Autor Tópico: Entre Nikon D200/D80/Pentax K100D  (Lida 2762 vezes)

andreia.bustamante

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://www.semtexgirl.net
Online: 08 de Setembro de 2006, 11:18:21
Cansei... depois de passar dias lendo e relendo os reviews das cameras Nikon D200, Nikon D80 e Pentax K100D resolvi perguntar para os universitarios ehhehe. Quero aproveitar que terminar minha faculdade de Ciencias da Computação e me dedicar um pouco mais a uma das minhas paixões... a fotografia ;o)

Alguem pode me responder qual destas vocês escolheriam e por que?

Obrigada,

Andréia




 
Camera Pentax K10D
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro / HSM
Sigma 55-200mm f/4-5.6 DC / HSM


Léo Guimarães

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 791
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2006, 11:30:19
Olha Andreia... eu tenho lido um bocado sobre a Pentax (que inclusive
usa o mesmo sensor nikon) e estou inclinado a comprar uma pelo
custo x benefício da câmera e lentes. Acho que será uma boa compra
mesmo com os contras que tem sido falado.

As Nikons são sempre bem faladas e tem um custo mais caro para o
corpo e lentes, mas se você tem o R$ escolha uma delas.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2006, 11:32:43 por Léo Guimarães »
Léo Guimarães
Belo Horizonte - MG
leoguimaraes.com


Fabiano Bastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
    • http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2006, 11:45:56
Eu estava muito propenso a comprar a Nikon D50, mas nos últimos dias eu comecei a pesquisar a K100D e já não tenho mais duvidas, vou comprar a K100D, por diversas razões:

- a trava do espelho, ausente na nikon e presente na pentax, foi o pontapé inicial na minha decisão;
- esse estabilizador no corpo da câmera é uma sacada genial, que dificilmente será adotada por Canon e Nikon, que vendem lentes estabilizadas a preço de ouro;
- a possibilidade de usar qualquer lente Pentax é extremamente importante para o bolso, uma vez que dá pra encontrar muita coisa boa no mercado de usados;
- A qualidade da imagem dela é muito boa, tem um tópico novo comparando ela a D200 e pelo menos no quesito noise a Pentax é muito superior.

Eu tenho certeza que esta câmera vai se tornar um fenômeno de vendas e será um novo divisor de águas no mercado das DSLR.  
Chegou!!! Minha D90 chegou!!!

http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2006, 11:58:53
Eu acho que independente de sua escolha será uma ótima escolha.

A D80 é uma excelente máquina, tem praticamente tudo que a D200 com algumas funções a menos.

Eu gosto da Nikon, porém essa pentax é excelente.

Sobre o sensor da Pentax ele é o mesmo da D50 ou da D80/200?.. Acredito que seja o usado na D50.

Sobre as lentes, as NIKON possuem lentes excelentes porém caras. As VR são novidades ainda por isso o preço algo, porém com o tempo a tendência é cair.

Não sei se o VR no corpo e na Lente tem diferença, os estabilizadores que conheço geralmente são na lente pois é uma ação mecanica que faz a redução da vibração juntamente com o congelamento da imagem.

Bom, de qualquer maneira Pentax e Nikon são bem próximas, como "primas"...

Se tens $$$  vá de D200 por ser mais robusta, e ter muitas funções avançadas.


Abraços


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2006, 12:18:18
Sem dúvida a K100D é a melhor custo benefício do mercado hoje. Ganha de longe em recursos de suas concorrentes diretas (D50 e 350XT) e incomoda o segmento superior.

Mas a concorrente da D200 é a nova K10D a ser apresentada na proxima semana. Provavelmente custará menos que as concorrentes e terá especificação superior. Falam que será selada como a D200, terá remoção de sujeira como as Olympus e estabiilização de imagem no corpo. É possível que tenha suporte para lentes com motor integrado (USM). Vamos esperar mais uma ou duas semanas e ver.

Se quizer economizar um pouco agora compre a *ist DL que está com ótimo preço e depois uma K10D e deixe a *ist DL como backup.


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2006, 12:24:11
Eu acho que pra começar a mais indicada seria a D80. É quase uma D200 em termos de funções mas significativamente mais barata.

Pentax é uma boa marca, e tam lá suas vantagens, mas a dificuldade de se arrumar autorizadas e lentes no mercado é bem maior. Eu particularmente prefiro ficar no eixo Nikon/Canon por conseguir comprar e vender mais facilmente o equipamento.

O VR no corpo é menos efetivo do que na lente (até o momento) ou então a tecnologia nikon/canon está a frente das que usam estabilizador no corpo, mas de qualquer maneira, o VR na lente é mais eficiente (e mais caro)
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


andreia.bustamante

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://www.semtexgirl.net
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2006, 14:56:01
Confesso que não pensei muito no custo inicial desde que é claro não ultrapasse muito dos 5mil...

A k10 poderia ser uma boa opção mas acredito que por ser uma 'criação' (ja q ainda não foi lançada) recente podem surgir alguns problemas que eu não vou saber identificar por pura falta de experiencia... a Nikon D200 tem um pouco mais de tempo no mercado mas da Pentax K100D só tenho ouvido elogios ai fica dificil...

A ignorancia as vezes é uma dadiva hehehe quando mais eu leio mais duvidas aparecem ;o/

Eu sempre tive Canon, mas sei que a Pentax possui um leque mjuito maior de digamos opcionais sem a grife, e é exatamente por isso que tenho pensado nesta opção, afinal alem da qualidade já conhecida um número maior de opções de opcionais significa ao meu ver um redução de custo na compra de lestes, ou falei besteira?



 
Camera Pentax K10D
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro / HSM
Sigma 55-200mm f/4-5.6 DC / HSM


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2006, 15:49:24
Citar
Eu sempre tive Canon, mas sei que a Pentax possui um leque mjuito maior de digamos opcionais sem a grife, e é exatamente por isso que tenho pensado nesta opção, afinal alem da qualidade já conhecida um número maior de opções de opcionais significa ao meu ver um redução de custo na compra de lestes, ou falei besteira?
Na verdade é o contrário. Vc encontra muito mais coisas off-brand para Nikon e Canon do que para outras marcas. Como essas duas são as maiores marcas e com mais mercado, os fabricantes off-brand preferem atacar ai mesmo, onde está maior parte do público.

Com um orçamento de 5 mil, fica difícil considerar a D200 no jogo por só o corpo dela está nessa faixa. E você deve considerar a objetiva, talvez flash, tripé, etc.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2006, 16:30:37
Eu particularmente iria de Nikon D80 ou Canon. A Pentax, assim como a Olympus são excelentes marcas porém pra vc vender depois vai encontrar uma certa dificuldade assim como também para conseguir acessórios. Ainda mais nesta onda de digitais onde se lança produto rapidamente.
Agora, se vc não liga pra isso e pretende ficar com a Pentax por bastante tempo é uma câmera a se pensar com muito carinho.
abs
« Última modificação: 09 de Setembro de 2006, 16:31:18 por Eduikeda »
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2006, 17:40:13
Acho que vale uma certa análise....

Vai comprar pra vender ou pretende ficar um bom tempo com a câmera? se for comprar pra vender logo, Nikon/Canon, se for pra ficar com a câmera, ai a coisa muda de figura.

Assistência técnica não vai ser problema pra nenhuma das suas opções, pelo menos em sampa tem tanto pra Nikon quanto pra Pentax (com a vantagem da Pentax não ser TTanaka que é cara pacas).

Lentes, bom ai vai depender tb do tipo de investimento que vc quer fazer, existem lentes boas mais ou menos no mesmo preço pra ambas as marcas, mas a pentax aceita lentes mais antigas e nesse caso específico baratas em seu corpo, comnfirmando foco e com fotometria em ordem, mas ´recisa ver se vc vai ter saco pra ficar fazendo foco manual....rs

A D80 eu não conheço, não vi ninguém que tenha pra falar alguma coisa, da D200 falam alguma coisa com certe exagero (tanto pra melhor quanto pra pior). A d200 é uma bela câmera, mas mais cara doq ue deveria, digamos assim, mas muito boa e resistente, tendo talvez como maior problema o ruído, que pra grande maioria dos mortais não fará diferença alguma.

Se vc quer ver as de entrada, ai a lista seria D50, maxxun 5D (nem sei se fabrica ainda), E330/E500 (olympus), 350D e K100, sinceramente, dessas, se for pra uso pessoal, aprender a fotografar, fazer umas fotos bem feitas de uso amador com boa qualidade, pegaria a mais barata, pq todos atendem e muito bem. O AntiShake no corpo da Minolta(sony) e da pentax é um atrativo a mais, e em geral são mais baratas. Se eu fosse começar do zero hoje pegaria uma pentax, devido ao preço e talvez até a DL, pq vc encontra o corpo por menos de 400 dólares nos EUA.

As outras que vc citou, são de outra categoria, com mais recursos e por isso mais caras. D200 vc compara com a 30D, Fuji s3 e com a pentax k10 a ser lançada, a d8o infelizmente desconheço coisas pra falar a respeito
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2006, 09:00:33
Andreia,

Comparando: Pra ir de São Paulo ao Rio de Janeiro de carro não é necessário ter um carro esportivo ou de luxo, com um carro popular se chega também.

Antes de comprar qualquer equipamento fotográfico faça uma pesquisa sobre todos os recursos técnicos, sobre o preço das lentes e qual o uso que vai fazer do equipamento.

Outra dica. Ao fazer comparaçãode marcas diferentes, faça com equipamentos equivalentes.

www. Michel Caetano .fot.br
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!