Autor Tópico: Aos novatos que já pensam em uma 50mm antes mesmo de comprar a câmera  (Lida 17939 vezes)

Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Esta matéria não é direcionada a usuários experientes que já sabem o que querem e do que cada lente é capaz de oferecer, esta matéria é destinada a uns 80% de novos fotógrafos que antes mesmo de comprar a primeira DSLR ouvem falar tanto na famosa "cinquentinha" que já querem logo comprá-la sem saber ao certo para que ela serve.

As situações descritas são baseadas em relatos que recebo diariamente por e-mail, e nas últimas semanas a quantidade aumentou assustadoramente, o que me motivou a escrever isso. Espero que os mais experientes entendam o que eu quis dizer com este texto.

http://www.foto-facil.com/2014/04/por-que-nao-usar-uma-lente-50mm.html
« Última modificação: 07 de Maio de 2014, 17:25:09 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2014, 10:44:43
Legal sua matéria, sou novato não sabia que era tão dificil assim fazer o auto-foco, de resto já tinha pesquisado e ja sabia, como gosto muito de retrato de qualquer maneira ainda quero a minha 50mm   ;)
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2014, 11:01:03
Dá pra fixar esse tópico na área principal?  :D :D :D :D

Pra todo mundo que aparece aqui, querendo comprar uma T3i pra família, etc, um monte de gente já recomenda a cinquentinha.

Eu acho muuuuuuuuito mais útil um YN 468II do que a 50mm pra um iniciante.


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2014, 11:35:09
Já tinha lido no blog, muito legal pra esclarecer pro pessoal que ainda tá meio perdido.

Me fez lembrar de uma situação onde eu estava tentando fotografar meus familiares, só que aos poucos, pois não havia espaço para enquadrar todo mundo, e uma prima continuava chamando o pessoal:
"Vem gente, vem todo mundo!!"
"Não, espera, não cabe todo mundo..."
"Ah... que droga de câmera!!"
 :shock:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2014, 11:42:15
Dá pra fixar esse tópico na área principal?  :D :D :D :D

Pra todo mundo que aparece aqui, querendo comprar uma T3i pra família, etc, um monte de gente já recomenda a cinquentinha.

Eu acho muuuuuuuuito mais útil um YN 468II do que a 50mm pra um iniciante.

Depende muito onde vão ser tirada as fotos... eu não gosto de flash mas vou ser obrigado a comprar um antes de uma lente 50mm, isso é quase certeza.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2014, 13:15:56
Acredito q com uma cinquentinha (ou qlqr fixa)  se aprende mto mais do que com qlqr zoom, em termos de composição da imagem. Se alguém q está querendo aprender sobre fotografia me perguntar qual lente comprar, vou continuar indicando as fixas, mas claro vai depender da vontade da pessoa em aprender, pra que tenha um bom uso :ok:
Eu msm comecei com uma cinquentinha, mas já tinha estudado um pouco antes, pra começar já fazendo bom uso dela


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2014, 13:29:58
O problema é a falta de noção sobre os comprimentos focais. Tem que lembrar principalmente que uma 50mm em uma câmera com sensor APS comporta-se como uma meia tele e que meias-teles não são práticas no papel de objetiva única. Por este motivo é que literalmente todas as compactas de filme de objetiva fixa usavam uma objetiva na ponta oposta, uma "meia grande angular" de 35 ou 40 milimetros, que é muito mais versátil.

A 50/1.8 II é uma lente originária das EOS Rebel de filme, e nelas era realmente uma normal. Quem quiser o mesmo efeito em uma APS deve optar por uma 28mm, 35mm ou no máximo uma 40mm, salvo se desejar realmente uma meia-tele.

Focalizar perfeitamente com uma tele é, por definição, mais complicado que com uma grande angular.
« Última modificação: 08 de Maio de 2014, 13:30:59 por AFShalders »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2014, 14:34:43
Até por essas limitações e dificuldades, a 50 é uma escola, e não uma solução.
O mais atraente nela ainda é o preço, se existisse uma 35/1.4 com mesmo valor a cinquentinha seria esquecida.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2014, 16:14:50
Gostei.. acho actual...

É claro que poderia afirmar que no meu tempo, era essa e mais nenhuma....  ;)
Mas tb é verdade que não havia isso de ZOOM, pelo qual não lhe escreveria: "Que não consigo fazer zoom... "  :)

É util sim senhor...  :ok:
A. Fernandes


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2014, 16:16:53
Gostei.. acho actual...

É claro que poderia afirmar que no meu tempo, era essa e mais nenhuma....  ;)
Mas tb é verdade que não havia isso de ZOOM, pelo qual não me passaria pela cabeça escrever: "Que não consigo fazer zoom... "  :)

É util sim senhor...  :ok:
A. Fernandes


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2014, 16:17:36

Eu acho muuuuuuuuito mais útil um YN 468II do que a 50mm pra um iniciante.

Como iniciante que tem os dois, concordo plenamente.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2014, 16:27:56
Como iniciante que tem os dois, concordo plenamente.

Porem o aprendizado do flash eu acho mais complicado que entender como funciona a 50mm, exemplo disso é entender que o tempo de exposição controla a luz do ambiente e não a do flash.
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2014, 16:36:51
Porem o aprendizado do flash eu acho mais complicado que entender como funciona a 50mm, exemplo disso é entender que o tempo de exposição controla a luz do ambiente e não a do flash.

Bom isso depende...
Sem luz ambiente a ISO baixo, onde portanto não vai sair qualquer imagem, o tempo de exposição joga com o flash.

Quando aumentamos o ISO, e portanto já vai haver foto com a luz ambiente, aí sim o Flash passa ser só mais uma luz... E há que coordenar tudo. Os flash costumam ter uns automáticos que leem a luz do motivo e a cortam. O modo TTL por exemplo.

Aqui no Forum há bons temas sobre isso como este http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=1629.0
A. Fernandes


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2014, 18:49:41
Porem o aprendizado do flash eu acho mais complicado que entender como funciona a 50mm, exemplo disso é entender que o tempo de exposição controla a luz do ambiente e não a do flash.

Não sei se é tão difícil assim, você mesmo já colocou de uma forma muito simples e fácil de entender.

Eu achei que para mim o flash permitiu fazer imagens que eram impossíveis somente com câmera e lente do kit. Mas isso porque faço muito retrato em ambiente fechado. Vai da necessidade de cada um.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2014, 19:34:08
A lente 50mm tem linguagem totalmente diferente... É uma lente que te oferece características inerentes a ela (que todo mundo conhece), um flash outras características...
Na moral, o cara compra a 50mm pra ter cortina de foco curtinha e uma nitidez a mais...
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/