Autor Tópico: Compressão de perspectiva  (Lida 4289 vezes)

waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 04 de Maio de 2014, 23:41:22
Pra entender melhor, saia andando sem objetiva, sem câmera, e olhe pra perto, pra longe, observe como a perspectiva muda e veja a compressão de planos ocorrer com os próprios olhos.
Disse tudo.

Eu percebi isso me olhando no espelho. Fui chegando bem perto, até quase encostar. Façam isso e verão suas orelhas sumirem  :D
« Última modificação: 04 de Maio de 2014, 23:41:34 por waage »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2014, 01:12:37
:ok: bem legal.. muito simples pro pessoal entender.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #17 Online: 05 de Maio de 2014, 07:59:31
compressão não ocorre em teles nem deixa de ocorrer em grande angulares, ela está lá, simplesmente, basta olhar com os olhos.

As objetivas apenas cropam, não fazem compressão ou expansão alguma.

Por mais que se explique, e a explicação do post está ótima, ainda pairam as confusões sobre um tema que é muito simples.

Pra entender melhor, saia andando sem objetiva, sem câmera, e olhe pra perto, pra longe, observe como a perspectiva muda e veja a compressão de planos ocorrer com os próprios olhos.

Onde a compressão deixa de ser compressão e passa a ser "expansão"? Isso é uma questão de ponto de partida, você pode considerar tudo compressão a partir do ponto mais próximo possível. É como o quente e frio, cada um fixa o ponto onde quiser.

É tão simples que todo mundo quer complicar.

 :clap:

Perfeito  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 05 de Maio de 2014, 09:04:19
Eu lembrei daquele tópico do Claudio no qual ele compara uma FF + 100mm e uma mft + 50mm

Parabéns pelo texto, ficou simples e com bons exemplos.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2014, 19:37:23
O que acho mais curioso é o copo colorido (no caso do exemplo). Á medida que se aproxima-se da cena, o copo " diminui" de tamanho ao passo que o objeto em primeiro plano continua com o mesmo tamanho.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Maio de 2014, 21:24:44
Disse tudo.

Eu percebi isso me olhando no espelho. Fui chegando bem perto, até quase encostar. Façam isso e verão suas orelhas sumirem  :D

E isso é muito importante na hora de escolher um a objetiva. Quando vou fotografar um produto eu faço assim:

1) sem objetiva eu ando em volta do produto e escolho o melhor ponto de vista, aquele que mostra as principais características dele, me distancio até que elementos importantes sejam revelados. Chegar muito perto pode simplesmente fazer algumas partes sumirem, como suas orelhas no seu exemplo.

2) Depois que eu tiver definido o ponto de onde quero fotografar, posiciono minha câmera exatamente onde estava meu olho.

3) escolho uma objetiva que crope o máximo a área ao redor do produto, para que eu aproveite melhor a capacidade do sensor da minha câmera.
Se eu, da mesma posição, por exemplo, trocar uma 90mm por uma 50mm, o produto permanece intacto, em compressão, perspectiva, etc., apenas vai aparecer junto na foto a bagunça do meu estúdio.

Simples.
« Última modificação: 05 de Maio de 2014, 21:28:24 por Claudio Rombauer »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Maio de 2014, 21:43:05
Talvez eu não tenha entendido nada rsrsrs ou foi a forma como interpretei.

Se falarmos apenas em perspectiva, não existe compressão e expansão... perspectiva é perspectiva.



Lentes Antigas + Sony E-Mount


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 05 de Maio de 2014, 21:46:24
Não existe compressão sem perspectiva uma coisa leva a outra.
« Última modificação: 05 de Maio de 2014, 21:48:26 por Claudio Rombauer »


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 05 de Maio de 2014, 22:03:53
O que acho mais curioso é o copo colorido (no caso do exemplo). Á medida que se aproxima-se da cena, o copo " diminui" de tamanho ao passo que o objeto em primeiro plano continua com o mesmo tamanho.
Nessas fotos eu reenquadrava a cena (me movendo) para manter a boneca maior ocupando sempre o mesmo espaço.

A diferença do tamanho do copo ao fundo é por causa da distância proporcional entre ele e a câmera. Com a visão mais aberta (em 18mm com minha lente), a boneca estava há uns 20 cm da lente da câmera e o copo há uns 60cm, ou seja, o triplo. Em outras palavras, o copo está 3x mais longe da lente que a boneca.

Se eu me afasto, por causa da lente mais fechada, para 1m da cena, as distâncias passam a ser 1,20m para o objeto da frente e 1,60m para o de trás. Relativa à câmera, a distância entre o copo ao fundo e a boneca mais à frente não é mais 3x, e sim 0.3x

Uma explicação bem mais teórica, inclusive com fórmulas (em inglês), está aqui: http://scubageek.com/articles/compression.pdf


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 06 de Maio de 2014, 00:21:11
Nessas fotos eu reenquadrava a cena (me movendo) para manter a boneca maior ocupando sempre o mesmo espaço.

A diferença do tamanho do copo ao fundo é por causa da distância proporcional entre ele e a câmera. Com a visão mais aberta (em 18mm com minha lente), a boneca estava há uns 20 cm da lente da câmera e o copo há uns 60cm, ou seja, o triplo. Em outras palavras, o copo está 3x mais longe da lente que a boneca.

Se eu me afasto, por causa da lente mais fechada, para 1m da cena, as distâncias passam a ser 1,20m para o objeto da frente e 1,60m para o de trás. Relativa à câmera, a distância entre o copo ao fundo e a boneca mais à frente não é mais 3x, e sim 0.3x

Uma explicação bem mais teórica, inclusive com fórmulas (em inglês), está aqui: http://scubageek.com/articles/compression.pdf
:clap:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 06 de Maio de 2014, 10:34:06
 :clap: :clap: :clap:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #26 Online: 06 de Maio de 2014, 12:53:06
Não querendo causar polêmica ou discussões inúteis, na minha opinião dizer que compressão de planos/perspectiva não tem a ver com objetivas ou distancias focais e sim com o ponto de vista, é meio que se contradizer, pois as distâncias focais e objetivas, mudam " o ponto de vista ", justamente prq vc terá de mudar a sua distância em relação ao que se quer fotografar, assim, alterando, na verdade, não só a perspectiva, mas a "proporção" das coisas uma em relação à outra, causando assim a tal "compressão de planos".

Acho que foi isso que o Fucca66 quis comentar... :ponder:



waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 06 de Maio de 2014, 13:13:18
Não querendo causar polêmica ou discussões inúteis, na minha opinião dizer que compressão de planos/perspectiva não tem a ver com objetivas ou distancias focais e sim com o ponto de vista, é meio que se contradizer, pois as distâncias focais e objetivas, mudam " o ponto de vista ", justamente prq vc terá de mudar a sua distância em relação ao que se quer fotografar, assim, alterando, na verdade, não só a perspectiva, mas a "proporção" das coisas uma em relação à outra, causando assim a tal "compressão de planos".

Acho que foi isso que o Fucca66 quis comentar... :ponder:
Você está certo. Mas o que me motivou a levantar essa bola é que já li (ou assisti) em muitos lugares que a "compressão" era algo relacionado à objetiva, exclusivamente.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 06 de Maio de 2014, 13:22:22
Não querendo causar polêmica ou discussões inúteis, na minha opinião dizer que compressão de planos/perspectiva não tem a ver com objetivas ou distancias focais e sim com o ponto de vista, é meio que se contradizer, pois as distâncias focais e objetivas, mudam " o ponto de vista ", justamente prq vc terá de mudar a sua distância em relação ao que se quer fotografar, assim, alterando, na verdade, não só a perspectiva, mas a "proporção" das coisas uma em relação à outra, causando assim a tal "compressão de planos".

Acho que foi isso que o Fucca66 quis comentar... :ponder:

Raphael, mas é exatamente isso que estamos falando, e disso que se trata o tópico. Mas eu acho sempre importante salientar o que o waage e o Claudio falaram, de que não tem a ver com a objetiva usada, apenas a sua posição em relação ao objeto.  :ok:


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Maio de 2014, 13:46:20
 :clap: :clap:

Bom texto. Parabéns!!

Simples e fácil de entender, com demonstrações claras do que se tentou afirmar.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.