Autor Tópico: Nikon F801s/N8008s  (Lida 3596 vezes)

Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Maio de 2014, 18:03:01
Olá colegas!

Ganhei uma Nikon F801s da minha família, foi a única que sobrou da época em que tinham um estúdio de fotografia há uns 20 anos atrás. Coloquei pilhas e tudo parece estar funcionando, mas por estar há pelo menos uma década sem uso, creio que seria bom fazer uma revisão (tem algo na lente que parece fungo). Pelo que pesquisei ela parece ser uma boa câmera, mas gostaria de pedir a opinião dos mais experientes sobre ela. Daria para eu utilizar alguma lente mais moderna com ela, em modo de prioridade de abertura? Além da 35-80mm que veio com ela, pensei em adquirir uma 50mm num futuro próximo.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2014, 19:02:48
Acho q seria bom fazer uma limpeza sim.

Aqui tem uma relacao das lentes que servirao nela:

http://www.kenrockwell.com/nikon/compatibility-lens.htm
D600 - E-M10


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2014, 20:38:25
Esta câmera NÃO é boa. É ÓTIMA. Foi a última analógica que eu utilizei e tenha muita saudade dela. Além de tudo, tem a medição SPOT que ajuda muito nas fotos em ambientes com luzes variadas.
É normal que câmera que fica sem uso por décadas, tenham problemas de fungos nas lentes. Mas como já respondida pelo Kokimoto, existem diversas lentes que podem ser utilizadas por esta câmera.
Boa sorte!
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2014, 12:23:29
Caros, muito obrigado! Estou ainda procurando um bom lugar para fazer revisão dela.

Nakinha, uma dúvida, se puder me ajudar: não sei se é porque testei a câmera sem filme, mas em prioridade de abertura muitas vezes no lugar onde deveria aparecer a velocidade do disparador, aparecia "Lo", sempre com o fotômetro marcando subexposição. Isso é normal?


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2014, 14:44:56
É uma camera muito boa e funciona com praticamente todas as lentes, vc só não vai ter VR, e nem AF com lentes com motor (G e AF-S). Mas dá pra usar mesmo assim, com foco manual, e no modo S (e se não me engano, no P).

O "Lo" quer dizer que precisa de mais luz. Precisa de abertura maior, ou, mais luz mesmo (natural ou artificial).


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2014, 12:13:14
É uma camera muito boa e funciona com praticamente todas as lentes, vc só não vai ter VR, e nem AF com lentes com motor (G e AF-S). Mas dá pra usar mesmo assim, com foco manual, e no modo S (e se não me engano, no P).

O "Lo" quer dizer que precisa de mais luz. Precisa de abertura maior, ou, mais luz mesmo (natural ou artificial).

Olá lsd, obrigado pela ajuda. Uma coisa que achei curiosa é que o "Lo" aparece mesmo quando aparentemente daria para usar velocidades como 1/30 ou 1/60. Eu estava usando fotometria ponderada ao centro (Center-Weighted), será que se usasse spot faria alguma diferença? Não sei se é porque eu estava testando a máquina sem o filme, porém nesses casos em que aparecia o "Lo", quando eu apertava o disparador, fazia um barulho esquisito, como se estivesse "rodando" o filme... aí quando apertava novamente o disparador, ele fazia o barulho normal e batia a foto.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2014, 12:28:23
Senhores, uma pergunta babaca:

Essa câmera faz leitura do código DX do filme? Se sim, esse "Lo" pode ter alguma coisa a ver com isso?
-22.352971,-48.775582


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2014, 12:43:02
Senhores, uma pergunta babaca:

Essa câmera faz leitura do código DX do filme? Se sim, esse "Lo" pode ter alguma coisa a ver com isso?

Olá Braga

Não tenho certeza, mas creio que o ISO seria escolhido apenas manualmente... Esse negócio do "Lo" aparecia até quando selecionei ISO 800 ou 1600, em condições de luminosidade razoáveis e 3.3 de abertura...


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2014, 13:50:26
Braga, eu tive uma N8008, que é um modelo anterior a este, e, ela lia código DX, a N8008s faz o mesmo - salvo engano.

Kuni, o "Lo" indica que a camera precisa de mais luz.

Para tirar a dúvida se há algum defeito, tente mudar a abertura, ou mesmo, apontar a objetiva para algo claro/bem iluminado (pode até ser uma tela de TV, ou uma janela aberta). Os números devem mudar.

Outra coisa: que lente e que filme vc está usando? Vc consegue ver a imagem ao olhar pelo visor da camera?


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2014, 14:39:52
Braga, eu tive uma N8008, que é um modelo anterior a este, e, ela lia código DX, a N8008s faz o mesmo - salvo engano.

Kuni, o "Lo" indica que a camera precisa de mais luz.

Para tirar a dúvida se há algum defeito, tente mudar a abertura, ou mesmo, apontar a objetiva para algo claro/bem iluminado (pode até ser uma tela de TV, ou uma janela aberta). Os números devem mudar.

Outra coisa: que lente e que filme vc está usando? Vc consegue ver a imagem ao olhar pelo visor da camera?

lsd, corrija me se eu estiver errado, mas precisar de mais luz significa que a câmera identificou uma situação de subexposição, certo? Apontando para uma fonte luminosa ele indica um valor para a velocidade do disparador, mas em situações de luminosidade mais baixa ele já aparece o "Lo". Consigo ver pelo visor sim, estava usando uma lente 35-70 3.3 a 4.5 se não me engano, na abertura máxima, e sem filme, pois ela ainda não foi revisada. Será a ausência de filme o problema? Eu tinha configurado o Iso manualmente para 400 e 800 para efeito de simulação.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2014, 15:12:41
Se vc colocar o ISO manualmente em 400, e sair ao ar livre, na teoria pelo menos, era pra velocidade ficar OK, tipo, acima de 1/60s (se for aqui em SP, agora, bem mais que isso...).

E sim o "Lo" significa que a imagem sairia subexposta, isso indica que o fotômetro da camera avalia que a cena precisa de mais luz para sair com a exposição que ela acha correta.

Quanto a mudar a medição para spot, a diferença é a área de medição - no caso do spot, é uma área no centro do quadro, que mede a luz refletida por uma determinada superfície.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2014, 14:10:29
Se vc colocar o ISO manualmente em 400, e sair ao ar livre, na teoria pelo menos, era pra velocidade ficar OK, tipo, acima de 1/60s (se for aqui em SP, agora, bem mais que isso...).

E sim o "Lo" significa que a imagem sairia subexposta, isso indica que o fotômetro da camera avalia que a cena precisa de mais luz para sair com a exposição que ela acha correta.

Quanto a mudar a medição para spot, a diferença é a área de medição - no caso do spot, é uma área no centro do quadro, que mede a luz refletida por uma determinada superfície.

Entendi. Bom, assim que a câmera voltar da revisão, testarei :) só achei estranho que ela mostrasse o "Lo" em situações onde eu achei que pudesse utilizar velocidades tipo 1/60. Testarei depois com filme, para acostumar com ela e ver como ela se comporta em dias claros.


JeanP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2014, 16:01:45
Curto mto essa câmera.


mbus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2014, 15:50:03
Tenho uma maquina dessa a mais de 20 anos, fiz muitos casamentos com ela, até 2006, quando parei. Para mim foi uma boa camera. O "lo" aparece quando ha falta de luz. Experimente foca-la com 1/125 - f4,5 no claro e no escuro que vera a diferença. Quanto ao fato de no primeiro disparo ter sinal de rebobinamento e no segundo ocorrer o disparo, é falta de filme.