Autor Tópico: excesso  (Lida 2726 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 08 de Maio de 2014, 12:31:43
Não sou daqueles puristas contra os tratamentos, mas acho que as coisas têm o limite do aceitável/agradável.

Acho que em muitas vezes é mais uma questão de gosto pessoal mesmo, tem gente que gosta desse tipo de tratamento, tanto fotógrafos como clientes. Eu não gosto, mas acho que tem um limite aceitável de photoshop bem grande. Quando começa a passar demais desse limite, a pessoas começam a não mais se parecer consigo mesmas, e em alguns casos chega ao ponto de não se parecer mais com um ser humano, rsrs...

Falando apenas do ponto de vista da fotografia, tratamentos leves de pele, cobrindo pequenas rugas, ou marcas, etc, não acho totalmente prejudicial. Mulheres fazem isso o tempo todo com maquiagem. É com os exageros que tenho problemas, inclusive com a maquiagem.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Maio de 2014, 12:40:46
Pessoal, está ótima a leitura aqui

Agora vamos neste assunto até o fim!  :fight:

O que dizem do trabalho do Colega Jackson
https://www.flickr.com/photos/jackson_carvalho


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #17 Online: 08 de Maio de 2014, 12:50:19
Edu, para o estilo de fotos que ele faz, acho os tratamentos dentro do limite aceitável. Mas daí é o que falei, um nicho, uma proposta de trabalho em um ramo que tolera bastante esse tipo de tratamento. Apesar que tudo vai de gosto pessoal como o Humberto colocou e também da finalidade da imagem e público alvo.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2014, 14:54:12
Pessoal, está ótima a leitura aqui

Agora vamos neste assunto até o fim!  :fight:

O que dizem do trabalho do Colega Jackson
https://www.flickr.com/photos/jackson_carvalho

Este é um estilo (linguagem) publicitária... acho bem interessantes e tratamentos condizentes com o que está no mercado.
Agora, as imagens que originaram o tópico estão em demasia plastificadas e horríveis, sob todos os aspectos.
Abs.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2014, 15:29:22
Olha, eu faço foto de eventos e ensaios.

Eu trato todas as fotos que as pessoas escolhem.

Nenhuma gestante gosta de ver sua barriga com estrias.
Nenhuma debutante gosta das bochechas espinhentas.
Mesma coisa com crianças. Muitas delas estão com o nariz escorrendo, ou algum raladinho, etc, eu tiro tudo.
Fiz um ensaio do meu filho, ele tava com uma picada de pernilongo na bochecha e um arranhão pertinho do olho, provavelmente por se coçar dormindo. Tirei tudo.
Já arrumei muita foto, pra torná-las mais agradáveis aos olhos, e principalmente aos clientes.

Mas isso que o pessoal desses sites faz é abuso, acho totalmente tosco.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2014, 01:44:32
Parece que são tratadas por processo automatizado! Tipo FaceTune ou perfect portrait.

Acho que nao... Os blilhos nas pernas mao e labio, por exemplo sao todos feitos individualmente.

----

Mas essa ja eh a norma passada de muitas publicacoes e publico. O ideal nao eh o natural bem feito mas sim o hiper-real, plastificado e artificial.
O que me incomoda com as publicacoes brasileiras eh essa obcessao por blilhos ecessivos e sombras duras.


Tambem nao faz sentido a comparacao com o que o seu cliente gosta no seu servico de fotos de eventos e familia, com fotos editoriais. Sao mundos e linguagens visuais totalmente diferentes. A sua cliente obviamente nao vai gostar de ver ela mesma plastificada na foto de familia dela, mas ela gosta de comprar as revistas com modelos plastificados nas fotos.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2014, 10:16:03

Mas essa ja eh a norma passada de muitas publicacoes e publico. O ideal nao eh o natural bem feito mas sim o hiper-real, plastificado e artificial.
O que me incomoda com as publicacoes brasileiras eh essa obcessao por blilhos ecessivos e sombras duras.

Isso é bem verdade. O pessoal gosta de uma pele de porcelana  :D

Tambem nao faz sentido a comparacao com o que o seu cliente gosta no seu servico de fotos de eventos e familia, com fotos editoriais. Sao mundos e linguagens visuais totalmente diferentes. A sua cliente obviamente nao vai gostar de ver ela mesma plastificada na foto de familia dela, mas ela gosta de comprar as revistas com modelos plastificados nas fotos.

Eu não quis comparar as fotografias de eventos e família com as fotos editoriais.
Apenas postei meu ponto de vista e método de trabalho.
É que tem muita gente que não remove nem espinha do rosto do cliente porque acha que foto tem que ser "natural"

Inclusive, já fiz fotos pra catálogo, e tive que plastificar tudo, a pedido do cliente. Apesar de achar tosco, eu fiz.