Autor Tópico: Vender as fotos em Todo o Mundo  (Lida 10128 vezes)

i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Online: 01 de Maio de 2014, 16:32:25
Depois de fazer um projecto com fotografos moçambicanos que me deu a ocasião de ver as possibilidades de venda do zenfolio, pensei...
Porque não com os do MF onda há tantos e tão bons?
E é isso, não pensava que fosse tão cedo... mas uma oferta de desconto de 40% foi tentadora.

O projecto é este:
-Um site de GALERIAS dos fotografos que adiram ao projecto Photo-Mundo. 
-CUSTO ZERO até Maio de 2015 e SEM COMPROMISSOS de nenhum tipo.
-Espaço Ilimitado
-Organização financeira e de segurança pelo ZENFOLIO usado por muitos fotografos do mundo ( colocar zenfolio no buscador e ver)

O principio é o comprador ter a possibilidade imediata de escolher, comprar e receber em qualquer lado onde esteja.

Os serviços são muitos. Não posso expor aqui... O melhor é ver...

Deixo aqui uns links:

Ao espaço que seria o desta cooperativa de fotografos e que se chama  photo-mundo.com (*)
Tá verde... Só lá estou eu e só subi umas poucas fotos..


Um texto com algumas explicações mais e ajudas que fiz para o projecto Moçambique.
 
Para aderir:  MP a i9forex aqui  ou no contacto lá em Photo-Mundo

(*) Em termos do zenfolio é http://photomundo.zenfolio.com


NB: Fiz antes uns contactos directos na tentativa de ajuda ao projecto... mas houve poucas respostas.  Provavelmente por falta de tempo.
Espero que nao tenha sido por aquela logica desconfiança... Gratis nao existe.
Certo... Gratis nao existe. O meu ganho está, que sendo um grupo, a troca de experiencias e a multiplicação de divulgação, crie inercia que tb possa aproveitar.
Mas escondido não há nada.
A. Fernandes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2014, 02:32:39
Ha alguns anos atras eu dei uma visitada no Zenfolio e eu nao tinha gostado.

Entre a minha pesquisa, a melhor plataforma foi o da fineartamerica.com. http://fineartamerica.com/
Nesse eh possivel usar gratuitamente vendendo ate 25 imagens sem limites de prazo.
Se quiser pagar custa apenas uns 30 dollares por ano
Vc pode estabelecer o quanto quer receber por cada obra vendida.
Apos efetuar a venda, eles mesmos imprimem e enviam para o cliente segundo normas de qualidade alta.
Eles oferecem varios tipos de impressao, centenas de opcoes de molduras e varios tipos de papeis para o comprador escolher.
Vc tambem ganha comissao quando o comprador compra a sua foto com moldura.
Eles oferecem codigo para que as pessoas possam fazer a compra pelo seu site.
Se vc nao tiver site proprio la vc pode fazer seu site tambem.
Eles oferecem varias ferramentas de divulgacao de suas obras pelas midias sociais.
Entre muitas outras coisas...


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2014, 03:36:48
Ha alguns anos atras eu dei uma visitada no Zenfolio e eu nao tinha gostado.

Entre a minha pesquisa, a melhor plataforma foi o da fineartamerica.com. http://fineartamerica.com/
Nesse eh possivel usar gratuitamente vendendo ate 25 imagens sem limites de prazo.
Se quiser pagar custa apenas uns 30 dollares por ano
Vc pode estabelecer o quanto quer receber por cada obra vendida.
Apos efetuar a venda, eles mesmos imprimem e enviam para o cliente segundo normas de qualidade alta.
Eles oferecem varios tipos de impressao, centenas de opcoes de molduras e varios tipos de papeis para o comprador escolher.
Vc tambem ganha comissao quando o comprador compra a sua foto com moldura.
Eles oferecem codigo para que as pessoas possam fazer a compra pelo seu site.
Se vc nao tiver site proprio la vc pode fazer seu site tambem.
Eles oferecem varias ferramentas de divulgacao de suas obras pelas midias sociais.
Entre muitas outras coisas...

Ola Marcio...
Sim sem duvida que há outras plataformas a oferecer o mesmo ( ou mais quem sabe né)
Mas esta é a que já conheço e portanto aquela aonde já posso tirar proveito e a questão ainda mais importante... A QUE JÁ PAGUEI  :)
Ela faz tudo isso. Ia dizer.. e mais... Mas o provavel é que todas façam o mesmo...

Não estou procurando a melhor... Acredito que hoje uma é melhor e amanha será outra...
O QUE TENHO É UM PROJECTO...

UMA COOPERATIVA DE FOTOGRAFOS...
Porquê?
Porque ter as coisas prontas a vender é fácil... basta usar uma destas plataformas...
Conseguir vender é outra historia... Na verdade... a historia...

E acredito que juntos, isso será mais possivel.
As possibilidades são imensas...

Só vou falar de duas: Uma em Brasil e outra internacional...
Imaginemos que já temos 10 fotografos aqui... portanto com um acervo de fotos bastante variado em temas e como uma alimentação garantida e renovada...

E que um membro em Sao Paula contacta com uma agencia de publicaçoes... Tem algo que oferecer... pode conseguir um bom contracto.  Ou com um grupo de hoteis ... ou ... ou ...

2.º exemplo: voce nao quer estar no getty images... porque são uns ladroes.. vale... eu penso igual... 
Mas temos um socio que sim, expeimenta estar... E funciona...
E de repente a gente vê... que é melhor? Ter as fotos a olhar para nós ou te-las sendo vendidas com regularidade embora so nos toque 20%

São só exemplos...
E so da minha cabeça... imaginemos de dez...

Esse é o projecto... o meio é indiferente. Este do zenfolio tá funcionando bem... Se queiser ver Marcio.. é sem compromisso e zero de custo... ate Maio de 2015... Já paguei.  :)

E muito obrigado por comentar... Esta zona deve ser pouco visitada... Mas acho que é o sitio embora nao tenha a certeza...
« Última modificação: 03 de Maio de 2014, 03:37:51 por i9forex »
A. Fernandes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2014, 04:45:19
Eu ate participaria, mas antes eu gostaria de saber o numero de frequencia de visitas as paginas e de compras. Quais tipos de fotos tem sido mais vendidas, a que preco normalmente as fotos tem sido vendidas. Pq eu ja tentei vender vender fotos em diferentes plataformas e no meu caso, sempre nao valeu a pena, pq o retorno sempre foi muito baixo ou quase nenhum. Mas esse eh o meu caso, pq conheci muitos outros que conseguem uma boa renda vendendo imagens online.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2014, 05:36:50
Ola Marcio
Há cerca de 3 semana encontrei-me com 2 amigos de Moçambique em Lisboa... Com os dois tinhamos fundado uma cooperativa de fotografia... nos anos 80.
Um deles que é director de cine e está em Moçambique, falou-nos da falta de um sitio em moçambique que concentrasse o acervo de fotos pois a necessidade existia.
Daí acordamos um novo projecto que está ja em andamento...

E eu, que sempre temho demaiadas ideias... pensei: Poxa.. no MF está tanta gente fotografando tão bem... e se houvesse lá tb uma cooperativa para juntar forças?
Eu sei um pouco disto da Web. Trabalhei durante uns anos vendendo sites. Por isso organizar isto é facil para mim...
Mas isso é so o começo. A parte menos importante...
A mais importante é que voce tá colocando...

Essa é a que acredito, só poder vir depois de termos algo com substancia... E não falo só de fotos... que isso tb nao é tão dificil...
Falo de gente... uns com ideias... outros com contactos. 
E que todos ganhemos desse cooperação.

Eu para já só posso dizer que em termos de ter tudo para isso, o sitio tem...
E muita coisa ainda desconheço...

Mas posso dizer que cada fotografo pode ter uma politica independente de preços... e mesmo diferentes para cada uma das suas galerias
Claro que há todo o tipo de impressões já previstas e para todo o mundo.  Entregue na casa do comprador.

Há exemplos de licenças para uso em publicaçoes ( p/ download digital)
Tudo ao criterio do fotografo...

Mas como disse, isto é o basico. Aquilo que está feito e o fotografo nao precisa de se preocupar. Só configurar...

Vender o projecto é a conversa seguinte que até se pode concluir inviavel.
Me parece possivel, mas nao gosto de promessas.
Paguei ate Maio do ano que vem. Aproveitei um desconto grande deles.  :)
É o tempo para ver se a ideia tem pés para andar...

Me parece que muitos de nós temos que nos adaptar a um novo mundo... Que vemos desagradavel... mas é o que há.

Resumindo.. .estou acreditando que um grupo de gente com interesses comuns junta, pode tornar rentavel a fotografia.
Porque separados, estamos condicionados pelo lugar aonde vivemos e pelos horizontes limitados que temos.
A. Fernandes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2014, 06:58:44
Eu vou pensar nisso.
Eu estou com ideias de disponibilizar minhas fotos digitalizadas gratuitamente ou por um preco simbolico, para ver se isso ajuda a alavancar as vendas das minhas impressoes tradicionais. Eu vou dar continuidade a esse meu projeto primeiro e durante esse tempo eu penso na sua proposta.  :ok:


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2014, 07:34:19
Eu vou pensar nisso.
Eu estou com ideias de disponibilizar minhas fotos digitalizadas gratuitamente ou por um preco simbolico, para ver se isso ajuda a alavancar as vendas das minhas impressoes tradicionais. Eu vou dar continuidade a esse meu projeto primeiro e durante esse tempo eu penso na sua proposta.  :ok:

Quanto a isso, se me permite, comentar que o caminho pelo preço baixo, pode ser uma via sem retorno.
Habitualmente o primeiro preço é sempre uma ancora.

Eu via mais viavel como estrategia de visibilidade, a de disponibilizar formatos muito pequenos a preços logicamente acessiveis... de fotos digamos so com valor documental... 
Há sempre alguem no mundo precisando desse tipo de foto...

Mas sem dar a entender que tá baixando o preço.  foto pequena para um uso só...
Por isso acessivel... 
fugindo do gratis que dizem ser o erro e eu estou de acordo.

Claro que são so opinioes.
AF

A. Fernandes


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2014, 11:23:38
Ótima iniciativa.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2014, 11:33:53
Quanto a isso, se me permite, comentar que o caminho pelo preço baixo, pode ser uma via sem retorno.
Habitualmente o primeiro preço é sempre uma ancora.

Eu via mais viavel como estrategia de visibilidade, a de disponibilizar formatos muito pequenos a preços logicamente acessiveis... de fotos digamos so com valor documental... 
Há sempre alguem no mundo precisando desse tipo de foto...

Mas sem dar a entender que tá baixando o preço.  foto pequena para um uso só...
Por isso acessivel... 
fugindo do gratis que dizem ser o erro e eu estou de acordo.

Claro que são so opinioes.
AF
Eu ja ofereco impressoes pequenas a precos mais acessiveis (impressoes de fotos medio fomato a contato) mas pelo o que pude ver as pessoas preferem impressoes grandes, pq quando pequenas elas acreditam ser [equenas d+.

Acredite, eh ja tentei de tudo. Sendo que as impressoes a precos simbolicos ou de graca seriam so as reproducoes digitais, enquanto que as originais continuariam ao preco normal.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2014, 15:23:53
Eu ja ofereco impressoes pequenas a precos mais acessiveis (impressoes de fotos medio fomato a contato) mas pelo o que pude ver as pessoas preferem impressoes grandes, pq quando pequenas elas acreditam ser [equenas d+.

Acredite, eh ja tentei de tudo. Sendo que as impressoes a precos simbolicos ou de graca seriam so as reproducoes digitais, enquanto que as originais continuariam ao preco normal.

É muito dificil.
Por isso estar a apostar EM COLECTIVO.
O que eu chamo cooperativa que parece simbolizar bem os principios que acho justos... E que são todos ganharmos...
A entrada e a saida são livres. Enquanto está segue as regras que todos acordam...

Eu vejo assim e sem certezas...
A cooperativa com uma boa colecção de fotos. E com as vantagens de estar tudo preprado para venda imediata.
E por exemplo com 10 fotografos que abarcam temas bem variados...

E um de nós passa ferias em um hotel e vê uns quadros horriveis...  E pode mostrar na hora fotos da zona...
Ok.. esta não é a forma... Há agencias... mas no processo fica a conhecer as agencias...
Pode ser que ele nao tenha jeito para negociar...
Mas pode que alguem aqui tenha ou conheça quem...

Depois todos temos nosso facebook ... Alem do boca a boca e a facilidade que todos os familiares vao encontrar em oferecer uma foto ... que pode chegar a casa a um custo baixo, estao os anuncios do facebook.
Nem sao caros ...

Depois alguem começa a  conhecer as agencias em Sao Paulo... as que dominam o mercado... E temos algo a oferecer... de certeza inovador... pois vejo muita qualidade por aqui...

Penso tb em termos de futuro... Quando se começar generalizando os marcos digitais... poder haver sets aqui de colecções muito diversas... com licenças expecificas e portanto a preços acessiveis... ou seja negociaveis...

E so sou eu pensando... E se vier gente com experiencia e contactos?

Preciso é fazer algo... penso eu.. 

Na verdade nunca tinha pensado em vender fotos... Mas... tou gostando disto... 

E está o uso imediato pelo fotografo... Pode mostrar aos clientes previos dos seus trabalhos... Criar links a galerias no zenfolio é facilissimo... Alem de ter controle de acesso etc.

Todo o que respeita a finanças é entre o ZENFOLIO e o FOTOGRAFO... que tem uma relaçao feita pelo zen do que lhe respeita a ele...

Só vejo vantagens...  :)
Será sonhador... aceito... É um problema que tenho e que aprendi a conviver com ele... ou isso julgo.

A. Fernandes


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2014, 17:43:30
Ótima iniciativa.

Está aberta.
Estou pensando em um formato tipo cooperativa...
Portanto é só aderir... Ou mandando uma MP ou mesmo em http://photomundo.zenfolio.com/contact.html que já ficaria com o seu email e abriria uma conta para si.
A. Fernandes


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2014, 20:05:52
Pensando no tema Márcio... Eu diria que o ter as fotos em outro lado, não impede de ter tb neste.
O mesmo vai passar comigo.

Não vou repetir as fotos de Moçambique aqui no photo-mundo.
O que farei e se pode fazer para todos... É na apresentação do fotografo... dar um link a outras fotos. ( ainda não fiz...)

Ao mesmo tempo serve de experiencia que dá um e dá outro...
A. Fernandes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2014, 02:17:39
Pensando no tema Márcio... Eu diria que o ter as fotos em outro lado, não impede de ter tb neste.
O mesmo vai passar comigo.

Não vou repetir as fotos de Moçambique aqui no photo-mundo.
O que farei e se pode fazer para todos... É na apresentação do fotografo... dar um link a outras fotos. ( ainda não fiz...)

Ao mesmo tempo serve de experiencia que dá um e dá outro...
Eu te escrevo mais tarde para falar sobre isso melhor.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2014, 04:54:38
Iremos, (falo no plural porque já somos mais de um... ), ir colocando aqui as questoes relativas ao projecto Photo-mundo.com porque concerteza haverão mais adesões e estas questões serão tb de ajuda no futuro.

Antes de mais bem uma nova galeria em Photo-Mundo...  http://photo-mundo.com/paiva
Quando digo galeria, não significa que cada membro só possa ter uma, pode criar as que quiser bem como grupos e colecções.

O link, pode ser reconfigurado pelo proprio:  Entramos na administração e à direita temos Friendly URL & Client Access
E pode haver links a grupos e galerias. Pode ser util para mostrar trabalhos.

As fotos de abertura é uma colecção mista dos membros.

Esperando outras adesões...  Porque galerias há muitas... E quase todos ja tem a sua... A diferença está se conseguirmos um grupo.
A. Fernandes


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2014, 08:10:04
Belo trabalho Fernandes!

Pretendo participar com certeza! Ainda essa semana pretendo arrumar um tempinho e organizar minha galeria. Obrigado!!