Autor Tópico: Dicas e sugestões para iniciar em filme  (Lida 1756 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 12 de Maio de 2014, 16:03:14
Galera eu sempre tive algumas SLR guardadas e agora consegui uma Olympus Trip 35 pela qual me apaixonei :sub:
Estou querendo começar a fotografar com ela também quando saio com minha DSLR e queria revelar os filmes em casa. Andei pesquisando e achei relativamente simples revelar em P&B, mas tem informações demais por ai e estou ficando perdido :aua:

Aos mais vividos, poderiam me indicar sites, blogs ou artigos sobre tipos de filmes e revelação? Se puderem me dar sugestões de filmes para usar na Olympus Trip 35 e fazer revelação em casa agradeceria mto tb :ok:


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2014, 17:47:00
Cara, você chegou a ver esse site? http://www.queimandofilme.com/ Ele tem muita informação legal. Geralmente não vai muito fundo nos assuntos, mas dá uma boa direcionada.



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2014, 17:51:11
Cara, você chegou a ver esse site? http://www.queimandofilme.com/ Ele tem muita informação legal. Geralmente não vai muito fundo nos assuntos, mas dá uma boa direcionada.

É eu estou olhando ele msm, mas msm assim é mta informação espalhada, to ficando tonto :hysterical:
Queria saber msm um tipo de filme q eu possa usar nessa minha cam e q seja simples de revelar em casa em P&B, e barato claro, mas tem mtos tipos e marcas :ponder:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2014, 11:51:14
Chumbinho, PB é muito fácil.

Primeiramente compre nas lojas o filme mais barato que vc encontrar. Atualmente vc vai achar o Tri-X rebobinado mais em conta.

Pra revelar em casa tem um monte de videos no Youtube ensinando, é simples demais;

Resumidamente, vc precisa de um tanque pequeno com espirais (de aço ou de plastico, para um ou dois rolos de filme), ai vc entra em uma sala completamente escura pra retirar o filme do rolo e colocar na espiral, essa é a parte mais difícil porque tem que fazer tudo no escuro. Para o iniciante, a bobina de plastico é mais fácil porque requer menos habilidade, então prefira as bobinas de plastico no lugar das de aço inox.

Ai vc prepara um revelador qualquer, por exemplo compra um saquinho do D76 em pó da Kodak (+ agua filtrada), e compra um fixador, esse é o jeito mais fácil. Tem gente que prefere fazer o revelador em casa, misturando produtos químicos comprados aparte pra fazer o revelador (ex. Rodinal/Parodinal), isso é bom pra quem vai revelar muito frequentemente, porque fica mais barato. Mas se vc quer apenas experimentar, antes de tentar fazer o químico caseiro compra o D76 pronto que é mais fácil.

http://youtube.com/watch?v=l_arrE1jSI8


Exemplo de receitas de químicos pra fazer em casa:
http://ftpmirror.your.org/pub/wikimedia/images/wikipedia/commons/1/1a/Qu%C3%ADmica_da_fotografia_caseira.pdf
http://keepcalmandtakephotos.wordpress.com/2012/08/20/fazendo-parodinal-em-casa-substituto-do-rodinal-2/

Em todo o processo é importante controlar a temperatura então vc precisa de um termômetro. Vc tbm precisa de uma pia com torneira (pode ser o tanque), de dois frascos limpos com a marcação de volume (um para o revelador e outro para o fixador).

Como interruptor pode usar água da torneira mesmo, não precisa comprar interruptor.

Atenção, não é ecologicamente correto dispensar os químicos nos ralos, recupere os químicos em outro recipiente, não jogue a rede de esgoto comum.


Depois de colocar o filme no tanque de revelação, vc vai pra pia da cozinha e faz o seguinte (prefira cubas de inox):

1- Lava o filme com água
2- Coloca o revelador e agita por alguns minutos
3- Lava novamente com água para interromper a revelação
4- Coloca o fixador e agita por mais alguns minutos

Os tempos de revelação vc acha nos sites e vem tudo escrito no saquinho do D76.

Pronto, ja pode retirar o filme e deixa secar em um varal que não tenha poeira.

Só isso!!!
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 12:04:19 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2014, 14:05:57
Esse processo que encontrei mesmo Lindsay, achei bem tranquilo tb, parece com revelação de radiografias que já vi meu pai fazendo!
Mas quanto ao filme, precisa ser P&B msm, ou pode ser aqueles coloridos baratinhos? Li algumas coisas de não poder ser chromo e algumas frescurinhas mais. Estou pensando em comprar o mais barato possível primeiro pra testar a câmera e aprender a revelar, depois partir pro tri-x q é mais caro.
Como vc faz a ampliação? Vi algumas fotos feitas com scanner comum e achei o resultado meio ruim...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2014, 14:38:10
Esse processo que encontrei mesmo Lindsay, achei bem tranquilo tb, parece com revelação de radiografias que já vi meu pai fazendo!
Mas quanto ao filme, precisa ser P&B msm, ou pode ser aqueles coloridos baratinhos? Li algumas coisas de não poder ser chromo e algumas frescurinhas mais. Estou pensando em comprar o mais barato possível primeiro pra testar a câmera e aprender a revelar, depois partir pro tri-x q é mais caro.
Como vc faz a ampliação? Vi algumas fotos feitas com scanner comum e achei o resultado meio ruim...
Vc mora em Sampa???

Vi o Tri-x rebobinado na Pretti semana passada á R$ 20,00 o rolo...

Foto PB tem que ser filme PB. Se usar filme colorido o processo é outro, muito mais complicado, ai recomendo vc mandar revelar nas lojas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2014, 14:42:56
Sou de SP sim, onde fica essa Pretti?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2014, 14:44:25
Conhecimento importa mais que equipamento.




Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2014, 08:01:29
compra esse livro aqui:



na Estante Virtual tel dele na casa dos R$25,00 a R$40,00 ... http://www.estantevirtual.com.br/q/revela%C3%A7%C3%A3o-preto-e-branco
« Última modificação: 14 de Maio de 2014, 08:01:48 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2014, 08:05:47
-
« Última modificação: 14 de Maio de 2014, 08:07:11 por Luciano.Queiroz »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2014, 08:48:52
Show, vou ver se compro, obrigado pela dica :ok: