Autor Tópico: 7 Gambiarras para tornar as fotos mais criativas  (Lida 2885 vezes)

Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2014, 21:18:35
Bacana!! Rs


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2014, 23:53:54
A do vidro de soldador é super útil  :clap: :clap: :clap:
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2014, 10:29:42
Bacana mesmo.
Valeu por compartilhar.
Abs.


craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2014, 11:47:00
A do vidro de soldador é super útil  :clap: :clap: :clap:
2x

Agora a da vaselina na lente é tenso
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2014, 17:19:06


A unica novidade ai esta na camera em cima do timer rotativo. Que eh de fato uma boa ideia.

Essa da vaselina eh arcaica, a do papel colorido tambem eh antiga que tambem pode ser feito com filtro de vidro.
A do difusor tambem antiga (eu tenho um difusor igual que custa barato nas lojas, mas eh mais um disperdicador de luz e energia, so usei uma vez).
A do elastico segurando o filtro, vale mais apena comprar o acessorio Cookin que deixa o filtro mais seguro e tambem eh barato.
A da corda estabilizando a camera eu so conhecia usando apenas 1 corda. Mas um motope eh ainda melhor.
A do bokeh eh mais velha do que andar para frente (a classica eh a feita de coracao... As mulheres se derretem).

Uma das pastes mais divertidas dafotografia eh justamente usar modificadores de luz na lente, Tem varios Cookins antigos de varios efeitos e super baratos, para fazer bokeh legal, deidar as laterais com efeitos diferentes e ate cores, sem precisar fazer meleca com vaselina ou cuspi, nem precisar andar com papel pendurado na lente.
Mas fazer o que... essa nova geracao que faz tudo no computador...   8-) Ai perde a graca.

Vcs acham que esse auto retrato aqui eu sai com a pele lisinha e a barba e cabelos cedosos por causa de Photoshop??? Que nada, nao tem por tratamento nenhum... Eh puro filtro Cokin P161.
Photoshop nunca mais...  :ok:



vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2014, 14:32:03

Vcs acham que esse auto retrato aqui eu sai com a pele lisinha e a barba e cabelos cedosos por causa de Photoshop??? Que nada, nao tem por tratamento nenhum... Eh puro filtro Cokin P161.
Photoshop nunca mais...  :ok:



Photoshop é um mal necessário, afinal todo mundo erra... Essa sua foto me lembrou o Inri Cristo kkkkk
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2014, 14:38:20
Nao digo que photoshop seja ou nao nescessario. Isso vai depender de cada um.

Digo a subistituicao dos efeitos com materiais pela manipulacao digital. Como no exemplo que dei, onde eh possivel se obter pele e cabelos lisos e cedosos, sem precisar trabalhar no computador depois.


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2014, 16:37:42
Vcs acham que esse auto retrato aqui eu sai com a pele lisinha e a barba e cabelos cedosos por causa de Photoshop???

Má é uma bichona!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Brincadeira! Acompanho seu portifólio e realmente é impressionante o trabalho que se consegue sem o Photoshop...

 :ok:

Aproveitando e deixando uma perguntinha.. A vaselina não estraga aquela camada de esqueci-o-nome da lente?
« Última modificação: 12 de Maio de 2014, 16:40:11 por GHMiyamoto »
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2014, 02:08:36
Má é uma bichona!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Brincadeira! Acompanho seu portifólio e realmente é impressionante o trabalho que se consegue sem o Photoshop...

 :ok:

Aproveitando e deixando uma perguntinha.. A vaselina não estraga aquela camada de esqueci-o-nome da lente?

A vaselina nao eh aplicada diretamente na lente mas sim em um filtro. Basta tirar o filtro e lavar depois.
Mas tinha a epoca das lentes nitidas para filme em que fotografos passavam um pouco de saliva diretamente na lente para deixar a imagem mais soft, apesar de tambem existir filtro para isso.

No meu site tem fotos de diferentes periodos, metade do que esta na pagina principal foi feito com digital e tem tratamento digital.

Ou seja, eu nunca disse que nunca usei photoshop.
Tambem nunca disse que o filtro para deixar a pele lisa serve para fotos coloridas digitais (filme colorido, se usar o apropriado ele ja deixa a pele mais macia como o Portra por exemplo).

O que estou dizendo eh que todas essas tecnicas usadas no passado a maioria acha que fazendo no photoshop eh melhor hoje em dia (nao estou dizendo que eh minha opiniao!!!).


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2014, 06:21:47



A do bokeh eh mais velha do que andar para frente (a classica eh a feita de coracao... As mulheres se derretem).



Por acaso ainda bem que abriram este tópico porque me fez lembrar de uma dúvida que me surgiu aqui há tempos e nunca esclareci.

Essa dos filtros bokeh não atrapalham a imagem principalmente nas grandes aberturas? Por exemplo este artigo http://www.ebay.com/itm/Bokeh-Wizard-Kit-28-pcs-Bokeh-Discs-for-Canon-50mm-EF-lens-/261473322041?pt=Camera_Filters&hash=item3ce1064439 não compreendo como se pode tirar fotos com isto à frente da lente.
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 06:22:34 por taunus »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2014, 07:14:30
Eu nao sei explicar exatamente como funciona... Pergunte a um fisico, mas eh como se estivesse aumentando o f-stop so que lo lugar de laminas na lente vc usa um buraco com formas.

Mas na propria pagina tem exemplos de fotos.

Aqui varias opcoes para brincar:

http://www.cokin.co.uk/pages/filters.htm

Algumas dicas para quem gosta de retratos:

Citar
Diffuser Light Ref. 820
The lightest diffuser. Improves the skin grain without showing the use of filter. For professional use.

Diffuser 1 Ref. 830
Diffuses strong light without affecting the clarity of the image up to about 135 mm focal length and eliminates small skin defects. Ideal for portrait and still-life work.

Net Filter 1 White Ref. 142
Soft effect «Net» filter, creates a soft milky effect . Great for Portraits.

Net Filter 1 Black Ref. 143
Soft effect «Net» filter, very light. Perfect contrasted diffusion for Portraits.

Net Filter 2 Black Ref. 145
Soft effect «Net» filter, similar to 143 but with lower density. Perfect contrasted diffusion for Portraits.

Cold Color Diffuser Ref. 089
Controls bright lights, and surrounds your subjects with a soft and gentle atmosphere. Lends your pictures orange tones.

Sunsoft Ref. 694
Diffuser filter combined with a strong warm-up effect similar to suntan. Ideal for professional Portrait

Champagne Ref. 695
Diffuser filter combined with flesh dye.

SoftWarm Ref. 696
Mixing of warm tone 027 and light diffuser 820. Great for portrait as it corrects the small defects of the skin. The diffusion effect is subbtle so that you don’t realize a filter was used.



MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2014, 22:47:21
A dica do "tripé" com barbante já tinha sido dada aqui no fórum há tempos atrás!
O pessoal aqui manja!!!
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


mbus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2014, 19:16:56
Os filtros mostrados  podem ser feitos artesanalmente. Fiz diversos (center foco, fog, dupla exposição, coloridos, DN, etc). A muitos anos adquiri um suporte Cokin, com filtros filtros, e utilizava o suporte para os filtros feitos, que eram em vidros 3mm. Os filtros Cokin são inumeros, com diversos motivos, porem necessitam de manuseio com cuidado especial, por serem em acrílico. Hoje talvez seu preço seja um pouco elevado.