Autor Tópico: E quando nós não gostamos das fotos, o que dizer pro cliente?  (Lida 6242 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2014, 14:59:13
Exatamente... E o "cliente" ao aceitar um servico gratuito de um iniciante deve tambem levar isso em consideracao.
E esse é o problema. O que mais tem é gente maluca por aí. E que acha que está te fazendo um favor para compor o seu portfólio. Por isso se deve pensar bem para quem oferecer. E alem disso se preparar porque pode acabar descobrindo que a pessoa é um sem noção.

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2014, 15:00:39
Bom mesmo é cobrar caro (acima da média de mercado). Aí, dificilmente terá encheção de saco.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2014, 15:08:02
Pessoal, lí o que escreveram e fiquei pensando. Revi as fotos. Realmente não estão dentro do padrão que eu gostaria e que acho que poderia ser vendido.  Eu tô só começando, tenho muito que aprender ainda, mas não tenho tanto tempo quanto gostaria pra me dedicar. Tenho outro trabalho que é meu ganha pão e ainda tenho uma filha pequena pra criar. Sei que não vou conseguir fotos maravilhosas de um dia pro outro. Por isso resolvi não oferecer outro ensaio gratuito. Imprimi duas fotos e mostrei pro pessoal do meu trabalho, eles gostaram. Então vou entregar assim mesmo, em cd e duas impressas. Se ela gostar, que ótimo! Se não gostar... paciência... Eu nem tenho a pretensão de viver de fotografia mesmo (pelo menos por enquanto). Vou relaxar e deixar rolar...

Semana passada fotografei duas gestantes e já combinei o ensaio newborn também. Comprei dois cursos e um livro sobre o assunto. Tenho mais ou menos dois meses pra estudar e fazer duas novas tentativas, espero me sair melhor da próxima vez!  :D

Obrigada!


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2014, 15:21:31
Pessoal, lí o que escreveram e fiquei pensando. Revi as fotos. Realmente não estão dentro do padrão que eu gostaria e que acho que poderia ser vendido.  Eu tô só começando, tenho muito que aprender ainda, mas não tenho tanto tempo quanto gostaria pra me dedicar. Tenho outro trabalho que é meu ganha pão e ainda tenho uma filha pequena pra criar. Sei que não vou conseguir fotos maravilhosas de um dia pro outro. Por isso resolvi não oferecer outro ensaio gratuito. Imprimi duas fotos e mostrei pro pessoal do meu trabalho, eles gostaram. Então vou entregar assim mesmo, em cd e duas impressas. Se ela gostar, que ótimo! Se não gostar... paciência... Eu nem tenho a pretensão de viver de fotografia mesmo (pelo menos por enquanto). Vou relaxar e deixar rolar...

Semana passada fotografei duas gestantes e já combinei o ensaio newborn também. Comprei dois cursos e um livro sobre o assunto. Tenho mais ou menos dois meses pra estudar e fazer duas novas tentativas, espero me sair melhor da próxima vez!  :D

Obrigada!

É isso ai, cabeça pra cima e bola pra frente, como dizem é errando que se aprende. Você mora onde mesmo? rs... olha eu tentando arrumar um ensaio grátis ;)

Ahh e não faça que nem a "Simone Silverio" que fotografa o bebe de cima usando só uma mão e sem a alça kkkkk
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2014, 15:27:59
Bom mesmo é cobrar caro (acima da média de mercado). Aí, dificilmente terá encheção de saco.
De fato. Eu ja notei que aqueles que estao dispostos a pagar um bom valor monetario por algo, sao tambem os mesmos que caisam menos dores de cabeca e mais faceis de se trabalhar.

Ja aqueles que insistem em pagar mais barato, sao justamente os mais chatos.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2014, 15:33:54
De fato. Eu ja notei que aqueles que estao dispostos a pagar um bom valor monetario por algo, sao tambem os mesmos que caisam menos dores de cabeca e mais faceis de se trabalhar.

Ja aqueles que insistem em pagar mais barato, sao justamente os mais chatos.
É isso mesmo. Quando comecei, caí na burrada de oferecer um preço promocional durante um tempo. Nossa! A maior burrada da minha vida.
Preço abaixo da média é bom pra quem ainda não tem portfólio, porque apesar das perturbações, dá pra melhorar essa questão. Quando já tiver um portfólio decente, é melhor ir subindo o preço o quanto puder. Diminui-se o trabalho mas a remuneração se mantém. Como só fecha quem realmente se identifica com o seu trabalho, é só alegria e confiança por parte da clientela.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2014, 15:35:57
É isso ai, cabeça pra cima e bola pra frente, como dizem é errando que se aprende. Você mora onde mesmo? rs... olha eu tentando arrumar um ensaio grátis ;)

Ahh e não faça que nem a "Simone Silverio" que fotografa o bebe de cima usando só uma mão e sem a alça kkkkk

Usar a câmera sem alça jamais!

Estou em Belo Horizonte, tem um recém nascido aí pra eu fotografar?  :D


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2014, 15:42:23
Usar a câmera sem alça jamais!

Estou em Belo Horizonte, tem um recém nascido aí pra eu fotografar?  :D

Ahhh sou de Campinas, to longe... ja voi a fase do recem nascido, ele ta com 9 meses aí num conta né? Ah vc vc ja deve ter visto as fotos dele no meu Flickr  :D
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2014, 15:46:46
Ahhh sou de Campinas, to longe... ja voi a fase do recem nascido, ele ta com 9 meses aí num conta né? Ah vc vc ja deve ter visto as fotos dele no meu Flickr  :D

O bebê loirinho? é muito lindinho ele!  :wub:

Se eu estivesse mais perto poderia rolar...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 23 de Abril de 2014, 17:13:22
Agora, se voce ofereceu de graça é porque ainda não está pronta pra cobrar pelo serviço. E se voce não está pronta, não tem que se cobrar pelo resultado. E nem ficar com medo de que alguem te cobre por isso. Agora não há mais tempo para refazer a sessão. Se tivesse que ser refeita, um dia depois ou pelo menos na mesma semana. Não diga que as fotos ficaram ruins. Entregue-as e pronto. Não ofereça mais nenhum serviço de graça pra essa mesma cliente por sentir culpa. Voce não tem culpa nenhuma. Se tiver que oferecer gratuitamente, faça por voce e não pelo cliente, afinal de contas voce não está recebendo pelo serviço.


Sim, isso que eu penso mesmo, ela não está cobrando por falta de experiência, e a cliente sabe disso. Se a cliente não gostar das fotos, ela que pague para alguém fazer, mas a Angelita não pode pagar por isso. Ainda mais se não tem pretensões de virar fotógrafa em breve, porque aí nem tem que ter medo de se queimar e perder clientela.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Abril de 2014, 17:16:08
O bebê loirinho? é muito lindinho ele!  :wub:

Se eu estivesse mais perto poderia rolar...

Sim é o loirinho ^^ de olhos claros, puxou os olhos da mãe e a loirisse do pai  :wub:
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 12 de Maio de 2014, 10:46:03
Gente, desenterrando o tópico só pra contar o que aconteceu...

mandei as fotos pra cliente e ela gostou bastante e acabou postando as fotos no facebook e me marcou em todas. Eu fiquei aliviada de ela ter gostado, mas não gostei de ter fotos que considerei ruins sendo divulgadas pros meus contatos...  :(



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 12 de Maio de 2014, 14:30:44
[...] mas não gostei de ter fotos que considerei ruins sendo divulgadas pros meus contatos...  :(

Nem sempre o que consideramos ruim significa que os outros vao considerar ruim. O ideal eh saber do que os outros gostam mesmo que vc nao gosta, pq ai vc sabe se o que esta sendo entregue e compartilhado vai funcionar a seu favor ou nao.

Eh por isso que em hipotese alguma fotos que vc nao considera boa (nao nescessariamente a vc mas pelo menos para um publico) jamais deve sair dos poroes do seu HD.

Acho que o pior (mercadologicamente falando) eh quando consideramos um trabalho bom mas ninguem gosta...


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 13 de Maio de 2014, 07:48:25
Eu, principalmente sempre fui muito crítico comigo mesmo, então, depois do calor do momento sempre achei minhas fotos ruins, mesmo todos dizendo que estavam boas. Acho que isso é normal, e muito bom também, porque assim buscamos sempre melhorar.. :ok:


spiderpoison

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 16 de Maio de 2014, 14:13:55
Eu falaria ... "Ta uma porcaria, mas o dinheiro é seu, da a grana que eu te dou essa bos.. logo." (brincadeira)

Eu não sou fotógrafo profissional, mas trabalhei comercializando sites e sistemas para empresas por mais de 10 anos.

O que posso dizer sobre prestação de serviços é: "Cobre o que acha que seu serviço vale, pois sempre vai ter alguém que paga". Se acha que seu serviço é bom e vale o preço cobre caro, pois há mercado para todos os bolsos.

Como já disseram, quando você cobra caro as pessoas valorizam o seu trabalho mesmo que você ache que está uma droga, isso é uma verdade porque você só será valorizado se valorizar você e seu trabalho. Estará oferecendo as pessoas o que tem de melhor e confiante e isso faz toda a diferença.

Quanto o que você acha do serviço é irrelevante, eu sempre lembro daquela máxima "O freguês tem sempre razão", então se ele te pagou para fazer algo e gostou daquele jeito, não reclame, entregue e tente fazer melhor em seu próximo trabalho.

Apesar de mais de 100 clientes satisfeitos posso dizer que devo gostar de 3% a 7% dos trabalhos que eu já fiz.