Autor Tópico: Aos novatos que já pensam em uma 50mm antes mesmo de comprar a câmera  (Lida 18026 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #15 Online: 09 de Maio de 2014, 10:04:10
Quando entrei no mundo das DSLR e acostumado às "zooms" das compactas e UZ, aprendi a usar objetivas fixas graças à cinquentinha. É a opção com AF mais barata e "versátil" para aprender a fotografar. Neste caso acho válido investir nela.

Mas, concordando com a matéria, muitos acham q é obrigatório obtê-la, e que fará quase todos os trabalhos profissionais, sem nem ao menos saber os conhecimentos básicos da fotografia e tampouco sobre suas necessidades.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #16 Online: 09 de Maio de 2014, 10:59:23
Na moral, o cara compra a 50mm pra ter cortina de foco curtinha e uma nitidez a mais...

Aí que o bicho pega: o cidadão quer uma lente clara com um bokeh fantástico, erra 90% dos focos que faz e acha que ta com back ou front.....e aí geralmente acha que a culpa é da camera.
Realmente é uma lente pra aprender...errando....mas, se chega lá.


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #17 Online: 09 de Maio de 2014, 11:50:25
Muitos, vão e vai comprar ela, sabendo ou não o qual uso dela, pois o que chama mais a sua atenção é o seu $valor$.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #18 Online: 09 de Maio de 2014, 13:35:40
Muitos, vão e vai comprar ela, sabendo ou não o qual uso dela, pois o que chama mais a sua atenção é o seu $valor$.

Isso eu concordo, é muito barata para não ter. Melhor comprar e ir aprendendo a usar que ficar lendo material teórico esperando o dia em que o conhecimento for compatível com o que a lente é capaz.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2014, 13:53:58
Isso eu concordo, é muito barata para não ter. Melhor comprar e ir aprendendo a usar que ficar lendo material teórico esperando o dia em que o conhecimento for compatível com o que a lente é capaz.

É disso que eu discordo e é um pouco disso que a matéria trata, não é por ser barata que a pessoa deve comprar. Nada deve ser comprado só por ser barato, precisa ter um propósito. E se a lente ficar sem utilidade depois mesmo que aprenda a usá-la? Não é melhor estudar e saber do que se trata para investir com mais propriedade? Conversores fisheye, tele e wide também são muito baratos, por isso eu deveria comprá-los para depois perceber que a qualidade de imagem é baixíssima e depois ter que vender para recuperar parte do prejuízo ou deixar encostados em uma gaveta?
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2014, 14:39:56
 Quem usa dslr com flash externo ou 50mm é exceção. A grande maioria dos compradores usam somente a lente do kit e no modo automático. Compraram uma dslr apenas para ter uma câmera "profissa" e ficar postando fotos selfie no Face e afins...

 Portanto quem compra uma 50mm ou flash é porque esta afim de aprender e acredito merecer um pouco de crédito, afinal, é a minoria que esta disposta a aprender alguma coisa, mesmo que comecem com algo que não seja o mais adequado.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2014, 14:47:33
Uma parte da culpa são dos inúmeros sites que dão dicas sobre fotografia, e consideram a cinquentinha como uma objetiva obrigatória, q faz "milagres" custando pouco, etc...
Dai um iniciante mais empolgado e que acredita em tudo o que lê na internet, acha que vai conseguir fazer desde fotos de passeios a grandes eventos, como casamentos, utilizando apenas esta objetiva.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 09 de Maio de 2014, 14:51:54
Uma parte da culpa são dos inúmeros sites que dão dicas sobre fotografia, e consideram a cinquentinha como uma objetiva obrigatória, q faz "milagres" custando pouco, etc...
Dai um iniciante mais empolgado e que acredita em tudo o que lê na internet, acha que vai conseguir fazer desde fotos de passeios a grandes eventos, como casamentos, utilizando apenas esta objetiva.


É nisso que dá acreditar piamente em todo que leem na internet.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 09 de Maio de 2014, 15:18:48
Eu fui uma das que se empolgou e foi logo comprando antes de estudar...

Pelo menos comprei uma com motor de foco e ela serve direitinho na minha câmera  :D

Estou aprendendo a usá-la e não me arrependo, ela é sim uma boa lente. Mas pra uso geral, como iniciante, recomendo muito mais a 17-50, f2.8 da tamron. Ela é clara, barata e dá pra fazer muita coisa.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #24 Online: 09 de Maio de 2014, 16:07:23
É disso que eu discordo e é um pouco disso que a matéria trata, não é por ser barata que a pessoa deve comprar. Nada deve ser comprado só por ser barato, precisa ter um propósito. E se a lente ficar sem utilidade depois mesmo que aprenda a usá-la? Não é melhor estudar e saber do que se trata para investir com mais propriedade? Conversores fisheye, tele e wide também são muito baratos, por isso eu deveria comprá-los para depois perceber que a qualidade de imagem é baixíssima e depois ter que vender para recuperar parte do prejuízo ou deixar encostados em uma gaveta?

Quis dizer claramente que *para quem está disposto a estudar e aprender*, a 50inha pode ser comprada logo por seu baixo custo.

Falando de Canon, dá pra comprar por 350 e se depois não quiser  mais, revender por 280. Os 70 reais de diferença ficam baratos pelo aprendizado.

Melhor que passar um tempão estudando com a lente do kit.

Claro que quem for usar DSLR como point and shoot só vai se dar mal com a 50 mm.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2014, 16:27:53
Claro que quem for usar DSLR como point and shoot só vai se dar mal com a 50 mm.

Então, é disso que eu falo, da obrigatoriedade em ter essa lente. Não é obrigatório, todos os dias surgem usuários deste tipo que não precisam de uma 50mm, mas recebem a indicação e compram sem saber para que ela serve. Depois tentam puxar o zoom e dizem que a lente está com defeito. Já a pessoa que quer estudar é outra história, é outro tipo de usuário e que não se enquadra no que a matéria quer dizer.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #26 Online: 09 de Maio de 2014, 16:48:58
Então, é disso que eu falo, da obrigatoriedade em ter essa lente. Não é obrigatório, todos os dias surgem usuários deste tipo que não precisam de uma 50mm, mas recebem a indicação e compram sem saber para que ela serve. Depois tentam puxar o zoom e dizem que a lente está com defeito. Já a pessoa que quer estudar é outra história, é outro tipo de usuário e que não se enquadra no que a matéria quer dizer.

Vou além.. Todos os dias tem usuários que não precisam de nada mais que a lente do kit e são aconselhados a comprar lentes claras, pesadas e caras, ou então primes, que quase certamente serão subutilizadas.

Eu parto do princípio que para quem está começando, o custo de uma lente kit é irrisório quando comprado junto com a câmera, e não vale a pena dispensá-la. Depois de aprender todo o resto que envolve o conceito de fotografia, e isso envolve estudar fotometria, composição, revelação, etc...  então sim o novato está pronto para o próximo passo.

O fato é que para uma lente ter real utilidade, ou mesmo servir como aprendizado, o usuário tem que saber o que quer. Estes dias um amigo que tem uma NEX 3 disse que queria fazer retratos com o fundo mais desfocado. Prontamente aconselhei a 50mm para ele, é o melhor custo x benefício para quem está iniciando para este tipo de foto. Mas neste caso, ele já tinha algum conhecimento e procurava uma lente para uso específico, já sabendo qual resultado queria.


« Última modificação: 09 de Maio de 2014, 16:49:45 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 09 de Maio de 2014, 17:15:49
Acho que o iniciante e mesmo o amador intermediário deve usar basicamente a objetiva do kit até conseguir fazer algo decente com ela. O limitante em 99% das vezes é o fotógrafo e a sua técnica e não as objetivas.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 09 de Maio de 2014, 19:04:05
Quanto mais versátil mais difícil o aprendizado, vale para camera e para as lentes.
O grande problema é a pessoa pegar um baita equipamento e colocar tudo no automático e ficar esperando que a foto saia como ele imagina.
Para essas pessoas mesmo a lente do kit é um problema, pois querer puxar "zoom" não é a mesma que escolher uma DF e andar para frente (quando faço isso me perguntam se o zoom está com problema).
Nem se elas tivessem uma lente 18-300/f1.2 o resultado seria satisfatório.
Ou seja só recomendo a cinquentinha para quem quer aprender.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #29 Online: 09 de Maio de 2014, 19:40:06
Então, é disso que eu falo, da obrigatoriedade em ter essa lente. Não é obrigatório, todos os dias surgem usuários deste tipo que não precisam de uma 50mm, mas recebem a indicação e compram sem saber para que ela serve. Depois tentam puxar o zoom e dizem que a lente está com defeito. Já a pessoa que quer estudar é outra história, é outro tipo de usuário e que não se enquadra no que a matéria quer dizer.

Quem pede recomendação deve ter um mínimo de discernimento. Se a pessoa não sabe absolutamente nada e pede recomendação de qual lente comprar, nenhuma resposta vai ser boa.

Todos os dias surgem usuários que recebem recomendação de DSLR sendo que não precisam, recebem recomendação de mirrorless e também não precisam, recebem recomendação de Tamron 17-50 sem VC sem precisar... Qualquer recomendação pode ser equivocada,  justamente por isso é recomendação e não obrigação.

Não acho razoável que alguém compre qualquer produto sem um mínimo de conhecimento. Pedir sugestões é natural, mas decidir com critério é responsabilidade de cada um.

Concordo que a 50 não é ideal para todos, e não existe lente que seja. Nem a do kit. Mas de novo, vale muito a pena como primeiro passo após o kit.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube