Autor Tópico: Expression beats Perfection  (Lida 1811 vezes)

RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Online: 25 de Abril de 2014, 13:22:29
Enquanto assistia uma palestra do Mr. Rabbit Retratos, uma citação me chamou a atenção: Expression beats perfection (Cantrell, Bambi).
Caramba, o quanto isso é importante! Acho que atualmente essa é a frase no qual meu inconsciente vinha trabalhando em cima nesses últimos dias.
Essa frase me lembrou de várias fotos espontâneas e cheias de expressões sinceras que já consegui captar, especialmente esta foto, que quando a gente se da conta nós já estamos esboçando um sorrisinho de canto.


Expression beats perfection por MichaelRochaFotografia, no Flickr


E vocês, o que acham?
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2014, 02:21:43
Depende do que vc chama de perfeicao.

Mas ja eh sabido e eh o que todo artista e apreciador serio de arte procura em qualquer obra, expressao (do artista). Eh o elemento mais importante e eh o que torna qualquer trabalho mais expecial, quando vc sente que algo esta sendo expressado (transmitido) pelo artista.

Mas a expressao sozinha nao transmite nada. Ela depende da habilidade do artista com ferramentas e linguagem visual.

Expressao tambem nao quer dizer fotos expontaneas de pessoas rindo, chorando, etc. O que mais tem hoje em dia sao esses tipos de fotos, mas sem expressao nenhuma, passando a ser um mero registro mecanico de qualidade tecnica somente, geralmente associado as imagens comerciais e propagandas. Por outro lado, eh possivel obter fotos muito expressivas mas nada expontaneas e nem um pouco naturais.

Mas sim, "expressao" eh o elemento chave.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2014, 14:21:41

(...)

Mas sim, "expressao" eh o elemento chave.

concordo com o Croix. expressão é a chave, em conjunto com o timing perfeito cria-se uma foto perfeita.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2014, 16:03:48
Vou na linha do Marcio também, acredito que a expressão do artista, do fotógrafo, é o que mais conta. Mais do que a expressão do fotografado.

O conceito de perfeição também varia de pessoa pra pessoa, mas se estamos falando apenas de perfeição técnica (foco cravado, foto não tremida, fotometria adequada, etc), daí concordo plenamente. A perfeição técnica por si só é vazia e não faz uma boa foto. Diria até que não é tão necessária.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2014, 10:27:31
Vou na linha do Marcio também, acredito que a expressão do artista, do fotógrafo, é o que mais conta. Mais do que a expressão do fotografado.

O conceito de perfeição também varia de pessoa pra pessoa, mas se estamos falando apenas de perfeição técnica (foco cravado, foto não tremida, fotometria adequada, etc), daí concordo plenamente. A perfeição técnica por si só é vazia e não faz uma boa foto. Diria até que não é tão necessária.

Concordo Teté, acho que é melhor uma foto levemente desfocada e com emoção do que uma com foco cravado porém sem expressão.
Sábado agora fotografei uma gestante e me levei muito em conta o ponto citado neste tópico, nas hora das composições. Preocupava sempre em criar um caminho para que a mãe se conecte com o seu bebê, e acho que consegui umas fotos bem bacanas. Obrigado por compartilhar Michael.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2014, 19:46:36
concordo com o Croix. expressão é a chave, em conjunto com o timing perfeito cria-se uma foto perfeita.
Mas não foi isso que o cara quis dizer no post inicial ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2014, 22:22:45
Então, o intuito era justamente dizer que x foto mesmo estando sem foco cravado e tal ela bateria a perfeição pela carga "emocional" que ela remetia sabe?
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8