Autor Tópico: Valor da fotografia - convidados no casamento  (Lida 1416 vezes)

andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Online: 06 de Maio de 2014, 11:46:31
Pessoal, estou começando a fotografar meus primeiros casamentos e no ultimo dia 26 fiz um casamento onde várias pessoas estão me procurando para revelar algumas fotos que tirei (fotos posadas dessas mesmas pessoas).

Pergunta... Qual o valor correto para se cobrar por foto? Somente revelação R$5,00? Ou valoriza mais ela?
O tamanho será 20x25


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2014, 13:05:20
Só o custo da revelação de uma 20x25 fica uns 2~3 contos.
Contando que vc vai dar uma tratadinha, vai ter que mandar pro lab, buscar, atender o cliente, perder tempo, gasolina do carango, etc, acho que no mínimo uns 8~10 por foto, dependendo da quantidade.
Se forem duas fotos, cobra dezao cada... Se forem mais fotos, aí da uma quebrada...

_______________________________________________________________ ______


Por causa disso, depois de um tempo, eu passei a oferecer o CD com as fotos em alta pros clientes. Geralmente entrego junto com o álbum.
Cabou-se o tormento, kkkkk

Vinha aquelas tiazinhas, ficar 30, 40 minutos, me empatando aqui no estudio, e escolhia duas 10x15... Aí tinha que cobrar cincão por foto, kkkk

Pra mim não compensou, hehehehehe Joguei uma mixaria a mais no orçamento, e vendo como um "plus" pros clientes. Todo mundo gosta, porque o povo aqui de mga ainda tá nessa de ficar vendendo foto avulsa. Tem fotógrafo que chega ao cúmulo de levar impressorinha Hiti pra imprimir na hora as fotos dos convidados...
PRa mim não dá não :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2014, 13:25:23
Por causa disso, depois de um tempo, eu passei a oferecer o CD com as fotos em alta pros clientes. Geralmente entrego junto com o álbum.
Cabou-se o tormento, kkkkk

Idem! Eu mando tudo em alta e em baixa (se quiser postar na rede), daí os convidados já pegam as fotos direto com os noivos, e eu não me preocupo com isso.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2014, 13:36:37
Idem! Eu mando tudo em alta e em baixa (se quiser postar na rede), daí os convidados já pegam as fotos direto com os noivos, e eu não me preocupo com isso.

Acho que é a melhor coisa mesmo, já se livra do pepino!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2014, 13:50:43
Acho que é a melhor coisa mesmo, já se livra do pepino!!

Rapaz, na época em que eu ainda não fornecia tudo pros clientes, veio aqui no estúdio, uma família. Grande. Uma vovózinha, a mãe e duas crianças.
MAs aquelas pragas fizeram tanta bagunça, mas tanta bagunça, que eu tive que pedir pra mãe controlar os moleques. O mais novo, achou que o fundo infinito era um half pipe, zuou tudo pisando. Sujou tanto que só resolveu com pintura...
Eu falei pra mãe "Olha, me desculpa, mas olha a zueira que seu filho tá fazendo ali. Vou ter que pintar tudo de novo, por causa da sujeira que ele fez. Controla ele por favor."

A vaca, ficou bravinha comigo, e saiu pisando duro. Ficamos só eu e a velhota... Um silêncio funebre, uma hora e 20, mais ou menos, e a véia fela me escolheu 10~12 fotos 10x15. Não pagou nem o custo da tinta pra repintar o fundo infinito que aquele capeta do neto dela sujou.

E além disso, comeram uns 10 bombons que deixei na recepção...

Depois disso, no outro dia alterei os orçamentos, incluí foto em alta no cd e coloquei como valor por foto avulsa 10x15 $12,00, 15x21 $15,00 e 20x25 $20,00.
Nunca mais recebi ninguém enchendo o saco pra revelar fotinho. :D :D


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2014, 13:54:15
Nããão!

Não desvalorize o seu trabalho. Seu tempo tem valor, assim como seu equipamento, sua experiência, seu conhecimento...

Vendendo por 5 reais você não está considerando nada disso. O valor do produto é muito maior do que o valor de uma impressão, por 5 reais eu venderia a impressão de uma foto tirada por um convidado com sua compacta.

Venda cada impressão por 30 ou 40 reais, ofereça já em um quadrinho ou porta-retratos por 50 ou 60.

Se sua profissão é a fotografia, tudo que fizer relacionado a isto deve trazer lucro, que nada mais é do que sua justa remuneração. Agregar esse tipo de produto aos seus serviços és uma excelente ideia, mas se não for para ter uma boa remuneração, não vale a pena.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2014, 14:45:55
Imagino a vontade de socar esses moleques hein Mike!!  :shock:
Minha mãe diz que meu avô já dizia que quem vende a pinga tem que aguentar o bêbado... Daí você parou de vender pinga né?  :hysterical: :hysterical:


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2014, 14:55:07
Obrigado pelas dicas pessoal !

Vou estudar um valor melhor para cada foto.

O que o Mike falou é interessante, não compensa o tempo perdido para escolhas de poucas fotos e baratas. Vou começar a passar para quem me procurar, procurar futuramente os noivos que estarão com todas as fotos.