Autor Tópico: Por que lentes tem diâmetros diferentes ?  (Lida 11279 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #15 Online: 29 de Abril de 2014, 14:39:20
Você está comparando uma lente EF com uma EF-S.
Lentes EF-S foram feitas para sensor APS-C. Como as bordas das lentes EF não aparecem no sensor APS-C, é como se eles tivessem "retirado" para economizar vidro.
Acontece que a EF-S tem o vidro MAIOR (67 mm contra 52 mm da cinquentinha, considerando o diâmetro do filtro).
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 29 de Abril de 2014, 14:42:53
Sou absolutamente ignorante em projeto de elementos ópticos, mas as lentes que tenho aqui contradizem o que está sendo colocado pelos colegas.

70-300 4-5.6 52 mm
18-135 3.5-5.6 67 mm
40 2.8 filtro 52 mm (mas o elemento frontal é BEM menor)
50 1.8 52 mm

A mim a princípio não salta aos olhos uma relação tão direta entre abertura, DF e tamanho do elemento frontal.
Eh mais ou menos o que eu quis dizer...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 29 de Abril de 2014, 14:51:15
E quanto a essa lente Nikon Nikkor AF-S 200 mm f/2G... Pelo tamanho dela deveria ser f/0.8 ou mais.



kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #18 Online: 29 de Abril de 2014, 14:52:48
Ainda não vejo a relação direta de abertura e DF com diâmetro do elemento frontal, ou mais precisamente, do máximo diâmetro da pupila com o elemento frontal (a não ser, claro, que este deve ser maior que aquela).

Por exemplo, a 50 1.8 tem máximo diâmetro de 50/1.8=25 mm.
A 18-135 3.5-5.6 tem máximo diâmetro em 135 mm de 24 mm.

Duas lentes com diâmetros de abertura similares mas com elementos frontais bem diferentes.

É só colocar em uma fórmula:

DF = Distância Focal
A = Abertura
F = F-Stop

F = DF/A

Pegar a 50mm 1.8 e a 35mm 1.8.

50mm/1.8 = 27mm de abertura
35mm/1.8 = 19mm de abertura

Portanto para uma mesma abertura de lente, o tamanho do BURACO onde a luz entra pode ser menor, para ter a mesma proporção.
Isso é basicamente o tamanho do elemento frontal.

Outro exemplo:

A 18-135 tem 5.6 de abertura em 135 mm. Isso quer dizer (em 135 ela tem abertura 5.6):
135mm / 5.6 = 24 mm

Isso também não significa que o elemento frontal será de 24mm, mas sim que nao deve ser MENOR do que isso. É apenas um parametro. A pergunta básica é porque uma lente 400mm 2.8 vai ser GIGANTE. A resposta está no cálculo:
400mm / 2.8 = 142 mm


As dimensões: Aproximadamente 16.00 x 36.83 cm. Veja que o elemento frontal tem tamanho parecido com os 142mm que encontramos no cálculo.

É isso mesmo, Luciano. Acho que tava faltando alguém explicar essa realação.  :clap:
O f-number nada mais é que a distância focal dividido pela abertura do diafragma. Numa lente 200mm f2.8 a abertura do diafragma é de 71,43mm (já que 200 dividido por 71,43 é igual a 2.8). E quanto maior a abertura do diafragma, maiores serão os elementos ópticos. É meio óbvio, não?
Agora, o tamanho do filtro é questão do fabricante. É meio arbitrário. Depende da construção da lente, do tamanho da "carcaça" da mesma. Mas é óbvio que o filtro não pode ser menor que os elementos ópticos.
Na prática é um pouco mais complicado que isso. Esses nossos cálculos apenas aproximam a ideia da proporção. Uma explicacao mais detalhada tem na wikipedia. http://en.wikipedia.org/wiki/F-number
« Última modificação: 29 de Abril de 2014, 14:54:22 por kodorna »


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #19 Online: 29 de Abril de 2014, 14:55:52
E quanto a essa lente Nikon Nikkor AF-S 200 mm f/2G... Pelo tamanho dela deveria ser f/0.8 ou mais.



Porque???
Pela aproximação o elemento frontal nao pode ser menor do que 10cm:

200mm / 2 = 100mm.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #20 Online: 29 de Abril de 2014, 15:04:16
É só colocar em uma fórmula:

DF = Distância Focal
A = Abertura
F = F-Stop

F = DF/A

Pegar a 50mm 1.8 e a 35mm 1.8.

50mm/1.8 = 27mm de abertura
35mm/1.8 = 19mm de abertura

Portanto para uma mesma abertura de lente, o tamanho do BURACO onde a luz entra pode ser menor, para ter a mesma proporção.
Isso é basicamente o tamanho do elemento frontal.

Outro exemplo:

A 18-135 tem 5.6 de abertura em 135 mm. Isso quer dizer (em 135 ela tem abertura 5.6):
135mm / 5.6 = 24 mm

Isso também não significa que o elemento frontal será de 24mm, mas sim que nao deve ser MENOR do que isso.

Justamente o meu ponto: o tamanho do vidro frontal não está diretamente  relacionado com abertura e DF.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #21 Online: 29 de Abril de 2014, 19:11:24
vcs tão confundindo um pouco as coisas... o diâmetro de abertura do diafragma é que conta, e ele não fica no elemento frontal.. pode ficar perto dele ou bem no fundo da lente (perto da câmera)...

o elemento frontal não segue uma relação tão direta matematicamente, mas é indiretamente afetado pelo diafragma, claro..

tudo vai depender além do diafragma, do caminho que a luz tem que percorrer desde o elemento frontal pra chegar até ele!!!

discutir sobre isso pra querer saber porque "as lentes não tem todas o mesmo diâmetro de filtro" é a coisa mais sem sentido que eu já vi por aqui nos últimos tempos..

Seria como discutir por exemplo porque uma lente 50mm de uma marca tem 5cm de comprimento e de uma 50mm com mesma abertura de outra marca tem 10cm... não tem lógica essa discussão!
« Última modificação: 29 de Abril de 2014, 19:11:42 por Luciano.Queiroz »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 30 de Abril de 2014, 03:12:24
[...]

o elemento frontal não segue uma relação tão direta matematicamente, mas é indiretamente afetado pelo diafragma, claro..

[...]

discutir sobre isso pra querer saber porque "as lentes não tem todas o mesmo diâmetro de filtro" é a coisa mais sem sentido que eu já vi por aqui nos últimos tempos..

Seria como discutir por exemplo porque uma lente 50mm de uma marca tem 5cm de comprimento e de uma 50mm com mesma abertura de outra marca tem 10cm... não tem lógica essa discussão!

Eu tambem acho esses papos de curiosidade sem funcionalidade perca de tempo.

As lentes miudas da Laica, se seguisse a logica que estao apresentando aqui, nao teriam grandes aberturas de diafragma.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 30 de Abril de 2014, 08:10:06
Eu tambem acho esses papos de curiosidade sem funcionalidade perca de tempo.

As lentes miudas da Laica, se seguisse a logica que estao apresentando aqui, nao teriam grandes aberturas de diafragma.

Acho que ninguém é obrigado a participar de discussões que ache infundadas ou irrelevantes.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #24 Online: 30 de Abril de 2014, 08:34:22
vcs tão confundindo um pouco as coisas... o diâmetro de abertura do diafragma é que conta, e ele não fica no elemento frontal.. pode ficar perto dele ou bem no fundo da lente (perto da câmera)...

o elemento frontal não segue uma relação tão direta matematicamente, mas é indiretamente afetado pelo diafragma, claro..

tudo vai depender além do diafragma, do caminho que a luz tem que percorrer desde o elemento frontal pra chegar até ele!!!

discutir sobre isso pra querer saber porque "as lentes não tem todas o mesmo diâmetro de filtro" é a coisa mais sem sentido que eu já vi por aqui nos últimos tempos..

Seria como discutir por exemplo porque uma lente 50mm de uma marca tem 5cm de comprimento e de uma 50mm com mesma abertura de outra marca tem 10cm... não tem lógica essa discussão!

Tentar entender como as coisas funcionam faz todo sentido. Ainda mais se é alguma ferramenta que usamos diariamente. Entender ótica, física, caminho da luz dentro da câmera... nada disso faz ninguém fotografar melhor, mas acrescenta ao conhecimento pessoal, para mim é algo importante..

Gostaria muito de saber por que lentes de características similares têm construções bem diferentes, quais as escolhas dos projetistas que levaram a cada solução, etc.

Também tenho curiosidade de saber por que é que o diafragma mais fechado impede a passagem de uma certa quantidade de luz sem impedir o caminho dos raios de luz, o que causaria uma vinheta enorme.

Enfim, curiosidades de engenheiro...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #25 Online: 30 de Abril de 2014, 10:02:24
ola
so para ilustrar: minha nikon 400mm, f 3,5, mecanica usa filtro 122mm

abraço
marques
olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 30 de Abril de 2014, 14:28:32
Acho que ninguém é obrigado a participar de discussões que ache infundadas ou irrelevantes.
Obviamente.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #27 Online: 30 de Abril de 2014, 15:39:08
Embora não seja realmente algo de suma importância, tbm tenho curiosidade no assunto.

Sou miuto leigo no tema comentado e pra expor ainda mais minha ignorância acrescento mais uma pergunta ao tópico ( perdoem minha falta de conhecimento ):

Prq o valor f altera-se de uma milimetragem para outra reduzindo a "abertura" ? Ex.: em 18mm o f é 3.5 mas alterando para 55mm o f passa a ser 5.6

Diminuiu a abertura ( leia-se orifício ) ou simplesmente é prq a quantidade de luz que passa pela lente é menor?
Ou mais especificamente: a luz passa pelo mesmo orifício ( em diâmetro ) mas percorre um espaço maior até o sensor?

Não sei se me fiz entender... :ponder:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #28 Online: 30 de Abril de 2014, 16:26:09
 :ponder:
Acompanhando...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #29 Online: 30 de Abril de 2014, 17:18:03
Embora não seja realmente algo de suma importância, tbm tenho curiosidade no assunto.

Sou miuto leigo no tema comentado e pra expor ainda mais minha ignorância acrescento mais uma pergunta ao tópico ( perdoem minha falta de conhecimento ):

Prq o valor f altera-se de uma milimetragem para outra reduzindo a "abertura" ? Ex.: em 18mm o f é 3.5 mas alterando para 55mm o f passa a ser 5.6

Diminuiu a abertura ( leia-se orifício ) ou simplesmente é prq a quantidade de luz que passa pela lente é menor?
Ou mais especificamente: a luz passa pelo mesmo orifício ( em diâmetro ) mas percorre um espaço maior até o sensor?

Não sei se me fiz entender... :ponder:

O número f é a razão entre a distância focal e o diâmetro do orifício. Para um mesmo orifício, quanto maior a distância focal, maior o número f (menor a abertura).
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube