Autor Tópico: CRIAÇÃO DE TIME LIPSE  (Lida 7634 vezes)

MauricioSeron

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Abril de 2014, 19:47:10
Olá pessoal...

Dei uma olhada no forum e vi bem pouco sobre Time Lapse. Estou iniciando, gostei desse tipo de animação e quero aprender. A dúvida está em qual software utilizo para a finalização?

Fiz alguns com o Movie Maker mesmo só para testar o CHDK e os intervalos que trabalhei, mas gostaria de um software com mais opções para já aprender correto.

Alguém aí faz esses trabalhos?

Vi também que há uma "regra básica" para calculo do intervalo - tempo total do evento, dividido pelo tempo em que será o vídeo - mas com quantos segundos coloco a visualização de cada imagem?

E se for fazer um Time Lapse da construção de um prédio, como calculá-lo? E a posição da câmera, como devo marcar o local exato, uma vez que o evento demorará alguns meses e a câmera não poderá estar lá eternamente?


Elias AE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2014, 21:49:29
 Uma vez tentei usar este do link, mas a minha câmera não aceitava o programa e acabei desistindo ehehe

http://www.dragonframe.com/

 Na época quando eu estava procurando um programa este me pareceu muito bom  :ok:


MauricioSeron

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2014, 20:37:47
Li que usam o Premiere Pro CS6 mas também vi comentando que fazem no Lightroom.

Baixei o Lightromm mas não achei nada do tipo.

Vou procurar o Premiere grátis para ver se consigo.

Mas as questões dos intervalos e posicionamento da câmera, ainda são enigmas pra mim... :( :( :shock: :shock:


Paulo Ricardo Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2014, 14:32:14
Olá Mauricio, posso compartilhar o que conheço, ja fiz muitos timelapses, normalmente eu uso canon com um disparador remoto, para paisagens configuro de 10 em 10 segundos com ISO baixo (100 a 400), no modo de prioridade de abertura em f/8 a 22 e deixo a camera calcular o obturador e inicio, sempre lembrando de ver no intervalo se nao caiu uma sujeira na lente (isso ja me matou).

Dependendo do seu motivo, tipo um predio que vai levar dias, o melhor a fazer e marcar o tripé no chao e se posivel deixar a sapata na camera, mas na maioria dos casos sempre vai haver um movimento, que deve ser corrigido na edicao. veja na obra de quanto em quanto tempo tem um movimento significativo, se for de 6 em 6h por exemplo, configure dessa forma. (se voce tiver camera canon com o magic lantern sua vida vai ficar mais facil, ele tem o temporizador e de um dia para outro voce pode desmontar tudo que ele tem a opcao de ghost image, que te mostra a sombra da ultima foto na tela para voce reconfigurar a posicao do mesmo jeito que estava.

Se for imagem em raw aconselho voce deixar elas com whitebalance automatico, se definir manual ao passar de dia pra noite fica muito estranho.

Nao edicao eu so faço pelo Adobe Premiere Pro, outros programas como fcp, vegas, after nao tem as mesmas facilidades, normalmente eu configuro a timeline para 4k (3840x2160p) a 29,97fps, 1 foto em cada frame. o bom do formato 4k é que voce pode dar movimento depois, zoom, etc, isso faço no after.

Nao tem uma regra para fazer timelapse, voce tem que saber analizar o tempo, porque voce pode tirar 25mil fotos e no final das contas usar 1000.

Abraços.


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2014, 14:46:55
De tanto querer fazer time lapse a noite (utilizando longa exposição) fui obrigado a vender minha NEX F3. Preciso comprar um cabo disparador com intervalômetro e a F3 não dava suporte. Estou migrando para Nikon  :D

Por não ter uma câmera para fazer isso, utilizo o meu celular (tem aplicativo para isso). Para montar as sequências das fotos utilizo o Sony Vegas. Não tem segredo, basta importar as sequências das fotos capturadas e definir o tempo do vídeo. Por exemplo, 24fps ou 30fps.


MauricioSeron

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2014, 19:36:20
De tanto querer fazer time lapse a noite (utilizando longa exposição) fui obrigado a vender minha NEX F3. Preciso comprar um cabo disparador com intervalômetro e a F3 não dava suporte. Estou migrando para Nikon  :D

Por não ter uma câmera para fazer isso, utilizo o meu celular (tem aplicativo para isso). Para montar as sequências das fotos utilizo o Sony Vegas. Não tem segredo, basta importar as sequências das fotos capturadas e definir o tempo do vídeo. Por exemplo, 24fps ou 30fps.

Ok. A minha câmera também não tem suporte, porém eu baixei o Firmware CHDK e, aí sim...

Porém ainda tenho dúvidas de quantos segundos ou minutos programo. Por exemplo nuvens passando, um entroncamento de vias onde passam bastante pessoas, etc.

Tem até uma flor chamada 11h que abre vários botões por volta das 10h e se fecham até as 14h. Queria fazer um time lapse dela, mas não sei de como seria o intervalo entre as fotos.

Já vou procurar também o tal Vegas para baixar e experimentar algumas coisas e depois vou contando as novidades ou posto.

Valeu...



Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2014, 19:59:41
MauricioSeron,

Infelizmente, a Sony NEX F3 não permite qualquer artifício para time lapse. Como é algo que gosto bastante, resolvi vender e estou a procura de novo equipamento. Estava verificando alguma outra Sony NEX que permita o uso de cabo com intervalômetro. Por enquanto, estou indo de Nikon D3300 (parece ser fácil achar o tal cabo).

Quanto aos tempos, seguem sugestões:

- Nuvens: 1 foto no intervalo de 10 ou 20 segundos;
- Entroncamento de vias: 1 foto no intervalo de 2 ou 4 segundos;
- Flor desabrochando: 1 foto no intervalo de 10 ou 20 minutos. Essa nunca fiz, é um chute.

Enfim, quanto menor o intervalo mais suave serão os movimentos.

Espero que curta!


MauricioSeron

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2014, 20:44:10
MauricioSeron,

Infelizmente, a Sony NEX F3 não permite qualquer artifício para time lapse. Como é algo que gosto bastante, resolvi vender e estou a procura de novo equipamento. Estava verificando alguma outra Sony NEX que permita o uso de cabo com intervalômetro. Por enquanto, estou indo de Nikon D3300 (parece ser fácil achar o tal cabo).

Quanto aos tempos, seguem sugestões:

- Nuvens: 1 foto no intervalo de 10 ou 20 segundos;
- Entroncamento de vias: 1 foto no intervalo de 2 ou 4 segundos;
- Flor desabrochando: 1 foto no intervalo de 10 ou 20 minutos. Essa nunca fiz, é um chute.

Enfim, quanto menor o intervalo mais suave serão os movimentos.

Espero que curta!
Oks... :ok: :ok:
Valeu pelas dicas.
Vou testar agora nas férias...


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2014, 20:41:02
Disponha!


Javeh

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Javeh Dias
Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2014, 21:19:35
Alguem ai tem uma tabela explicando os tempos para o time-lipse?
Javeh Dias - Araranguá - SC
Site: http://www.javehdias.com | Instagram: JavehDias | FB: JavehDias
Tudo está a 1 click.
Fuji 2x X-T4 + X-T5 Com Lentes 13mm 1.4 + 17-70mm 2.8 + 75mm 1.2 + 23mm 1.4


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2014, 12:19:22
Eu criei uma série de três vídeos para explicar a parte bruta do timelapse usando até um compacta. Ensino a instalar o CHDK e o Magic Lantern e no fim a criar o efeito em si usando 3 softwares, o premiere, vegas e LR. Acho que pode ajudar. Abraço!

https://www.youtube.com/watch?v=wVCwZiWWnyY&list=UUah6qu-6CgRZ6qN6nzmjU5g


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2014, 14:37:01
Eu criei uma série de três vídeos para explicar a parte bruta do timelapse usando até um compacta. Ensino a instalar o CHDK e o Magic Lantern e no fim a criar o efeito em si usando 3 softwares, o premiere, vegas e LR. Acho que pode ajudar. Abraço!

https://www.youtube.com/watch?v=wVCwZiWWnyY&list=UUah6qu-6CgRZ6qN6nzmjU5g

Falando em software, o Fusion da BlackMagic tá de graça hoje. Não sei até quando fica.
https://www.blackmagicdesign.com/products/fusion


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2014, 15:58:33
Falando em software, o Fusion da BlackMagic tá de graça hoje. Não sei até quando fica.
https://www.blackmagicdesign.com/products/fusion

 :ok: mas só tem para windows mesmo?  :(


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2014, 22:48:23
:ok: mas só tem para windows mesmo?  :(

Infelizmente, sim. Windows 8 ainda por cima.


Diogo dos Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 01:51:17
Galera bom dia!!!
Preciso da ajuda de vocês.
Eu tenho uma nikon coolpix p530.
Oque eu queria saber se tem como fazer timelapse com ela?
Eu consigo tira foto com ela a cada 30 segundo menos do que isso não da.
Sera que minha câmera aceita um intervalometro?
Eu só totalmente novato e já deixei essa pergunta ta em varias paginas do face mais nunca ninguém respondeu.
To começando a desanima.
Obrigado a todos pela atencao