Autor Tópico: Foto de Produto - Valor de Mercado e afins  (Lida 3294 vezes)

Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Online: 01 de Maio de 2014, 15:47:47

                Boa tarde,pessoal,acebei de receber uma proposta para fotografar produtos,mas minha área é eventos. Tenho que dar uma resposta amanhã e temo não aceitar e perder uma boa oportunidade.

                Pergunto,como se cobra? Por produto? Como costuma funcionar tudo isso?

               A ideia é fotografar os produtos de uma loja de calçados...seriam sandálias em três ângulos e cintos em um ângulo. 

               E, como melhor fazer, montar um pequeno estúdio em casa? Funciona? O que indicam?

                      Muito obrigada!

                        Adriana.

                       


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2014, 20:50:19
Olá Adriana tudo bem?

Na realidade existe diversas pastas falando sobre o assunto aqui.

Geralmente o que o pessoal indica fazer é você calcular os custos e o quanto você quer ganhar, fazer uma média e cobrar por hora trabalhada. Normalmente é isso que dizem. O preço em números nem sempre é revelado visto que há diversas variáveis envolvido.

Equipamentos também existem diversos. Existe o que o pessoal chama de "mesa still" que seria todo o equipamento de estúdio só que em miniatura. Mas também é possível fazer todo o trabalho com equipamento normal, caso possua. Daí depende também o quanto você vai usar, quanto vai poder investir. Tem pessoas que inventa ideias caseiras que, com uma boa técnica fazem fotos incríveis.

Eu por exemplo. Cheguei a montar caixas, usei lampadas florescente e monte de coisas. Mas o que eu mais gostei, foi forrar uma mesa com uma cartolina, um tripé e o brilho da luz do sol das 15h + ou - e fiz algumas fotos de meus produtos que tento vender e depois uma boa edição pós. Dicas que o pessoal deu por aqui.

Não ficou fotos fenomenais de outro mundo, mas foi a minha melhor ideia para fotografar meus produtos. Gastei só R$ 0,50 nas cartolinas.  :)

Um exemplo:


Se derrepente quiser ver todas as fotos, http://dcsdesenvolvimento.com.br/produtos.php?tipo=17.php

Mas uma dica é, dar uma olhada também lá parte de iluminação do fórum que tem mais dicas sobre essa questão  :ok:
« Última modificação: 09 de Maio de 2014, 20:50:55 por Danilo_cs »


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2014, 10:43:57
Adriana,

A proposta é continua ou para uma sessão apenas?

Para te dar m exemplo, sei de caso de fotógrafo que foi contratado para em um dia da semana ir até a loja e fotografar vitrine e produtos. Mensalmente, até a ultima atualização, o valor mensal era de 1500 cruzeiros.

Lembre se, esse valor é só um horizonte, faça aí o seu levantamento de custos e possibilidades.

O melhor esquema o tempo vai dizer (se fazer em loco ou levar os produtos para casa).

Quanto à técnica, leia o livro "luz ciência e magia", se ele não for suficiente..  Esqueça foto de produtos.

Abraço.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


fabio.rizzaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2014, 22:12:47
Preço é uma coisa difícil.... Também tenho curiosidade sobre o assunto.
Quanto a indicação do livro "luz ciência e magia", posso dizer que é um ótimo investimento.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2014, 23:06:11
Preço é complicado de se tabelar. Só pra citar dois exemplos, fechei um contrato de um ano com um fabricante de eletrodomésticos com o valor de 1200 por produto. É um valor muito mais barato do que alguns concorrentes meus cobrariam. E estou praticamente trabalhando sem margem de lucro nestes produtos, devido ao trabalho que estou tendo, mas mesmo assim está valendo a pena por causa do portfolio que estou construindo com eles.

Já um outro cliente me passou 6 produtos semana passada, cobrei 200 reais em cada um e tive muito lucro, pois fiz em pouco tempo.

Outra, coisa, cuidado com este tipo de foto, pois pode parecer simples e fácil, mas não tem nada disso, um conhecido é um espetacular fotografo de eventos, tem um olhar fantástico, técnica apuradissima e equipamento de ponta, bem melhor que o meu, diga-se de passagem, passei algumas fotos de produto pra ele e não ficaram muito boas, é muito complicado atuar fora da nossa área.