Autor Tópico: Aos novatos que já pensam em uma 50mm antes mesmo de comprar a câmera  (Lida 18034 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #30 Online: 09 de Maio de 2014, 20:25:48
Uma parte da culpa são dos inúmeros sites que dão dicas sobre fotografia, e consideram a cinquentinha como uma objetiva obrigatória, q faz "milagres" custando pouco, etc...
Dai um iniciante mais empolgado e que acredita em tudo o que lê na internet, acha que vai conseguir fazer desde fotos de passeios a grandes eventos, como casamentos, utilizando apenas esta objetiva.

pois já fiz eventos só com a 50mm 1.8 e digo mais,já fiz até com uma helios,só dar uma olhadinha no meu link  ;)

não existe equipamento ruim,existe quem não sabe opera-los,acho que todos devem ter sim uma 50mm tanto pelo valor quanto pelo uso.

é uma boa lente sim e indico para quem ta começando.  :ok:
ótima lente para completar a do kit.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #31 Online: 09 de Maio de 2014, 20:31:28
pois já fiz eventos só com a 50mm 1.8 e digo mais,já fiz até com uma helios,só dar uma olhadinha no meu link  ;)

não existe equipamento ruim,existe quem não sabe opera-los,acho que todos devem ter sim uma 50mm tanto pelo valor quanto pelo uso.

é uma boa lente sim e indico para quem ta começando.  :ok:
ótima lente para completar a do kit.

Eu só fotografo paisagem, uma 50mm iria me limitar demais, além de precisar de mais ângulo também preciso de aberturas acima de f/16. A 50mm não me serve para nada, logo não são todos que devem ter uma 50mm.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #32 Online: 09 de Maio de 2014, 20:40:41
Eu só fotografo paisagem, uma 50mm iria me limitar demais, além de precisar de mais ângulo também preciso de aberturas acima de f/16. A 50mm não me serve para nada, logo não são todos que devem ter uma 50mm.

Concordo, não é para todos, diria até que é para uma minoria.

Mas conta aí, como foi seu começo? Como se interessou por fotografia? Quais as primeiras lentes que teve?
Sempre se interessou só por paisagens, não fazia retratos, fotos de família, registros de viagens e passeios?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #33 Online: 09 de Maio de 2014, 20:43:16
Concordo, não é para todos, diria até que é para uma minoria.

Mas conta aí, como foi seu começo? Como se interessou por fotografia? Quais as primeiras lentes que teve?
Sempre se interessou só por paisagens, não fazia retratos, fotos de família, registros de viagens e passeios?

X2
em algum momento teve que tirar uma foto da família,do filho,cachorro,gato sei lá.....F/16 não da dentro de casa...


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #34 Online: 09 de Maio de 2014, 20:51:44
Esse negócio de comprar 50tinha é para iniciante Canonzeiro. :ponder:

Iniciante Nikonzeiro compra a 35mm. :hysterical:
D600 - E-M10


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #35 Online: 09 de Maio de 2014, 20:56:12
Concordo, não é para todos, diria até que é para uma minoria.

Mas conta aí, como foi seu começo? Como se interessou por fotografia? Quais as primeiras lentes que teve?
Sempre se interessou só por paisagens, não fazia retratos, fotos de família, registros de viagens e passeios?

Sempre foram as paisagens que me interessaram, odeio fotografar gente. Comecei com lente do kit e hoje tenho uma Sigma 10-20mm.

X2
em algum momento teve que tirar uma foto da família,do filho,cachorro,gato sei lá.....F/16 não da dentro de casa...

Não, pra isso tem um monte de gente na família. Só faço externas. Esse tipo de fotografia nunca me agradou, a não ser dos meus cachorros rsrs, mas aí não vou comprar uma cinquentinha só para fotos esporádicas. Dá pra fazer numa boa com as lentes que tenho.

Assim, o que eu quero dizer é que acho um erro insistirem em dizer que a 50mm é obrigatória a todo mundo. Não é, nunca foi (desde o advento do zoom) e nunca será. Todo fotógrafo tem suas particularidades e lentes fixas como a 50mm podem ser tudo, menos versáteis. No meu caso então, é totalmente inútil. Sei que ela é uma ótima lente, mas jamais me daria os resultados que gosto.
« Última modificação: 09 de Maio de 2014, 21:17:25 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #36 Online: 09 de Maio de 2014, 21:13:21
Nenhuma lente é obrigatória pra nenhum campo da fotografia, mas que a linguagem da 50tinha é legal é a 85 tbm show... Uma GA bem usada putz fodastica... O grande lance é se descobrir e começar com uma 50tinha é um prazer! Eu também aconselharia essa lente a qualquer  um que não soubesse pra onde ir. Ela vai te dar uma noção de enquadramento muito legal.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 10 de Maio de 2014, 00:47:46
Eu que uso Nikon, se fosse comprar fixas (e pretendo) faria meu set com 35mm e a 85mm e dispensaria a 50tinha.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 10 de Maio de 2014, 01:17:22
Sou fã incondicional das 50s.
As manuais então... Quanto mais 50s, melhor.
Mas, realmente, as 35mm são mais versáteis.
Mas, por pura teimosia, não abro mão de uma 50tinha.   :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #39 Online: 10 de Maio de 2014, 02:02:21
Também não acho a 50mm obrigatória. É legal porque é barata, pra quem quer uma lente clara pra ter DOF curto muitas vezes é a única opção. Me diz qual lente AF compra-se nova com 350 reais, que tenha boa nitidez e que seja 1.8? Se não fosse pelo preço, ela seria tão recomendada quanto qualquer outra. Imagine ela custando o mesmo que uma 35/f2 ou 85/1.8?
As manuais idem. Quer uma boa manual sem gastar muito? Vai acabar encurralado nas 50mm.
Já fiz um ensaio inteiro com a 50mm. Ensaio externo, foi tranquilo.. Depois raramente usei.
Uso bastante a 24-105L. Com ela, automaticamente ou estou perto dos 35mm ou perto dos 100mm. Pra mim são as duas DFs que mais gosto, raramente paro nos 50mm.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 10 de Maio de 2014, 06:02:01
Para sensores APS eu gosto muito dos 35mm e 85mm, sendo este ultimo apertado, mas o resultado da compressão do segundo plano e achatamento do primeiro deixa um retrato mais bonito. Os 50mm eu aprendi bastante, mas no momento não uso muito.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 10 de Maio de 2014, 09:45:42
Gosto das 50's.

 A da Nikon, pelo que custa, é excepcional. A não ser que uma pessoa tenha um motivo de fotografia específico, acho que vale a pena ter uma. Em ambientes mais espaçosos, retratos, ela tem ótimos resultados.

Pessoalmente prefiro me posicionar a manejar a DF da lente, claro se isto permite.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #42 Online: 10 de Maio de 2014, 09:56:21
Otima e divertida materia,
nada que um bom curso de fotografia basica , nao resolva!!!!
E puro entusiasmo e total falta de conhecimento.
abs.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #43 Online: 10 de Maio de 2014, 15:55:47
O pessoal compra a 50mm porque é a lente mais barata que existe, tem boa nitidez e abertura.

Só por isso.

é a melhor lente que pode se comprar, depois da do kit.


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #44 Online: 10 de Maio de 2014, 17:12:59
O pessoal compra a 50mm porque é a lente mais barata que existe, tem boa nitidez e abertura.

Só por isso.

é a melhor lente que pode se comprar, depois da do kit.

Como eu disse, o preço é atraente.