Existem inumeros fatores a serem pensados. Alguns delessao...
Pela asua descricao me parece o classico erro do:
1. Vc pode nao estar compensando o que o seu fotometro diz para o ambiente como um todo.
Por exemplo, vc quer que uma pessoa fique bem exposta e faz a leitura baseado na pele/rosto da pessoa e assim pensa que a pessoa ou a foto vai sair bem exposta. O que em muitos casos nao eh verdade, pq depende o quanto de luz a pele (ou seja la o que vc esta fotografando e fotometrando) esta refletindo de luz. Principalmente quando se usa flash, ambientes comiluminacao dura ou dias ensolarados. E muitas pessoas nao param para olhar que o objeto fotometrado esta na verdade rebatendo luz. O O fotometro lendo a luz rebatida vai render fotos sub-expostas e o reflexo da luz rebatida em "18% gray".
A pele caucasiana costuma rebater luz muito facilmente, principalmente quando oleosa e deve-se ficar atento a isso. Pele negra eh o contrario, reflete muita pouca luz quanto mais negra.
Eh preciso comparar com o ambiente como um todo e ver se precisa compensar para mais ou para menos. Pele caucasiana na grande maioria dos casos, eh preciso dar exposicao a mais de aproximadamente de 2 a 4 stops, pq se for pensar monocromaticamente na escala de 0 (totalmente preto) a 10 (totalmente brando) a pele caucasiana em geral esta entre 7 e 9 aproximadamente, mas vai depender de cada cena e ton da pele. Ja pele negra, eh muito dificil achar casos que nao precisa dar mais exposicao.
A maior quixa dos negos eh que a maioria dos fotografos fazem eles aparecerem muito mais escuros nas cenas do que realmente sao, principalmente nas cenas mais contrastosas.
2. A latitude de registro de luz da sua camera tambem faz uma grande diferenca. Eu sei que a D7100 tem baixa latitude, por exemplo. Isso faz com que o limite para alta luz e baixa luz (nao sei os termos em portugues) sejam menores e exige que a fotometria seja mais precisa. E em ambientes com muito contraste de luz fica mais dificil em nao perder textura nos tons super claros ou super escuros. Diferente dos sensores com maiore latitude, como a D800, que permite que vc faca fotos subexpostas em ate 4 stops ou ate mais e compense no RAW sem perder nenhuma informacao ou qualidade.
3. Se parecer bem exposto no monitor mas subexposto na impressao, fique atento pq papel Matt costuma deixar a foto um pouco mais escura e da um pouco mais de contraste normalmente. Ja Glossy da mais brilho.
Se vc usar flash direto, o ideal eh sempre se basear pela distancia e esquecer o fotometro, principalmente em ambientes com muito contraste pq o fotometro nunca vai dar a exposicao correta. Entao vc faz testes em casa de potencia do flash ideal e ve o quanto de f/stop da lente precisa para uma boa exposicao em uma determinada distancia, como por exemplo de 1 ha 2 metros, depois de 3 a 5 metros, depois de 7 a 10 metros, etc. E va com a formula que vc estabelecer que melhor funciona para vc na cabeca. E com a pratica, vc nos eventos faz estimativa da distancia que esta e ja sabe o quanto de potencia do flash e f/stop da lente precisa para a cena, compensando de ambos os lados ao seu gosto e criatividade.
O mesmo tambem vale para flash rebatido no teto, mas ai eh mais trabalho cerebral pq tem que levar em consideracao nao so a distancia do objeto fotografado como tambem a distancia do teto. Mas se vc fotografa com muita frequencia tais situacoes vc logo pega o jeito.