Autor Tópico: Cláudio Rombauer, da um help com lente TS  (Lida 4107 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Abril de 2014, 22:14:08
Precisa sim.  Se o produto for um cubo, o tilt resolve pra um plano e piora os outros.

O tilt resolve bem quando os produtos são planos, achatados. Tipo um colar, placa de PC, paisagens, etc.

Mas ao usar uma TS com tubos de extensão pra uma foto macro de um produto cúbico, não tem jeito. Eles até poderiam inventar um software de stack pra TS, assim bastariam 3 fotos.
« Última modificação: 05 de Abril de 2014, 22:20:19 por Claudio Rombauer »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #16 Online: 05 de Abril de 2014, 22:18:02
Precisa sim.  Se o produto for um cubo, o tilt resolve pra um plano e piora os outros.

O tilt resolve bem quando os produtos são planos, achatados. Tipo um colar, placa de PC, etc.
Mas um DOF mais longo não resolve?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2014, 22:21:53
Mas um DOF mais longo não resolve?
Não porque nos outros planos o desfoque será maior do que se não estivéssemos usando uma TS.

Assim seria melhor usar o dof longo nos 3 planos, sem a TS.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 05 de Abril de 2014, 22:22:52
Posso postar um exemplo rápido. Mas estou sem Internet em casa, só 4g.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2014, 15:28:27
Exemplo sempre é bom, o que me referia era ter um DOF longo com uma lente normal!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2014, 15:29:54
Mas já decidi, estava entre a Samyang e a Nikon 24mm, duas coisas me levaram para a Nikon:
1. EXIF
2. Li que a aberração cromática nas bordas da Samyang são bem evidentes!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Abril de 2014, 16:05:17
Exemplo sempre é bom, o que me referia era ter um DOF longo com uma lente normal!

Quando minha internet voltar eu faço um exemplo.

Mas basicamente é isso, sem TS, o plano paralelo ao do sensor é o plano de foco. Sendo assim, ao fotografar um pôster, por exemplo, não precisamos de profundidade de campo elevada, pois os planos coincidem. Se, neste caso, usarmos o movimento de tilt no máximo, pioraremos o resultado. Então, se o nosso objeto tiver um plano paralelo ao sensor e outro perpendicular, o tilt prejudica um e melhora o outro.

Como a maioria dos objetos é irregular e tem um plano de maior importância que pode ser priorizado na nitidez, um suave movimento quase sempre melhora a fotografia. Porém, muitos objetos precisam de nitidez em toda a extensão, seja para recorte nítido ou para apresentação precisa das bordas, então o stack é imbatível em diversas situações.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 06 de Abril de 2014, 17:31:22
Quando minha internet voltar eu faço um exemplo.

Mas basicamente é isso, sem TS, o plano paralelo ao do sensor é o plano de foco. Sendo assim, ao fotografar um pôster, por exemplo, não precisamos de profundidade de campo elevada, pois os planos coincidem. Se, neste caso, usarmos o movimento de tilt no máximo, pioraremos o resultado. Então, se o nosso objeto tiver um plano paralelo ao sensor e outro perpendicular, o tilt prejudica um e melhora o outro.

Como a maioria dos objetos é irregular e tem um plano de maior importância que pode ser priorizado na nitidez, um suave movimento quase sempre melhora a fotografia. Porém, muitos objetos precisam de nitidez em toda a extensão, seja para recorte nítido ou para apresentação precisa das bordas, então o stack é imbatível em diversas situações.

Era exatamente a situação que eu estava imaginando.
Mas aí você recorre para um stack na unha com o TS mesmo, ou troca de objetiva e fecha o diafragma?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Abril de 2014, 17:41:50
Era exatamente a situação que eu estava imaginando.
Mas aí você recorre para um stack na unha com o TS mesmo, ou troca de objetiva e fecha o diafragma?

Um stack com a TS, se comparado a um stack com uma objetiva comum, na prática vão dar resultados praticamente iguais. Então depende da distancia focal mesmo, se for 90mm acabo usando a TS, faço uma pequena alteração no tilt e se o objeto for muito pequeno recorro ao stack.

É raro, pois na maioria dos casos fotografo coisas maiores e o tilt resolve.

O stack é mais pra macro mesmo, quem é expert no assunto pode opinar com mais propriedade, eu acabo indo na base do teste mesmo, quase sempre faço duas tentativas e comparo os resultados.



Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #24 Online: 13 de Abril de 2014, 07:16:41
Mas já decidi, estava entre a Samyang e a Nikon 24mm, duas coisas me levaram para a Nikon:
1. EXIF
2. Li que a aberração cromática nas bordas da Samyang são bem evidentes!
Não entendi, a Samyang p/Nikon não dá exif usando adaptador para Canon?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 26 de Abril de 2014, 22:49:09
Não entendi, a Samyang p/Nikon não dá exif usando adaptador para Canon?
A Samyang tem para todos os Mounts, mas ela não se comunica com a câmera, pois não tem contatos eletronicos. A minha opção pela Nikon foi pelo fato de ser mais barata do que a Canon e pela D3s ter Live View e a 5D não possuir esta funcionalidade!
Agora que estou com ela em mãos, tenho que estudar, praticar e melhorar esta técnica.
Próximo passo - dar um up nas minhas fotos de paisagens..
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #26 Online: 26 de Abril de 2014, 23:22:57
A Samyang tem para todos os Mounts, mas ela não se comunica com a câmera, pois não tem contatos eletronicos.
Todas as Samyang para Nikon possuem contatos eletrônicos. Por isso achei estranho...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #27 Online: 26 de Abril de 2014, 23:37:50
Todas as Samyang para Nikon possuem contatos eletrônicos. Por isso achei estranho...
A TS não tem, deve ser a única então!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #28 Online: 26 de Abril de 2014, 23:49:51
A TS não tem, deve ser a única então!
Se não tiver mesmo, mancada da samyang então  :doh: