Autor Tópico: MEI quem usa opiniao? Qual melhor banco? (ja li os outros topicos, viu) :)  (Lida 27714 vezes)

Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Oi pessoal,
Entao, estou voltando ao Brasil e quero me formalizar, pois preciso de nota fiscal para PJ.
Passei o dia inteiro ontem lendo vendo palestra do SEBRAE, ligando p receita e tudo mais para aprender o que fazer.

Parece que um pessoal daqui ja usa o MEI. Parece melhor que se registrar autonomo, ne? Eu sei que autonomo nao pode fazer nota fiscal, mas fiquei um pouco preocupada com a aposentadoria de salario minimo obrigatoria, o que vcs acham?

Quem fez o MEI, foi bem simples, so na internet mesmo para fazer a NFe ou teve que ir a prefeitura fazer algo?


Bom, acho que vou fazer, parece bem bom mesmo no final e vcs fizeram conta PJ? em qual banco e pq?

Abcs e tudo bom p todos!!


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Fiz MEI ano passado pois comecei a fazer alguns trabalhos para PJ e eu precisava emitir NF-e.
Você deve ir ao SEBRAE para pegar a cartilha e fazer o cadastro. Depois precisará ir à prefeitura realizar o registro e assinar alguns documentos. A empresa levará o seu nome, mas você escolhe um nome fantasia. Se não me engano, os ganhos não podem passar de 60 mil ao ano. Mas tudo isso será explicado quando você for ao SEBRAE. Aqui fui muito bem atendido, recebi até assistência de como administrar sua micro empresa (cobrança, lucros, investimentos, reserva financeira etc). Acho que todo esse processo durou uns dois meses. A ventagem é que os impostos são mínimos na emissão da NF-e.
Depois, já com todos os documentos e com o cnpj, fui ao banco abrir uma conta. Fiz no Banco do Brasil.

 :ok:


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Oi Padilhim, obrigada por responder.
Vc demorou quanto tempo p fazer a NF-e depois de registrar o MEI, pelo que eu entendi ja da para fazer na hora? Eu vou registrar meu MEi pela internet mesmo, o que o site recomenda.  :)


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Depois de dar entrada no MEI através do portal ou no SEBRAE (no meu caso fui diretamente no SEBRAE), fui na prefeitura dar entrada no documento chamado "consulta prévia". Alguns documentos são solicitados lá: RG, CPF, IPTU e comprovante de residência. No meu caso, não estabeleci um local de trabalho, já que não tenho estúdio. Caso você estabeleça um local de funcionamento, haverá inspeção da vigilância sanitária. Quando este documento foi deferido na prefeitura, voltei ao SEBRAE e apresentei tal documento. Depois voltei à prefeitura para dar entrada no alvará de funcionamento e na nota fiscal. Só depois de liberado isso é que consegui emitir a NF-e. Demorou uns 2 meses tudo isso. 


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Nossa, obrigada novamente Padilhadim, entao nao eh tao simples o negocio.

Bom, obrigada pelas informacoes, vou ver se ligo para um dos contadores registrados aqui em POA, eu tentei atendimento do SEBRAE e eles ficaram de me ligar de volta pq estavam todos ocupados. Eu precisava emitir uma nota antes de 2 meses...: ( mas antes tarde do que nunca ja diziam, ne?

To fazendo o curso do SEBRAE agora na internet...

Tudo de bom e agradeco muito a paciencia. Abcs

Se alguem mais quiser dar umas dicas ai tb, principalmente de qual banco escolheram e pq? E se demorou tanto a nota tb, pq eu sei que varia de prefeitura, eu estou em poa.


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
mais alguém?


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Acredito que já tenha entrado no site do microempreendedor.  Não sou MEI, mas pelo que li você faz tudo pela internet mesmo e na hora você tem um CNPJ e recebe um alvará provisório. Bem simples. Você paga um imposto mensal de aproximadamente R$ 50,00 (tem o valor exato  no site).
Acho que nem precisa ir no SEBRAE.
Os melhores bancos são o BB e a CEF.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
mais alguém?

É tranquilo

Como os colegas falaram, faz tudo pela internet. Embora seja permitido abrir a empresa dentro de casa vc está sujeito a todas as leis vigentes, se morar numa área com restrições comerciais por exemplo vai estar ilegal.

Abra uma conta no BB, custa R$5/mes para MEI

Pra NF tem que se cadastrar na prefeitura e ai com todo imbróglio (ou não) como qualquer empresa

Eu aconselho a abrir

Abs

Marcio


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Olha, eu não aconselho MEI. O melhor seria abrir a microempresa no regime normal (Ltda.) por conta da responsabilidade civil.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Olha, eu não aconselho MEI. O melhor seria abrir a microempresa no regime normal (Ltda.) por conta da responsabilidade civil.
Cara,

A grande vantagem do MEI é a facilidade de abertura e o imposto simplificado e reduzido. Para quem fatura até R$ 60.000,00 por ano é a melhor opção. Me corrija se estiver enganado.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2014, 09:08:56
Olha, eu não aconselho MEI. O melhor seria abrir a microempresa no regime normal (Ltda.) por conta da responsabilidade civil.

Até onde sei a microempresa Ltda é um saco pra fechar depois, tenho a minha aberta e desativada (ñ como fotografo) pra fechar de uma vez uma empresa Ltda pode demorar mais de 1 ano, e o custo varia de 1500 para cima. Para deixar a empresa desativada meu contador cobra 250 a acada 6 meses, outros contadores cobram 50 reais por mês. Sem contar que mesmo desativada é preciso discrimina-la na declaração pessoa fisica, em "Bens e Direitos", outra problema da Ltda é que precisa de um sócio... se esse sócio for pego na malha fina, com ctz ele vai te culpar só porque ele tb precisou declarar que tem empresa. Parece também que empresa Ltda é obrigado a ter contador, o sócio não pode ser seu próprio contador.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2014, 09:41:58
Olha, eu não aconselho MEI. O melhor seria abrir a microempresa no regime normal (Ltda.) por conta da responsabilidade civil.

Porque responsabilidade civil?

Eu tenho o MEI, pra poder ter as notas fiscais.
Aqui em Mga é mole pra ter nota fiscal. Se não quiser ter toda aquela enrolação de mandar fazer um bloco, pode-se fazer nota avulsa eletronica, na prefeitura. Até 6 mil não há cobrança de impostos.

Eu fiz pela internet mesmo, foi rapidão.

Embora seja permitido abrir a empresa dentro de casa vc está sujeito a todas as leis vigentes, se morar numa área com restrições comerciais por exemplo vai estar ilegal.

Depende. Na hora do cadastro vc tem os campos de tipo de trabalho, etc... Se vc colocar o endereço da sua casa, como se atendesse lá, aí tem aquelas leis de acessibilidade, etc...
Quando eu fiz o meu, eu não tinha estudio, e atendia na casa dos clientes. Aí coloquei como "atendimento porta  a porta, ou domicílio", (não lembro), aí não tem problema.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2014, 09:49:14
Olha, eu não aconselho MEI. O melhor seria abrir a microempresa no regime normal (Ltda.) por conta da responsabilidade civil.

Pra abrir uma sociedade limitada, tem que ter mais de uma pessoa. Não existe LTDA de uma pessoa só. Já tive uma sociedade (não como fotógrafa) e digo, tem que ganhar muito pra valer a pena. O governo come pelo menos 30% de tudo que entra. É muito imposto pra pagar, sem falar nas obrigações acessórias. E se a pessoa não tiver noção de contabilidade, ainda tem que contratar contabilista pra fazer...
Pra quem tá começando, MEI é a melhor alternativa.


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2014, 10:07:10
Oi Pessoa!  :) Obrigada pelas dicas, ja me ajudaram um bocado com algumas das minhas ultimas duvidas.

Tem alguem ai que faca reportagem e use? agora essa foi minha ultima duvida, pq jornalismo nao esta la, mas pelo que eu tenho procurada, e tem pouco nessa area, acho q da, vou ver se me atendem dessa vez la no SEBRAE e se souber posto p futura pesquisa.
Abcs

Ah, empresa nem pensar nesse momento. Ou esse MEI ou vou ter que encarar o autonomo, o que nao parece vantagem....

Mike, obrigada pelas dicas especificas da parte de local de trabalho e MUITO obrigada a todos pelas dicas, vale muito p mim de quem realmente tem em vez de so ler a teoria. ;)


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2014, 10:25:35
Apenas dei a opinião pautada numa visão jurídica. Em que pesem todos os fatores que o pessoal postou (custos, necessidade de sócio etc.), é o mais seguro para o empreendedor, pois a responsabilidade fica limitada ao capital social. Numa MEI respondem todos os bens da pessoa.

Caso venha a sofrer um processo - digamos que atenda um evento e ocorra algum problema e o cliente ingressar com ação de dano, TODOS os seus bens respondem; na Ltda., respondem apenas os bens da empresa se houverem.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40