Autor Tópico: MEI quem usa opiniao? Qual melhor banco? (ja li os outros topicos, viu) :)  (Lida 27749 vezes)

Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 02 de Maio de 2014, 10:31:36
Apenas dei a opinião pautada numa visão jurídica. Em que pesem todos os fatores que o pessoal postou (custos, necessidade de sócio etc.), é o mais seguro para o empreendedor, pois a responsabilidade fica limitada ao capital social. Numa MEI respondem todos os bens da pessoa.

Caso venha a sofrer um processo - digamos que atenda um evento e ocorra algum problema e o cliente ingressar com ação de dano, TODOS os seus bens respondem; na Ltda., respondem apenas os bens da empresa se houverem.

É verdade isso, mas quem trabalha sozinho não tem como fugir da responsabilidade civil não.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #16 Online: 02 de Maio de 2014, 10:51:44
É verdade isso, mas quem trabalha sozinho não tem como fugir da responsabilidade civil não.


Não esquenta.... se o acusador achar alguma falha na sua contabilidade (hoje vc pode estar regular, amanhã tem um lei nova e vc acorda irregular) dando espaço para alegar ganho ilícito e seus bens ficam disponíveis.. uma beleza, mesmo sendo uma LTDA.

Off topic: quando estouraram a máfia dos fiscais ISS aqui em sampa ouvi muito jornalista falando sobre a outra parte envolvida, o empresário. Num passado não muito distante fiquei mais de um mes sem aparecer na minha empresa (quando tinha uma ME) pq os fiscais queriam uma colaboração para revista interna deles. Meu contador na época tava "stressadaço" de tanto entregar documento e os fiscais só arrumando pelo em ovo, foi um inferno >:D

« Última modificação: 02 de Maio de 2014, 10:54:22 por spositom »


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 02 de Maio de 2014, 10:58:23

Não esquenta.... se o acusador achar alguma falha na sua contabilidade (hoje vc pode estar, amanhã tem um lei nova e vc acorda irregular) ele pode alegar que vc teve ganho ilícito e seus bens ficam disponíveis.. uma beleza, mesmo sendo uma LTDA.



Pois é... tem isso ainda.
Na verdade nunca estamos totalmente livre de responder algum processo e perder alguma coisa. É o risco que se corre por ser dono do negócio.


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #18 Online: 02 de Maio de 2014, 11:29:37
Apenas dei a opinião pautada numa visão jurídica. Em que pesem todos os fatores que o pessoal postou (custos, necessidade de sócio etc.), é o mais seguro para o empreendedor, pois a responsabilidade fica limitada ao capital social. Numa MEI respondem todos os bens da pessoa.

Caso venha a sofrer um processo - digamos que atenda um evento e ocorra algum problema e o cliente ingressar com ação de dano, TODOS os seus bens respondem; na Ltda., respondem apenas os bens da empresa se houverem.

Oi Lel, nao esquenta, muito bom vc dar sua opiniao, eu realmente agradeço, infelizmente eu nao tenho socio no momento e como acabo de voltar ao Brasil, nem tenho muita certeza de quanto tempo ficarei, por isso para mim abrir empresa realmente nao vale a pena. Mas valeu a dica, isso da responsabilidade social foi importante saber. É sempre muito valido ter diversas opinioes.
Obrigada mesmo  :ok:  :)


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #19 Online: 02 de Maio de 2014, 11:30:12
Marcio, tu usas o MEI, ne? que tipo de fotografia tu faz? eh evento?


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 02 de Maio de 2014, 11:58:29
Pois é... tem isso ainda.
Na verdade nunca estamos totalmente livre de responder algum processo e perder alguma coisa. É o risco que se corre por ser dono do negócio.

Sobre a responsabilidade social... ACHO que a única coisa que pobres mortais conseguem de fato livrar é UM único imóvel SE for declarado em cartório como "bem de família".
Mas quem pode dizer isso ao certo são os advogados de plantão.
Abs.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 02 de Maio de 2014, 12:31:46
Sobre a responsabilidade social... ACHO que a única coisa que pobres mortais conseguem de fato livrar é UM único imóvel SE for declarado em cartório como "bem de família".
Mas quem pode dizer isso ao certo são os advogados de plantão.
Abs.

Exatamente, somente o bem de família pode ser impenhorável, não sendo obrigatório o registro em cartório (pode se provar durante o processo). Mas se for execução trabalhista, nada escapa
« Última modificação: 02 de Maio de 2014, 12:32:52 por angelitaaalves »


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 02 de Maio de 2014, 13:16:58
...Mas se for execução trabalhista, nada escapa

 :eek: :eek: :eek:


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #23 Online: 02 de Maio de 2014, 14:17:02
Exatamente, somente o bem de família pode ser impenhorável, não sendo obrigatório o registro em cartório (pode se provar durante o processo). Mas se for execução trabalhista, nada escapa

Não é bem assim. É necessária a desconsideração da pessoa jurídica para alcançar os bens das pessas físicas que detenham cotas de capital da empresa. Em que pese a Justiça do Trabalho ser mais célere neste ponto, não é algo automático.
Caso a empresa seja gerida de forma correta, não vejo como seria possível tal desconsideração, ainda mais de forma automática.

A responsabilidade limitada ainda é a melhor maineira de proteger o patrimônio pessoal na atividade empresária.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 02 de Maio de 2014, 14:35:31
Não é bem assim. É necessária a desconsideração da pessoa jurídica para alcançar os bens das pessas físicas que detenham cotas de capital da empresa. Em que pese a Justiça do Trabalho ser mais célere neste ponto, não é algo automático.
Caso a empresa seja gerida de forma correta, não vejo como seria possível tal desconsideração, ainda mais de forma automática.

A responsabilidade limitada ainda é a melhor maineira de proteger o patrimônio pessoal na atividade empresária.

Estamos falando de empresário individual, autônomo...

Em caso de LTDA sim, tem que haver desconsideração da pessoa jurídica primeiro.  Mas é muito difícil existir uma LTDA de fotógrafos... eu não conheço nenhuma. Até porque as pessoas não procuram uma empresa quando querem contratar, mas sim o trabalho de um profissional específico.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 02 de Maio de 2014, 17:26:15
Quando eu fiz o meu, eu não tinha estudio, e atendia na casa dos clientes. Aí coloquei como "atendimento porta  a porta, ou domicílio", (não lembro), aí não tem problema.
Boa essa dica. :clap:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #26 Online: 02 de Maio de 2014, 18:14:35
carolina eu tenho um MEI e te digo compensa muito.
quanto a sua duvida sobre qual banco.
Banco do brasil, caixa economica ou banco da amazõnia.
porque esses são os três bancos que abrem o financiamento
para o micro empreendedor com apenas taxa de 4% ao ano.
quanto ao valor ele financia de 5.000 a 15.000 para o MEI
para isso você tem que ter pelo menos 6 meses de registro
estar em dia com sua taxa da empresa que no caso a minha é de
42,00 mensais. E mais a carência de tempo de conta bancária
aberta em pessoa juridica é claro.
é isso  :ok:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 02 de Maio de 2014, 19:15:34
carolina eu tenho um MEI e te digo compensa muito.
quanto a sua duvida sobre qual banco.
Banco do brasil, caixa economica ou banco da amazõnia.
porque esses são os três bancos que abrem o financiamento
para o micro empreendedor com apenas taxa de 4% ao ano.
quanto ao valor ele financia de 5.000 a 15.000 para o MEI
para isso você tem que ter pelo menos 6 meses de registro
estar em dia com sua taxa da empresa que no caso a minha é de
42,00 mensais. E mais a carência de tempo de conta bancária
aberta em pessoa juridica é claro.
é isso  :ok:
Cara,

Na teoria pode ser, mas duvido um MEI conseguir mais que R$ 5.000,00 de empréstimo. Conversa com seu Gerente e tente simular quanto você conseguiria.
Se eu estiver falando besteira, peço desculpas.  ;)
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #28 Online: 02 de Maio de 2014, 20:08:13
carolina eu tenho um MEI e te digo compensa muito.
quanto a sua duvida sobre qual banco.
Banco do brasil, caixa economica ou banco da amazõnia.
porque esses são os três bancos que abrem o financiamento
para o micro empreendedor com apenas taxa de 4% ao ano.
quanto ao valor ele financia de 5.000 a 15.000 para o MEI
para isso você tem que ter pelo menos 6 meses de registro
estar em dia com sua taxa da empresa que no caso a minha é de
42,00 mensais. E mais a carência de tempo de conta bancária
aberta em pessoa juridica é claro.
é isso  :ok:
Brigada.  :)  :ok:


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 02 de Maio de 2014, 21:33:28
Os melhores bancos conta PJ são Itaú e Bradesco, porém não são os mais baratos.
Lentes Antigas + Sony E-Mount