Autor Tópico: Onde ou como consertar Nikon Fm  (Lida 5745 vezes)

felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Online: 03 de Maio de 2014, 10:52:31
 Olá a todos amantes de fotografia em filme! Estou com um probleminha aqui...

 A alavanca de filme da minha amada Nikon Fm travou denovo, pela terceira vez, nas outras ocasiões, levei ela para um antigo fotografo aqui da minha cidade que fazia manutenção em maquinas antigas, mas tive o azar do mesmo se mudar daqui, e queria saber se vocês podem me indicar algum lugar para leva-la, moro no interior de Sp, e de vez em quando vou para a capital, e poderia leva-la em algum lugar por la da próxima vez, gostaria de uma indicação de hospital ahahah!

 Ou então um "tutorial" de como arruma-la, pois aquele mesmo fotografo nunca me cobrou, e sempre a arrumou em minutos, escondido num quartinho no fundo do seu estabelecimento  :hysterical:... e insistiu em nunca me ensinar, o que me sugere que não seja nenhuma dor de cabeça! Se alguem possuir tal conhecimento ficarei agradecido! Valeu!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2014, 23:51:54
Boa noite amigo analogico ...

Se vc mora em Sao Paulo , na Galeria Sete de Abril , que fica no centro da cidade , pertinho do Teatro Municipal , nas sobrelojas tem diversas oficinas , das quais o sr Peres eh omelhor . Se nao moras em SP , entre em contato com o Luiz Soares da Portssar ... 011 - 3257 . 1632 que ele tem Loja e Oficina , e eh de confianca , compro com ele ha cerca de 30 anos e veja o que pode ser feito no seu caso . Espero ter ajudado . Um abraco  :ok:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Paulinho Mega

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2016, 14:39:25
SR. Peres Anataec recomendado


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2016, 20:46:10
Amigo, se procurar tem algumas referências negativas (até pontuais, é verdade) ao trabalho do Peres. Comprei uma câmera F2 do Joabe aqui do Fórum que ele disse que tinha garantia do Peres. Em fim, a câmera não funcionava o fotômetro, o anel do diafragma da lente estava todo zuado. E o Joabe me vendeu como tivesse 3 meses de garantia pelo Peres, liguei pra lá conversei com a esposa do Peres e deram risada.

Tem lugar melhor. Eu tive uma experiência ruim com essa gente.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2016, 21:27:29
Citar
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=119914.0

Eu levei na Bueno. Já comprei máquinas usadas lá e sempre fui bem atendido. Deixei a FE2 para fazer o orçamento, mas ainda não me retornaram. Quando pegar a máquina, eu escrevo se o trabalho foi bem feito e quanto tempo demorou.

Tem a Dona Ieda da Optimar, falam muito bem dela — mas dizem que demora bastante. Ela fica na rua Cásper Líbero, 58; telefone 3228-7678.

No Itaim Bibi tem o Bascegas. Já consertei 2 equipamentos lá porquê era conveniente para mim [era perto do meu trabalho], mas uma deu um pequeno problema no fotômetro no primeiro mês, e a outra tive que retornar porquê na primeira semana parou de funcionar. O atendimento é legal, mas é muito enrolado e não gostei muito do serviço.
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 21:28:51 por bfscf »


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2016, 23:54:00
Meu voto vai pra Dona Ieda. Muito correta, cuidadosa e competente. Se tiver pressa não é a pessoa indicada mas, se quer qualidade no serviço é com ela.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2016, 11:50:30
Rolou uma matéria jornalística com ela, n deve ser difícil de recuperar no You Tube.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2016, 11:56:38
Rolou uma matéria jornalística com ela, n deve ser difícil de recuperar no You Tube.

Não tinha visto, achei no YouTube!

https://www.youtube.com/watch?v=5svd9zLfmmY


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2016, 13:55:21
Amigo, se procurar tem algumas referências negativas (até pontuais, é verdade) ao trabalho do Peres. Comprei uma câmera F2 do Joabe aqui do Fórum que ele disse que tinha garantia do Peres. Em fim, a câmera não funcionava o fotômetro, o anel do diafragma da lente estava todo zuado. E o Joabe me vendeu como tivesse 3 meses de garantia pelo Peres, liguei pra lá conversei com a esposa do Peres e deram risada.

Tem lugar melhor. Eu tive uma experiência ruim com essa gente.

Guilherme, cada um tem sua experiência pessoal com certo prestador de serviço, nem por isso o cara é ruim ou deve ser "apedrejado" por aqui. Trabalho muito com câmeras manuais, e conheço bastante assistências em São Paulo, boas e ruins. Nas ruins nem deixo equipamento só de perceber como é a recepção do técnico e sua percepção sobre o possível problema. Teve boas que nunca tive problemas, assim como algumas que sempre fizeram o serviço perfeito, mas em algum momento erraram em algum equipamento, o que me deixou terrivelmente chateado. Foi o caso dessa F2. O resultado final é que ela foi reajustada e o próximo comprador está totalmente satisfeito, com quem firmei uma grande amizade.  :ok: Logo posto algumas fotos tiradas com ela, e fotometradas com ela também.

E mais uma coisa: Assistência técnica que se preza dá uma garantia de serviço de 3 meses, isso documentado e validado em nota fiscal. Então o equipamento não é vendido "como se tivesse garantia", e sim "com garantia". Qualquer problema dentro desse prazo a assistência deve reparar o equipamento sem custo adicional ou devolver o dinheiro.  Se realmente deram risada ao ouvir sobre a garantia é um problema sério meu caro... :ponder: Isso põe em risco a credibilidade do trabalho. O equipamento dá problema dentro da garantia e a culpa é de quem pagou pelo trabalho? Como assim? Explique melhor.  Ou a garantia só vale quando a assistência acerta? Algo está errado :)
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2016, 14:10:00
Continuando e ajudando nosso amigo "fefelo", aliás nossa função aqui é compartilhar informações e conhecimento:

* Anatec: Sempre paguei por serviços excelentes, mas ultimamente não levo mais serviço a ser executado lá...por algumas coisas que não estavam ao meu gosto e me desagradaram, inclusive prazo. Notei uma demora muito grande e até esquecimento quanto ao serviço à ser executado em câmeras analógicas.

* Bueno: Tive um problema com uma lente danificada lá, e nunca mais levei serviço também.


* Trentini (Sr. Célio): Ultimamente uso bastante os serviços do Célio. Meus últimos 5 serviços levados lá foram executados de forma integralmente satisfatória, deu um "trato" excelente em todos os equipamentos, e sempre faz um "plus" (Algo a mais...alguma coisa que não estava no orçamento, sem cobrar nada a mais). Já levei Rolleiflex TLR, câmera de fole, lentes e etc. Pelo que vi ele manja muito bem de câmeras analógicas manuais, além do ótimo preço.


* Optimar (Dona Ieda): Levei um Weston Ranger 9 para ajuste na voltagem da bateria. Resultado: Reduziu a voltagem de consumo do fotômetro de 2.7V para 1.5V, deixou lindo estéticamente e o fotômetro está perfeito. Em luz refletida e incidente está com a leitura batendo certinho com o fotômetro digital. Perfeito!


* Tecnikon: Descobri essa à pouco tempo. São autorizados Kyocera (Yashica, Contax). Levei uma Contax T2 com problemas no cabo flex e ela não fazia foco manual e dava problemas no foco automático. Não sei que milagre fizeram, mas a câmera agora está perfeita. Achei o preço meio "salgadinho", mas considerando a mão de obra necessária e o valor do equipamento...achei até que justo. O importante é que a T2 está de "volta à vida".


Fica aí minha contribuição. Resumindo: Para trabalhos perfeitos e com pressa levo no Célio. Para trabalhos perfeitos e sem pressa levo na Dona Ieda. Para trabalhos em analógicas com circuitos eletrônicos levaria na Tecnikon. :ok:



« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 14:16:27 por Joabe Juliano »
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2016, 21:30:12
 :doh:


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2016, 23:02:17
:doh:
Não entendi caro Guilherme. Algum problema com o MEU ponto de vista exposto no tópico, considerando que as últimas mensagens foram de minha autoria?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 23:07:38 por Joabe Juliano »
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2016, 12:53:16
E pq vc deveria entender alguma coisa?! Me esquece piá.

Caros amigos, só agora reparei que a pergunta do rapaz foi em 2014.  :aua:

leaving the topic now!  :hysterical:


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2016, 15:39:40
  Bem, já que o tópico foi desenterrado, venho a agradecer, o problema original que tive com a Fm eu mesmo aprendi a resolver, ele ocorre às vezes e em 2 minutos da pra resolver.

  Porém as novas indicações de locais para manutenção são úteis pois o fotometro da minha Fm parou de funcionar, além disso ganhei de um colega um Nikon FE e procuro orçar uma revisão nela, que está com a parte eletronica(inclusive o obturador, q na FE é controlado eletronicamente) sem funcionar.

  Obrigado!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2016, 23:33:13
  Bem, já que o tópico foi desenterrado, venho a agradecer, o problema original que tive com a Fm eu mesmo aprendi a resolver, ele ocorre às vezes e em 2 minutos da pra resolver.

  Porém as novas indicações de locais para manutenção são úteis pois o fotometro da minha Fm parou de funcionar, além disso ganhei de um colega um Nikon FE e procuro orçar uma revisão nela, que está com a parte eletronica(inclusive o obturador, q na FE é controlado eletronicamente) sem funcionar.

  Obrigado!

Mas afinal, qual era o problema?

Eu estava com uma FE2 com o obturador travado, fiz uma revisão geral na Bueno Técnica, e ficou funcionando legal, só achei o serviço meio caro. Se você não tiver urgência, experimentaria levar na Dona Ieda.