interagir com as pessoas.

 Ouvi e concordei que o cliente de serviços, "primeiro compra" o fornecedor, a pessoa que prestará o serviço. Depois o seviço em si.

  Abraço, 
 M Rezende
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 09:32:06 por Rezende_SP »


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2014, 09:45:52
  Sobre mim:
  Primeramente boa parte dos meus trabalhos vem por indicação de outros clientes. Percebo que outra boa parcela  vem de contatos que eu faço durante os eventos. Eu converso sempre com os convidados, ao fotografá-los tento uma aproximação, puxo um papo, fazemos uma piada, um comentário sei lá...enfim, eu sou conversador. Existem pessoas mais frias e com essas não gasto tempo...Faço muitas infantis, eu gosto das crianças, me divirto de verdade, isso deve ajudar na avaliação dos pais. Sempre  mostro na hora as fotos que ficaram legais aos pais, eles gostam e atal...Ao final do evento eu entrego cartões na mão (nao deixo em nenhum lugar para pegarem, mas penso em fazer isso tb) para cada pessoa que por algum motivo, me interessou. Isso dá um resultado. Posso até perder eventualmente um cliente, mas para gente chata, mal humorada e não entrego.

 Quando me ligam sempre pergunto se a pessoa viu meu trabalho (começei a anotar isso) e metade dos clientes fecham comigo mesmo sem ter visto fotos.

 Com isso eu percebo que o portfolio é tem um peso menos (claro, que é essencial) importante que meu marketing "pessoal" (naõ pago, impresso e etc..), que minha maneira de interagir com as pessoas.

 Ouvi e concordei que o cliente de serviços, "primeiro compra" o fornecedor, a pessoa que prestará o serviço. Depois o seviço em si.

  Abraço, 
 M Rezende

Interessante Rezende.
Preciso desenvolver este meu lado conversador.... que não utilizo muito.
Abs.


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2014, 10:05:44
Entao nao quer contar o segredo?!  :ponder:

Abraço!
M Rezende

Hehheheehe não Rezende, quis dizer que não falo muito mesmo, sou mais de ouvir, capitar e fazer.

Não tem segredo não!

 :ok:
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 10:07:03 por carlosandre »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2014, 10:11:38
Hehheheehe não Rezende, quis dizer que não falo muito mesmo, sou mais de ouvir, capitar e fazer.

Não tem segredo não!

 :ok:

Tavu brincando...mas é que derepente vc faz um mkt tradicional, pago, etc...

Abraço!
M Rezende