Autor Tópico: Aos novatos que já pensam em uma 50mm antes mesmo de comprar a câmera  (Lida 18019 vezes)

Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #75 Online: 13 de Maio de 2014, 09:24:09
lembro quando era criança e meu pai me deixava brincar com a Olympus Pen dele, era muito divertido! Começava ali a gostar de fotografia e com tudo manual, até hoje tenho a primeira fotografia que tirei na vida! Por incrível que pareça a lente que vinha nela era uma 35mm 2.8 =D

edit: a Pen era como uma cromada de hj fazia duas fotos por negativo, muito legal.
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 09:27:37 por raphavalent »
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


ssmoura

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 13 de Maio de 2014, 13:19:23
Cara, eu acho que quem tem que pensar em custo/beneficio são os profissionais que vivem da fotografia. Hobbista quer mais é torrar o dinheiro mesmo.
Pra isso que serve o hobby.
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 13:20:26 por ssmoura »
70d - T3i - GoProH3
Tamron 17-50 f2.8/EFs 18-55 STM/EFs 10-18 STM
430ex II


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #77 Online: 13 de Maio de 2014, 13:56:55

Cara, eu acho que quem tem que pensar em custo/beneficio são os profissionais que vivem da fotografia. Hobbista quer mais é torrar o dinheiro mesmo.
Pra isso que serve o hobby.
Pior é que não deixa de ser verdade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #78 Online: 13 de Maio de 2014, 14:04:58
Cara, eu acho que quem tem que pensar em custo/beneficio são os profissionais que vivem da fotografia. Hobbista quer mais é torrar o dinheiro mesmo.
Pra isso que serve o hobby.

Concordo totalmente com isso! Até porque hobbysta muitas das vezes sempre tem mais dinheiro que profissional.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 13 de Maio de 2014, 14:45:28
Concordo totalmente com isso! Até porque hobbysta muitas das vezes sempre tem mais dinheiro que profissional.

Vc dizendo isso dá a entender que fotografia dá menos dinheiro que outra profissão.  :ponder:  acho que profissão e hobby são 2 coisas diferentes... as vezes o profissional só faz foto pela grana, eu disse "as vezes" por que se o cara gosta mesmo do que faz vai atras dos brinquedinhos.
Eu não sou fã de programar, não corro atras de livros nem de cursos e certificados, mas é o que sei fazer de melhor por enquanto.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #80 Online: 13 de Maio de 2014, 14:55:56
Não é nada disso, até porque não generalizei. Disse que em muitas das vezes ocorre isso e não é só na fotografia, em qualquer profissão que pode ser também exercida como hobby acontece isso. Isso é absolutamente normal, ainda mais em um país como o nosso onde a distribuição de renda é hiper desigual.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


RMizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #81 Online: 13 de Maio de 2014, 19:23:56
Fica como lembrete: esse tópico não é para discutir qual tipo de 50 ou 35 comprar, ou qual é melhor. Já existem inúmeros tópicos sobre isso.
Vamos nos ater mais na parte "filosófica" e técnica da conversa.
Pois é, li o nome do tópico mas depois que entrei não vi muita coisa relacionada. Acho que nem todos acessaram e leram o link do autor do tópico no primeiro post.

Sobre o assunto, eu tomo por base minha (pouca) experiência. Vindo da sequência: compacta>superzoom>DSLR.
Quando peguei minha D5100 com a lente do kit, a primeira coisa que senti falta foi o zoom. Toda hora me pegava girando o anel da lente até o fim de curso e ainda não estava no "zoom" que eu queria. Convivi com isso por um tempo, até fazer um curso básico de fotografia (recomendo a todos os iniciantes). Como um colega de curso tinha uma lente 18-200, fiquei fascinado e decidido que ia comprar uma. Resisti à tentação, coloquei em prática o que aprendi no curso e vi que o zoom não fazia mais falta pra mim.
Lendo e pesquisando muito por aí, cheguei na questão da lente 50mm. Sim, você encontra recomendações dela em toda parte. Seria ela A super-lente? Pesquisei mais e encontrei o vídeo do Thales a respeito da 35mm, daí bateu a dúvida cruel. Sim, travei minha lente em 35 e 50mm e fiz testes. Mesmo assim quando fui na loja, vi essas duas lentes e a dúvida bateu mais forte. A vendedora tinha na loja uma câmera igual a minha e me deixou à vontade para testar as duas lentes. Depois de muito testar, optei pela 35mm.
Uma lente fixa com abertura 1.8 era tudo o que eu precisava, lente clara e extremamente nítida. Abusei das grandes aberturas na primeira vez que usei, em uma festa de família. Depois de ver as fotos com calma na tela do computador, percebi a real questão da "abertura X profundidade de campo" que até então tinha sido pouco perceptível com a lente do kit. Vi o quanto errei na questão de foco também. Revisei o material do curso, pesquisei sobre esses parâmetros e vi onde estava errando: buscava zerar o fotômetro aumentando a abertura, e conseguia! Na verdade eu reaprendi (ou aprendi) como fotografar. Me acostumei com ela e gosto muito, hoje é minha lente nº1, foi um baita aprendizado.

Pela minha experiência como iniciante, eu creio que uma lente 50mm na mão de um novato (que usa o modo automático, por exemplo) pode não trazer os resultados esperados. Sim, é uma excelente lente, mas que requer um bom conhecimento sobre os parâmetros básicos. Sem contar com a questão de ser fixa: passo pra frente, passo para trás, sobe na cadeira, se espreme na parede, se aproxima do objeto, etc. Eu escolhi a 35mm por motivos pessoais e não me arrependo, hoje só uso a câmera no modo manual.

A lente 50mm é boa? A resposta é sim, mas depende da necessidade, estilo do fotógrafo e principalmente do domínio nas técnicas básicas da fotografia. Aos novatos eu recomendo um bom curso básico de fotografia e muita pesquisa, com certeza vai ajudar muito não só na escolha da lente mas no que se refere à fotografia em geral.
Nikon D7100 e D5100 + AF-S NIKKOR 35mm F/1.8G + TAMRON 17-50MM F/2.8 + AF-S NIKKOR 18-105mm F/3.5-5.6G ED VR + AF-S NIKKOR 18-55mm F/3.5-5.6G VR + Flash YN-565EX


rmiranda00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 13 de Maio de 2014, 19:45:37
Me identifiquei com seu post. Faz aí uma propaganda do curso de fotografia e do material que você usa. Pode ser por DM, caso seja muito off-topic.
Nikon D5200 + 18-55mm | Canon SX130 | Canon A530
Flickr: https://www.flickr.com/photos/rmirandamartins/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #83 Online: 13 de Maio de 2014, 20:50:51
Outro ponto a ser destacado aqui:

50 mm na lente ou na DF efetiva? Ou seja, se falarmos que esse tópico se aplica mais aos iniciantes com câmeras DSLR APS-C (T3i, D3100, etc...) o uso da 50 mm pode acabar frustando se o ambiente da foto for interno e apertado, dificultando o enquadramento.
Por isso que muitas pessoas em APS-C acabam gostando mais da DF de 35 (50 mm equivalente em 35). Eu mesmo, adorava a faixa de 17 a 35 da minha Tamron e da minha AF-S 35 1.8 G na D3100 e D90.

Mesmo assim, se tiver 400 reais para gastar além de um flash, vale a pena ter uma 50 mm. Mesmo que seja para usar um tempo e depois vender pois o giro no mercado de usados é alto e o período em que for usado essa lente, sempre proporcionará aprendizado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claud

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #84 Online: 13 de Maio de 2014, 21:10:52
Tsouto, pelo que pesquisei a D5100 é "cropada" 1,5 ou seja, uma lente 50mm equivale a 75mm certo?
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 21:15:00 por Claud »
Nikon D5100, AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G VR, AF-S 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR, YN-486II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #85 Online: 13 de Maio de 2014, 21:18:58
Tsouto, pelo que pesquisei a D5100 é "cropada" 1,5 ou seja, uma lente 50mm equivale a 75mm certo?
todas as nikon cropadas sao 1,5.
certo a 50 vira 75.
abs.


Claud

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #86 Online: 13 de Maio de 2014, 21:24:15
todas as nikon cropadas sao 1,5.
certo a 50 vira 75.
abs.

Obrigado
Nikon D5100, AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G VR, AF-S 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR, YN-486II


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 14 de Maio de 2014, 09:35:26
Para câmeras com fator de corte teria que ser uma 35mm pra virar uma 50mm certo?
As lentes do tipo "DX" (Para corpos de DSLR com fator de corte) da Nikon levam em consideração essa conta? Ou seja se eu comprar uma 50mm DX vai ser 50mm mesmo??? Ou eu teria que comprar uma 35mm DX? Eita nois  :shock:
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #88 Online: 14 de Maio de 2014, 10:12:30
A DF mostrada na lente eh sempre em FF, não importa se a lente eh para FF ou APS


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #89 Online: 14 de Maio de 2014, 10:48:27
A DF mostrada na lente eh sempre em FF, não importa se a lente eh para FF ou APS

Exato. O que muda é o "campo de visão" do sensor que em APS-C é menor. Por isso diz-se "crop".