Autor Tópico: Revelar Ilford XP2 (C41) em processo D76  (Lida 4533 vezes)

l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 05 de Maio de 2014, 10:43:34
Olá,

O último filme que queimei foi um "Ilford XP2 Super 400", um filme que assim como o Kodak BW400CN é um P&B que revela em processo C41.

Antes de começar a usa-lo li algumas coisas internet a fora dizendo/mostrando que ele apresenta resultados bem legais quando puxado pra ISO-200 (o próprio guia técnico dele informa isso).

O problema é que cometi a grande "burrice" de não checar se conseguiria revela-lo desta forma em minha cidade.

Em minha cidade há três "fotos" que ainda revelam filmes, duas delas revelam apenas em C41 usando máquinas automáticas e a outra revela em D76 usando processo manual.

Deixei o rolo em uma das que revelam em C41 dizendo que ele deveria ser revelado em ISO-200. Hoje pela manhã liguei lá para saber se tinha dado certo e fui informado que não teriam como revelar em ISO-200, apenas em ISO-800 ou superiores.

Liguei então para o senhor que revela em D76, ele me propôs cortar um pedaço do filme e revela-lo em D76 para fazer uma "experiência" e ver se dá certo revelar dessa forma.

Meu "dilema" (para o qual busco a ajuda dos companheiros de fórum) então é este: revelar o filme em ISO-800 mesmo sem saber exatamente qual será o resultado (ou se é que dará algum resultado), ou perder duas ou três fotos apenas para saber SE dará certo usar o D76.

Aguardo a ajuda de vocês.

Abraços,
Luiz Augusto.
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2014, 11:02:56
E se você mandasse revelar em alguma outra cidade? Ou essa opção está fora de cogitação para você? Sei que aqui em SP tem uns laboratórios que fazem isso.

Apenas uma pergunta, você usou o filme fotometrado como 200? Porque se você não fotometrou em 200, não vai adiantar apenas revelá-lo como 200. E acho que revelar em 800 está totalmente fora de cogitação, se você fizer isso acho bem improvável que saia algum resultado aproveitável.


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2014, 11:23:19
E se você mandasse revelar em alguma outra cidade? Ou essa opção está fora de cogitação para você? Sei que aqui em SP tem uns laboratórios que fazem isso.

Apenas uma pergunta, você usou o filme fotometrado como 200? Porque se você não fotometrou em 200, não vai adiantar apenas revelá-lo como 200. E acho que revelar em 800 está totalmente fora de cogitação, se você fizer isso acho bem improvável que saia algum resultado aproveitável.


Sou de Ponta Grossa-PR, poderia tentar encontrar algum lugar em Curitiba que fizesse esse serviço. Mas mesmo se encontrasse algum lugar em Curitiba essa (enviar para outra cidade) não é uma opção que estou, a princípio, cogitando =/

Sim, fotometrei o filme todo em ISO-200 e sempre tomando cuidado para não deixar ele superexpor um mínimo sequer (claro que procurei sempre fotometrar o melhor possível, mas falo em cuidado com superexposição por conta que ele já estava sendo superexposto quando puxei o ISO)

Abraço,
Luz.
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2014, 14:30:04
Se vc fotometrou como 200ASA, a camera entendeu que precisava de 1 ponto de luz a mais, ou seja, 100% mais luz.

Isso a princípio não estrga o filme, pois ele é meio tolerante a erros.

E o resultado, de modo geral ao se revelar pelo código do cartucho (400ASA), serão fotos mais contrastadas, principalmente nas altas luzes. Pode dar um resultado legal, dependendo do assunto.

Quanto a revelar esse filme com o D76, não vai dar certo. As etapas de revelação do processo PB são diferentes - no processo C41 tem o bleach, que é uma etapa inexistente no processo PB, fora que a temperatura é diferente também. Pense no filme cromogênico como um filme colorido de 1 camada só... inclusive até pra ampliar em lab PB normal, esse filme dá trabalho, na verdade, ele é feito pra ser processado e ampliado por processos coloridos.

O que vc pode fazer é: tentar revelar num lab normal ai na sua região (pode dar resultados interessantes), ou, se o filme tiver imagens que são importantes pra vc, mande pra SP na Capovilla, Labtec ou outro laboratório que faz revelação puxada.

« Última modificação: 05 de Maio de 2014, 14:31:52 por lsd »


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2014, 14:57:12
Se vc fotometrou como 200ASA, a camera entendeu que precisava de 1 ponto de luz a mais, ou seja, 100% mais luz.

Isso a princípio não estrga o filme, pois ele é meio tolerante a erros.

E o resultado, de modo geral ao se revelar pelo código do cartucho (400ASA), serão fotos mais contrastadas, principalmente nas altas luzes. Pode dar um resultado legal, dependendo do assunto.

Quanto a revelar esse filme com o D76, não vai dar certo. As etapas de revelação do processo PB são diferentes - no processo C41 tem o bleach, que é uma etapa inexistente no processo PB, fora que a temperatura é diferente também. Pense no filme cromogênico como um filme colorido de 1 camada só... inclusive até pra ampliar em lab PB normal, esse filme dá trabalho, na verdade, ele é feito pra ser processado e ampliado por processos coloridos.

O que vc pode fazer é: tentar revelar num lab normal ai na sua região (pode dar resultados interessantes), ou, se o filme tiver imagens que são importantes pra vc, mande pra SP na Capovilla, Labtec ou outro laboratório que faz revelação puxada.

E se eu mandar os caras revelarem como se fosse ISO-800?

Já vi em alguns lugares (não muito confiáveis, ok) que dá certo isso de fotometrar em "-1" e revelar em "+1"...
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2014, 15:05:35
Cara, se a máquina é automatica (normal), ela vai revelar pelo código DX. No caso, 400.

Revelar em 800, se vc bateu a 200, só vale a pena se for algo experimental. No caso de C41, na teoria ficaria tudo mais contrastado. Dependendo do que for e do que vc quiser fazer, pode ser interessante. Normalmente se faz um filme pensando em como vai ser processado, pelo menos eu aprendi assim... ou seja, antes de bater com ISO diferente já se pensa onde o filme vai ser revelado... no caso do cromogênico, o comportamento dele é diferente dos PBs, ele se comporta mais como um filme colorido, C41.

A mudança do tempo de revelação altera a curva de contraste.

Vc não disse onde vc mora, mas a solução pro seu caso já foi explicada aqui... depois se quiser, mostra o resultado pra gente  :)


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2014, 15:08:27
Em tempo: será que os fabricantes dessas máquinas reveladoras são tão idi***s a ponto de sequer colocarem um botão do tipo "Revelar em ISO-XYZ"
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2014, 17:22:29
Não dá para usar Caffenol?

http://www.queimandofilme.com/?s=caffenol


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2014, 10:48:03
E aí...

Primeiro quero agradecer a todos os que comentaram, muito obrigado!

Acabei enviando o filme para Curitiba para ser revelado em ISO-200 mesmo...

Criei um tópico no "Galeria de Fotos" onde postei algumas fotos, segue o link: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101920.0

abraços!
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


peter70

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2014, 00:17:52
Olá

Não sei aonde você mandou o seu filme em Curitiba, mas na próxima experimente na Ticcolor na Conselheiro Laurindo. Eles fazem os dois processos.

Abç
Olympus OM-1n / Olympus OM-2n / Olympus 35 SP / Olympus 35 RC / Olympus Trip 35


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2014, 11:56:08
Olá

Não sei aonde você mandou o seu filme em Curitiba, mas na próxima experimente na Ticcolor na Conselheiro Laurindo. Eles fazem os dois processos.

Abç

Foi exatamente lá onde mandei =]
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/