Autor Tópico: Controle da Luz + Velocidade da abertura = nada?  (Lida 1879 vezes)

Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Online: 25 de Abril de 2014, 08:18:05
http://www.fotografia-dg.com/controle-luz-ambiente-e-de-flash-em-separado/

Por favor,
comentem, porque não acreditei.... :ponder:
Abs
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2014, 08:21:03
Bom, pra mim, mais óbvio impossível...


craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2014, 08:47:10
O que pode ter confundido o amigo é a legenda dos exemplos pois a do segundo exemplo esta errada.

Porem esses conceitos não são tão obvios pelos meno pra mim que sou inexperiente.

Claro que você estudando e treinando isso fique mais claro.

Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2014, 10:10:20
Sim, nas variantes ele menciona "diferença de abertura e iso", quando na verdade a diferença é de velocidade ( ou tempo de exposição ) e iso.

Agora o fato de se usar alguma fonte de luz em um tempo inferior ou "deslocado" ( atrazado/adiantado ) ao do obturador vai depender do resultado que se deseje, certo?



craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2014, 11:49:56
Não entendi direito sua colocação, seria sobre o disparo do flash em 1º ou 2º cortina?
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2014, 12:48:49
Não entendi direito sua colocação, seria sobre o disparo do flash em 1º ou 2º cortina?

Depende do resultado que se deseja. No caso do exemplo demonstrado, como era um objeto parado, não importa o momento do flash, desde que a "carga" de luz seja sempre a mesma, a única variação seria uma  imagem mais clara que outra tendo-se uma outra fonte de luz, natural ou não, que iria interferir de acordo com cada tempo de exposição.
Num dos exemplos houve alteração no "clareamento" da imagem, mesmo usando a mesma velocidade a "carga" de flash, prq com aberturas maiores a quantidade de luz que atinge o sensor é maior.

Agora se vc estiver em uma noite completamente escura, fizer uma exposição de 10 seg, 20 seg e 30 seg, e iluminar o mesmo local com uma lanterna
pelo mesmo período de tempo, o resultado será quase/ou idêntico nas 3 exposições. 


craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2014, 14:50:13
Concordo com voce, porem para o flash essa logica é diferente da lanterna ja que o flash age na imagem por uma fração de tempo muito pequena, se variarmos a abertura do diafragma controlamos a quantidade de luz ambiente que vai atingir o sensor pois a luz do flash só esteve presente por uma fração bem pequena de tempo, apos isso a luz ambiente atinge o sensor pelo resto do tempo de exposição.
Acho que é isso que aprendi com o pouco que estudei sobre flash, se falei alguma besteira me desculpe.
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2014, 15:00:04
Concordo com voce, porem para o flash essa logica é diferente da lanterna ja que o flash age na imagem por uma fração de tempo muito pequena, se variarmos a abertura do diafragma controlamos a quantidade de luz ambiente que vai atingir o sensor pois a luz do flash só esteve presente por uma fração bem pequena de tempo, apos isso a luz ambiente atinge o sensor pelo resto do tempo de exposição.
Acho que é isso que aprendi com o pouco que estudei sobre flash, se falei alguma besteira me desculpe.


É isso mesmo. O disparo do flash tem duração muitas vezes menor que a velocidade máxima de sincronismo (em torno de 1/200s). Se nos mantivermos abaixo dessa velocidade, ele não vai ser influenciado em absolutamente nada pelo tempo de exposição. A luz ambiente é totalmente diferente, quanto menor a velocidade, maior a exposição, pois é uma fonte de luz contínua, que fica ali, mandando luz para o sensor o tempo inteiro de exposição. A abertura do diafragma e o ISO vão alterar tanto o flash como a luz ambiente.


A lanterna é fonte de luz contínua, então vai se comportar da mesma forma que a luz ambiente, ou seja, quanto menor a velocidade, maior a exposição. A não ser que o tempo que a lanterna fique ligada seja menor que o tempo de exposição utilizado na câmera (que acho que é o que o Raphael quis dizer).


Não sei se deu pra entender, às vezes fica confuso com tantos termos de muitos significados (velocidade, exposição, etc)....


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2014, 15:47:30
A não ser que o tempo que a lanterna fique ligada seja menor que o tempo de exposição utilizado na câmera (que acho que é o que o Raphael quis dizer).

Bem isso, só um "flash" da luz da lanterna......hehe  :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2014, 15:58:09
e isso mesmo, pode ser interessante ler algum material sobre fotometria em geral.
aqui ha muita informaçao muito boa!!!!


craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2014, 16:46:42

É isso mesmo. O disparo do flash tem duração muitas vezes menor que a velocidade máxima de sincronismo (em torno de 1/200s). Se nos mantivermos abaixo dessa velocidade, ele não vai ser influenciado em absolutamente nada pelo tempo de exposição. A luz ambiente é totalmente diferente, quanto menor a velocidade, maior a exposição, pois é uma fonte de luz contínua, que fica ali, mandando luz para o sensor o tempo inteiro de exposição. A abertura do diafragma e o ISO vão alterar tanto o flash como a luz ambiente.


A lanterna é fonte de luz contínua, então vai se comportar da mesma forma que a luz ambiente, ou seja, quanto menor a velocidade, maior a exposição. A não ser que o tempo que a lanterna fique ligada seja menor que o tempo de exposição utilizado na câmera (que acho que é o que o Raphael quis dizer).


Não sei se deu pra entender, às vezes fica confuso com tantos termos de muitos significados (velocidade, exposição, etc)....

Acho que ficou claro sim. E valew por endossar minha opinião já que sou apenas um amador curioso.
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2014, 18:51:04
É isso que o Humberto explicou...

a duração do flash, dependendo do modelo, marca, potência ajustada, etc, é coisa de 1/800 a 1/50.000 segundo, muito rápido.

ou seja, em uma exposição de 1/200 ou de 1/20 ou de 1s, a duração do flash é a mesma..

o que vai mudar é a luz de fundo. Mas como no caso do link acima o fundo era escuro e estava longe e mal iluminado, acaba não mudando nada... Se tivesse ali um fundo com uma iluminação um pouco maior, aí sim a variação de velocidades iriam aparecer mais, mas ainda assim não no objeto principal iluminado, só na luz que vem do fundo.
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 18:51:39 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2014, 18:54:49
Se tivesse ali um fundo com uma iluminação um pouco maior, aí sim a variação de velocidades iriam aparecer mais, mas ainda assim não no objeto principal iluminado, só na luz que vem do fundo.

Exato, a não ser que aumentasse muito o tempo de exposição, ao ponto da luz ambiente iluminar o objeto. Claro que isso dificilmente aconteceria no caso do link, pois a luz ambiente é bem baixa, mas é algo pra se prestar atenção em fotos diurnas, por exemplo.


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2014, 08:53:09
Obrigado, consegui entender....abs
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD