Autor Tópico: Sentimento da Fotografia  (Lida 1530 vezes)

sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Online: 30 de Abril de 2014, 12:14:40
Caros colegas, venho a compartilhar um video com voces de uma banda que gosto muito, esse video conta uma historia triste  :( :( !
Mas que revela uma situação a se pensar na fotografia.

https://www.youtube.com/watch?v=eyn9kmuIwqA

Tenho em meus miolos de pensamentos que a fotografia hoje é aprendida e realizada a base de técnicas mecânicas, (claro precisamos entender o que nós estamos usando nas mãos) mas e a historia do registro fotográfico? onde ela entra? ela não tem mais prioridade? e o sentimento pelo momento registrado!?  (sinto-me triste por isso),

Temos grandes inspirações para a arte fotografica que nem ser quer  tinham livros ,manuais tecnicos, unica coisa que ressalvo (me corrijam se eu estiver enganado) seriam telas de pinturas de grande artistas, para suas inspirações, estudos e como entenderem a LUZ.

Hoje "nós" mais nos preocupamos mais em Equipo,tecnica, estudos, status... do que o nosso Amor pelo que nós gostamos de fazer que é a fotografia.

É muito facil fazer fotografia hoje, temos todos os recursos disponíveis para faze-la, (tecnologia) mas o que realmente nem todos podem e consegue fazer é contar uma Historia nela.

Isto é! Independentemente ser for profissional ou hobby!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2014, 04:58:15
Caros colegas, venho a compartilhar um video com voces de uma banda que gosto muito, esse video conta uma historia triste  :( :( !
Mas que revela uma situação a se pensar na fotografia.

https://www.youtube.com/watch?v=eyn9kmuIwqA

Tenho em meus miolos de pensamentos que a fotografia hoje é aprendida e realizada a base de técnicas mecânicas, (claro precisamos entender o que nós estamos usando nas mãos) mas e a historia do registro fotográfico? onde ela entra? ela não tem mais prioridade? e o sentimento pelo momento registrado!?  (sinto-me triste por isso),

Temos grandes inspirações para a arte fotografica que nem ser quer  tinham livros ,manuais tecnicos, unica coisa que ressalvo (me corrijam se eu estiver enganado) seriam telas de pinturas de grande artistas, para suas inspirações, estudos e como entenderem a LUZ.

Hoje "nós" mais nos preocupamos mais em Equipo,tecnica, estudos, status... do que o nosso Amor pelo que nós gostamos de fazer que é a fotografia.

É muito facil fazer fotografia hoje, temos todos os recursos disponíveis para faze-la, (tecnologia) mas o que realmente nem todos podem e consegue fazer é contar uma Historia nela.

Isto é! Independentemente ser for profissional ou hobby!

Qualquer um que leva a fotografia como forma de expressao artistica busca um conceito, narrativa, momento, inspiracao, etc em seus trabalhos.

Generalizando, os que estao mais focados em equipamentos sao pessoas que tem a fotografia como passa tempo, distracao, atividade nas horas livres, para relaxar e focar a cabeca em algo fora da rotina da familia e trabalho.

Com frequencia, a galera interessada em assuntos de tecnologia em geral se interessa pelo aspecto tecnologico da fotografia digital, por exemplo e a foto eh um passa tempo.

E com frequencia, profissionais caem na rotina e por nescessidade acabam se focando mais nos aspecto do negocio (conquistar cliente, vendas, impostos, manter as financas saudavel, produzir o standard do mercado ou o que vende, etc) e acaba fotografando de maneira mais robotica ou padraozao.

O que defere de hoje e antigamente eh que antigamente fotografia era um hobby ou segundo trabalho de quem era ou tinha formacao artistica. Ou tinha aplicacoes muito expecificas. E com o tempo a fotografia foi se universalizando, primeiro ficando popular para amadores fotografarem suas familias em dias especiais. Depois ficou popular nas maos das pessoas em suas fotos de ferias, e hoje esta popular para fazer foto do prato de comida do celular e postar no facebook. Essas nao estao preocupados em criacao, storytelling, etc. Nem com o registro propriamente dito, mas apenas em mostrar algo virtualmente e depois disso acabou.

E nao podemos esperar que todo o uso e motivacao para se tirar foto tenha inspiracao ou criacao artistica. Da mesma forma que nao da para esperar com que todo meio de comunicacao hoje transmita educacao, cultura e conhecimento em um mundo onde as pessoas so querem dar risada a toa e fugir da realidade.

Mas vc, eu e quem quiser, esta livre para fazer o uso que bem entender.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2014, 07:44:56
O Marcio há posto muito bem e claro as coisas.
E o melhor de tudo, respeitando as diferentes opções de cada qual.
Alguns que nem chega a ser opção, mas obrigação.

Eu vejo aqui muitos no forum a fotografar com arte e pela arte.
Portanto, para mim, essa opção está aqui bem representada.
Como não podia ser de outro modo, dado o alargamento do sitio.

É verdade que o consumo é avassalador...  como eram as guerras outrora...  sei lá... se calhar, é uma comparação exagerada.

Mas continua a haver nichos para gente que quer outras coisas.
E entra noutras opções.

Entendo esse sentimento sulleiman
Talvez haja uma tendencia a reduzir-se isso das opçoes possiveis...
Mas, por agora, há...

« Última modificação: 01 de Maio de 2014, 07:47:12 por i9forex »
A. Fernandes


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2014, 08:28:21
Qualquer um que leva a fotografia como forma de expressao artistica busca um conceito, narrativa, momento, inspiracao, etc em seus trabalhos.

Generalizando, os que estao mais focados em equipamentos sao pessoas que tem a fotografia como passa tempo, distracao, atividade nas horas livres, para relaxar e focar a cabeca em algo fora da rotina da familia e trabalho.

Com frequencia, a galera interessada em assuntos de tecnologia em geral se interessa pelo aspecto tecnologico da fotografia digital, por exemplo e a foto eh um passa tempo.

E com frequencia, profissionais caem na rotina e por nescessidade acabam se focando mais nos aspecto do negocio (conquistar cliente, vendas, impostos, manter as financas saudavel, produzir o standard do mercado ou o que vende, etc) e acaba fotografando de maneira mais robotica ou padraozao.

O que defere de hoje e antigamente eh que antigamente fotografia era um hobby ou segundo trabalho de quem era ou tinha formacao artistica. Ou tinha aplicacoes muito expecificas. E com o tempo a fotografia foi se universalizando, primeiro ficando popular para amadores fotografarem suas familias em dias especiais. Depois ficou popular nas maos das pessoas em suas fotos de ferias, e hoje esta popular para fazer foto do prato de comida do celular e postar no facebook. Essas nao estao preocupados em criacao, storytelling, etc. Nem com o registro propriamente dito, mas apenas em mostrar algo virtualmente e depois disso acabou.

E nao podemos esperar que todo o uso e motivacao para se tirar foto tenha inspiracao ou criacao artistica. Da mesma forma que nao da para esperar com que todo meio de comunicacao hoje transmita educacao, cultura e conhecimento em um mundo onde as pessoas so querem dar risada a toa e fugir da realidade.

Mas vc, eu e quem quiser, esta livre para fazer o uso que bem entender.

O Marcio há posto muito bem e claro as coisas.
E o melhor de tudo, respeitando as diferentes opções de cada qual.
Alguns que nem chega a ser opção, mas obrigação.

Eu vejo aqui muitos no forum a fotografar com arte e pela arte.
Portanto, para mim, essa opção está aqui bem representada.
Como não podia ser de outro modo, dado o alargamento do sitio.

É verdade que o consumo é avassalador...  como eram as guerras outrora...  sei lá... se calhar, é uma comparação exagerada.

Mas continua a haver nichos para gente que quer outras coisas.
E entra noutras opções.

Entendo esse sentimento sulleiman
Talvez haja uma tendencia a reduzir-se isso das opçoes possiveis...
Mas, por agora, há...

É isso mesmo pessoal, creio que a maior preocupação, seja como ficará as coisas daqui um certo tempo, não querendo dizer que a ''fotografia'' morreu, mas sim que não esteja perdida no tempo, existem hoje varias opções para seu uso mas que todas esteja presentes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2014, 12:44:17
Exiate o fator da linguagem da midia (algo que ja comentei algumas vezes no forum, entao desculpe me por ser repetitivo).

O mundo esta cada vez mais domunado pelas tecnologias digitais. Essa dominacao influencia a linguagem da midia na educacao e conciencia das pessoas. E ela faz isso da maneira como ela trabalha/funciona. Nao a difital exclusivamente, mas toda e qualquer tecnologia e suas ferramentas tem a sua linguagem, raciocinio e entao influencia na maneira das pessoas enxergarem os trabalhos feitos com elas.

Um exemplo rapido, eh a maneira como textos em jornais e discursos politicos ficaram cade vez mais curtos e rasos depois da invencao do telegrafo, que influenciou as pessoas abordarem e consumirem mais e mais informacao que chegava mais rapido. E com o desenvolvimento da TV e radio as informacoes foram ficando mais curtas e razas. Hoje com a internet esta cada vez mais dificil ver uma reportagem analitica. A grande maioria das informacao sao meramente factuais. Afinal, se vc perder muito tempo em um assunto vc fica desinformado nos demais que chegam.

Entao, pela velocidade que o digital transmite e produz, as pessoas estao se acostumando cada vez mais a pensarem no que esta para vir, qual eh a proxima. E o que passou passou. Depois que todos ja viram acabou. Ate mesmo pq a maioria dos fotografos amadores e hobistas tiram fotos para as midias sociais. Pouquissimos imprimem algo para guardar. No maximo guardam uma pasta de fotos no HD quando fazem.

Eu mesmo mal tomo conta das minhas fotos digitais. Da mais trabalho, eu tenho que ficar fazendo backup e guardar em diferentes discos pq a vida util dos discos e dos proprios arquivos digitais nao eh la grande coisa. E quando se tem muita foto digital passa a ser um problema, precisa de discos com mais memorias, ou dividir em diferentes discos e fazer backup de todos a cada 3 ou 5 anos. E foto digital se multiplica que nem praga.

Muito diferente das midias tradicionais. Os meus filmes depois de revelados estao la guardados por decadas sem dar mais trabalho nehum. E ao ter o material fisico na mao vc se sente mais curioso e empenhado em imprimir e apreciar. O que ja entra em outro ponto que eh a relacao que temos com telas e com as midias tradicionais. Sendo que a linguagem da tela, com seu brilho, possibilidade de ver muitas coisas ao mesmo tempo e o stress visual que os monitores criam incita a dinamicidade, movimento, ver as coisas de maineira mais rapida e partir para a proxima.

A relacao da midia fisica (seja o filme nao revelado ou a foto impressa) eh completamente outra, se tratando mais sobre o estatico e o silencioso, apesar da linguagem dinamica das telas influenciarem na publicidade que se faz proveito do stress e anciedade que causa as pessoas mesmo nas midias impressas (revistas e outdoores), o que tambem acaba influenciando muitas pessoas que passam a nao mais perceberem a diferenca e fazendo uma mistura sem perceberem.


amurim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2014, 16:03:04
Caros colegas, venho a compartilhar um video com voces de uma banda que gosto muito, esse video conta uma historia triste  :( :( !
Mas que revela uma situação a se pensar na fotografia.

https://www.youtube.com/watch?v=eyn9kmuIwqA

Tenho em meus miolos de pensamentos que a fotografia hoje é aprendida e realizada a base de técnicas mecânicas, (claro precisamos entender o que nós estamos usando nas mãos) mas e a historia do registro fotográfico? onde ela entra? ela não tem mais prioridade? e o sentimento pelo momento registrado!?  (sinto-me triste por isso),

Temos grandes inspirações para a arte fotografica que nem ser quer  tinham livros ,manuais tecnicos, unica coisa que ressalvo (me corrijam se eu estiver enganado) seriam telas de pinturas de grande artistas, para suas inspirações, estudos e como entenderem a LUZ.

Hoje "nós" mais nos preocupamos mais em Equipo,tecnica, estudos, status... do que o nosso Amor pelo que nós gostamos de fazer que é a fotografia.

É muito facil fazer fotografia hoje, temos todos os recursos disponíveis para faze-la, (tecnologia) mas o que realmente nem todos podem e consegue fazer é contar uma Historia nela.

Isto é! Independentemente ser for profissional ou hobby!

Não sei se você viu aquele filme a Vida Secreta de Walter Mitty, mas tem uma parte que acho que é isso que você está se referindo: Há um fotógrafo famoso e que num dado momento ele está no Himalaia aguardando fotografar um leopardo da montanha que ninguém conseguiu tirar foto, de repente o animal aparece e ele pode fotografar, mas não o faz. Então o Walter Mitty pergunta porque não fotografou, ele responde nem sempre fotografo, tem horas que curto o momento, e não fotografa, apenas aprecia o momento de ver o animal em seu estado natural.

Então , creio seja isso que você se refere o sentimento por trás do registro. É algo muito interessante e tenho isso em mente quando vejo uma foto, o que o fotógrafo pensou ou quer transmitir com aquela imagem.

abs
Minhas Fotos no Flickr: