Autor Tópico: Compacta Premium  (Lida 13957 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Abril de 2014, 13:32:45
Colegas, agora bateu uma dúvida: Canon EOS M + lente 22m ou Sony RX100?

Acho que tá faltando você definir fundamentalmente o que realmente é condição sine qua non pra você no que diz respeito à cam que você quer adquirir e somente à partir disto as opiniões dadas passam a ter algum fundamento. Enquanto você não especificar exatamente o que você quer, fica difícil opinar.

Não dá prá dizer: qual é a mais adequada, um Canon 60D ou um Sony RX-100? A Canon, neste caso, seria obviamente a melhor, mas se você disser que portabilidade é o mais importante, a Sony passará a ser a melhor escolha.

E finalmente, conforme já foi mais do que falado, em ultima análise o que vai mandar mesmo para que se tenham fotos de qualidade são as características que você mais gosta de usar e o olho de quem vai apertar o botão.

Na época do filme o que mais se usava era um ASA 100 e ASA 400. Agora com o advento das digitais, neguinho só quer fotografar com ISO 1600, 3200, 6400,...etc e se dá ruído o cara diz que a cam não é boa. Bom senso é a palavra de ordem. Não dá pra ter tudo de bom numa câmera só, especialmente se estivermos falando de compactas, até porque o objetivo final de quem fabrica e de 99,99% de quem usa este tipo de cam não é ter imagens precisas, absolutas, nítidas a ponto de poderem ser comparadas a uma FF. Então algo terá sempre que ser aceito pois caso contrário se ficará a vida inteira esperando por uma cam que faça tudo e não vai encontrar.

Por fim, se o propósito do tópico de procura de uma Compacta Premiun ainda estiver valendo a Sony ainda seria a melhor escolha, seja pelo sensor de 1", ou seja, 4 vezez maior que as compactas comuns, seja pela lente de qualidade que ela possui ou ainda por outras razões já faladas.

Lord sugere a Oly, Afshalder a Pana e por aí vai, e pelas fotos deles vê-se que eles conseguem resultados muito bons com suas câmeras mas no final das contas cada um é cada um e IMHO nem a Oly nem a Pana poderiam ser classificadas como compactas premiun. Ótimas, sem dúvida, especialmente para quem sabe o que faz, mas não são compactas premiun.

« Última modificação: 27 de Abril de 2014, 13:47:59 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #31 Online: 27 de Abril de 2014, 13:33:11
:clap: :clap: :clap:
Foto de quem usa, no dia a dia, é o que conta.
Review tem para tudo quanto é gosto.  :)

3x
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 27 de Abril de 2014, 14:18:45
Compacta Premium mesmo, para mim só existe uma. A Sigma DP2 e olhe lá.

Quanto ao sensor de 1" lembre-se que ele não tem uma polegada na realidade. É bem menor, com diagonal de 16mm. Convém estar atento a isso.





Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 27 de Abril de 2014, 19:21:21
Compacta Premium mesmo, para mim só existe uma. A Sigma DP2 e olhe lá.

Quanto ao sensor de 1" lembre-se que ele não tem uma polegada na realidade. É bem menor, com diagonal de 16mm. Convém estar atento a isso.





Sim, claro. E também conclui que minha próxima compacta premium será a DP2. Mas tirando ela, quem vem em seguida?

E quanto ao sensor de 1", quanto tem o de 1.7 das compactas comuns, se comparado ao de 1" da Sony?
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, 19:28:15 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


ever007

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #34 Online: 28 de Abril de 2014, 20:19:10
em uma análise fria pelo site abaixo a RX100 II dá uma surra na DP2s

http://snapsort.com/compare/Sigma_DP2s-vs-Sony-Cyber-shot-RX100-II


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #35 Online: 28 de Abril de 2014, 20:26:00
Snapsort é um dos piores sites para comparar câmeras, é só para leigos pois só compara números friamente, a análise fica deturpada demais.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


ever007

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #36 Online: 28 de Abril de 2014, 20:30:41
um pedido de ajuda: alguém tem review em português da Sony RX100 e Fuji X10?

grato


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #37 Online: 28 de Abril de 2014, 21:06:52
um pedido de ajuda: alguém tem review em português da Sony RX100 e Fuji X10?

grato
Esquece achar alguma coisa em português. É muito raro. Vai pro inglês no Youtube e blogs de fotografia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 28 de Abril de 2014, 21:55:30
em uma análise fria pelo site abaixo a RX100 II dá uma surra na DP2s

http://snapsort.com/compare/Sigma_DP2s-vs-Sony-Cyber-shot-RX100-II

Minha próxima compra será uma DP2 mas os felizes proprietários desta "maquininha" dizem que ela é uma câmera de nicho. Entrega imagens com detalhes absurdamente nítidos mas não é uma câmera para qualquer situação. Iso alto não é a dela, qualquer coisa em movimento também não é a dela. Se bem usada e principalmente num tripé, não há provavelmente nem em FF alguma que se sobreponha a ela em termos de qualidade de imagem, especialmente em boas condições de luz.

Não é portanto uma compacta comum e não servirá para um uso comum. Não é uma point & shot e portanto não deve ser considerada como uma substituta de alguma point & shot que você tenha. Ela não serve pra tudo, mas parece que depois de dominada, as imagens que ela vai entregar põe no sapato qualquer outra.

Sendo assim me parece não haver concorrentes diretas para ela. Podemos falar em DP2 e as outras. Imagine uma imagem de 46Mp gerada à partir de 3 sensores sendo comparada a uma imagem gerada por um sensorzinho de 1.7. Não dá né.

Por isso, em termos de números puros, sem levar em consideração outros aspectos, parece que ela leva uma surra da Sony. Não é uma verdade total mas também não é uma câmera para "qualquer um". Ele não tem o verdinho, ou seja, só fotografa no manual e a recomendação é que se fotografe em RAW, para um recebimento pleno da qualidade de imagem que se busca.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!




andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #40 Online: 30 de Abril de 2014, 22:20:29
Amigos,
Estou prestes a comprar uma compacta pelo site Amazon da Inglaterra para um amigo trazer pra mim.
Quem possui a Olympus Xz-2 e a Panasonic LX7, se puder fazer algum comentário, poderá me ajudar nessa escolha difícil.
Em rápida pesquisa verifiquei o seguinte:
A Olympus XZ-2 possui LCD touch que deve ser bem interessante numa compacta.
A Panasonic LX7 possui um controle giratório na traseira que, se serve para alterar abertura e/ou velocidade do obturador, deve ser bem legal, no meu ponto de vista.
Detalhes sobre qualidade das imagens e controles me ajudarão nessa escolha difícil.
Elas estão com um preço bom, comparado à RX-100 II, por exemplo.
Sobre o uso que darei à futura câmera, seguem alguns comentários.
O uso será casual, família, passeios, paisagens, macro, flores, festinhas de aniversário etc.
Não pretendo imprimir fotos além do tamanho 15x21.
Não tenho tripé e esse acessório ainda não está na lista de compras.
(Incluído) Fotografo em JPEG.
« Última modificação: 30 de Abril de 2014, 22:41:17 por andresylva »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 30 de Abril de 2014, 23:34:51
Eu aconselharia uma espiadela nas fotos delas no Flickr, para que você possa ver o resultado na vida real.  :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #42 Online: 01 de Maio de 2014, 00:02:58
Acho que estaria muito bem servido com qualquer uma. Sério, são câmeras muito legais, bem compactas, bem construídas, com qualidade de imagem superior a das compactas "comuns"... enfim, pode ir na que achar melhor em questão de design, disposição de botões e ergonomia, ou alguma função que achar interessante.

Pra ser bem sincero, ainda adicionaria mais dúvida ainda na sua mente: se não for utilizar raw, as Fujis costumam ter um resultado surpreendente já nos seus jpegs, acima da média pelo que os reviews e alguns users apontam. Teria a X20 como nem tão compacta assim ou a XQ1 para entrar na briga.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #43 Online: 01 de Maio de 2014, 07:53:05
Acho que vou acabar comprando a Canon S120 pela portabilidade e o recurso de touchscreen que ela oferece, apesar de ter uma lente mais escura em tele do que as outras, como um colega comentou em outro tópico.
Não é a mais barata, mas eu vi algumas fotos no flickr e achei belíssimas. Talvez o meu nível de exigência não seja tão apurado. :)

(O touchscreen (foco e disparo) deve ser bastante útil em uma compacta.)

Pesquisa no amazon.co.uk (modelo - megapixels - preço em libras esterlinas):

PANASONIC LX7 - 10.1 MP - 232,19
FUJIFILM X20 - 12MP - 385,25
FUJI XQ1 - 12MP - 279,00
OLYMPUS XZ-2 - 12MP - 249,99
CANON S120 - 12.1MP - 349,00


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #44 Online: 01 de Maio de 2014, 08:02:57
Que pechincha, hein? e pensar que há dois anos atrás era motivo de festa ver qualquer uma dessas por menos de 400 dólares.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/