Autor Tópico: Compact system camera (CSC) ou DSLR  (Lida 5145 vezes)

guedesp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 13 de Maio de 2014, 14:17:34
Caros confrades.
Sou amante da fotografia, porem não sou bom nisso!!!  :aua:
A minha primeira comera foi uma Canon Powershot S5is gostei muito dela mas não trocava de lente, e era muito complicado para tirar fotos rápidas( isso na minha mão  :D).  Então comprei uma point and shoot canon powershot sx 250 gostei muito ainda mais do zoom.  :ok:
Mas hoje quero uma câmera que eu possa trocar as lentes antão conheci as cameras compacta com troca de lente(CSC) mas não sei se tem a mesma variedades de lentes como na DSLR.
A minha duvida é  eu compro uma Olympus E-PM2 ou Canon EOS Rebel T3 elas tem o mesmo preço na bhphoto?
As lentes de DSLR é compatível na E-PM2?
Quais são as lentes e filtros que todos os fotogravos devem ter? (eu sei que depende do que vai fotografar, mas será que existe uma curinga? pau para toda obra?)

grato!!!
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 14:40:26 por guedesp »


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2014, 15:02:11
Eu sou a favor da seguinte opinião: tem facilidade para comprar no exterior e é hobbysta? Vai de CSC. Hoje em dia, com a qualidade de imagem e recursos que possuem, não vejo necessidade em carregar trambolho como reflex, é o que tenho vontade de fazer há muito tempo mas aqui no Brasil a oferta de mirrorless é baixíssima e o custo é inversamente alto.

Claro que a grande maioria vai de encontro a essa opinião mas vendo resultados atuais das CSC, principalmente Fuji, não vejo mais razão em usar reflex. Assim que eu tiver uma oportunidade real de pegar uma boa CSC e um conjunto de lentes que me agrade, abandono a reflex na hora.

E qualquer lente para Micro 4/3 serve na E-PM2. Este sistema ainda possui a vantagem de existirem inúmeros adaptadores de outros sistemas para ele, principalmente quando se compra no exterior, a oferta é bastante grande.

Eu acho que a lente curinga é justamente a que vem no kit, ela foi projetada para isso, é pau pra toda obra. Executa bem qualquer tipo de foto, mas não executa espetacularmente nenhum tipo de foto. É para aprendizado mesmo.
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 15:02:22 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2014, 15:56:22
Eu tenho a opinião que, atualmente, as CSCs (ainda) são para quem já tem bem definido o que quer fotografar. Cada sistema mirrorless tem algo que ainda falta em relação às reflex, que pode fazer falta para quem está iniciando e ainda não sabe bem o que quer fotografar - o que pode inclusive influenciar nos rumos que a sua fotografia pode tomar, seja disponibilidade de lentes ou de acessórios ou, ainda, de tutoriais e material de estudo internet afora. Pesa-se também o fato de que uma reflex de entrada possui preço bastante atrativo e pode dar acesso a todo um sistema, caso o futuro fotógrafo deseje ir para uma câmera FF, por exemplo. Os sistemas Canon e Nikon ainda são os mais completos, seguidos de perto pelo sistema m4/3.

Ao contrário do que o parágrafo acima possa transparecer, tenho muito interesse nas mirrorless devido ao peso reduzido - algo que me deixou em dúvida sobre o plano inicial de migrar para uma FF no futuro. Atualmente, o meu ideal seria uma DSLR FF + uma mirrorless (m4/3 ou Fuji) como segunda câmera. Mesmo sendo hobbysta. Comprando fora do país, assim como eu fiz, dá pra colocar na balança o fato de que não perderá tanto dinheiro se decidir mudar de sistema quando já estiver um pouco mais experiente e consciente do tipo de fotografia que deseja seguir.

Sobre as lentes, como já falaram, a lente do kit é um bom começo. Se tiver um pouco mais de $$, pode já começar com uma 17-55 f/2.8 ou uma 17-50 f/2.8 Tamron ou Sigma (ou o equivalente, se partir para uma CSC), que te deixará satisfeito por um bom tempo.
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 16:01:13 por Carlos HP »


guedesp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2014, 16:20:44
Foto Fácil
Obrigado pela dica.
Na dpreview fiz um comparativo entre CSC e DSLR e as CSC não esntão ficando para tras. Comparei o modelo EOS 1100D e E-PL2 sendo que as duas tem o mesmo valor.


Eu sou a favor da seguinte opinião: tem facilidade para comprar no exterior e é hobbysta? Vai de CSC. Hoje em dia, com a qualidade de imagem e recursos que possuem, não vejo necessidade em carregar trambolho como reflex, é o que tenho vontade de fazer há muito tempo mas aqui no Brasil a oferta de mirrorless é baixíssima e o custo é inversamente alto.

Claro que a grande maioria vai de encontro a essa opinião mas vendo resultados atuais das CSC, principalmente Fuji, não vejo mais razão em usar reflex. Assim que eu tiver uma oportunidade real de pegar uma boa CSC e um conjunto de lentes que me agrade, abandono a reflex na hora.

E qualquer lente para Micro 4/3 serve na E-PM2. Este sistema ainda possui a vantagem de existirem inúmeros adaptadores de outros sistemas para ele, principalmente quando se compra no exterior, a oferta é bastante grande.

Eu acho que a lente curinga é justamente a que vem no kit, ela foi projetada para isso, é pau pra toda obra. Executa bem qualquer tipo de foto, mas não executa espetacularmente nenhum tipo de foto. É para aprendizado mesmo.


guedesp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2014, 22:12:46
Carlos HP  valeu pelas dicas
mas,
Cada sistema mirrorless tem algo que ainda falta em relação às reflex, que pode fazer falta para quem está iniciando e ainda não sabe bem o que quer fotografar - o que pode inclusive influenciar nos rumos que a sua fotografia pode tomar, seja disponibilidade de lentes ou de acessórios ou, ainda, de tutoriais e material de estudo internet afora

Como assim a mirroless tem em falta em relação as reflex? tem algum exemplo? como vai influenciar no rumo da fotografia?


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2014, 22:35:08
Coloquei o ainda quando escrevi, pois as coisas tem mudado rápido ultimamente. Mas, em linhas gerais, há mais opções de lentes e flashs, OVF vs EVF, ergonomia no uso de teles longas e acessórios em geral. Pode ser que nada disso faça diferença para a sua fotografia (assim como não uso quase nada disso). Por isso ainda acho que CSC ainda é para quem já sabe bem o que quer até para escolher bem entre m43, Fuji e Sony. Mas, pode também ser viagem minha por ter começado com uma reflex e estar avaliando a adoção de um sistema mirrorless. Se o desejo for apenas uma câmera que possa trocar de lentes, uma m43 é uma ótima escolha por ser o sistema mirrorless mais completo.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2014, 13:33:49
Ambos os sistemas tem prós e contras. Eu os vejo atualmente como complementares. É claro que enquanto as dslr já possuem seu Espaço,  as Csc estão em crescimento. Pena que no Brasil ainda seja pouco exploradas.
D200


guedesp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2014, 17:07:23
pessoal ainda tenho duvidas
O que seria :
qualquer lente para Micro 4/3 ?
sistema m4/3?

m43 seria o sensor?
micro 4/3 no caso e o tipo do conector da lente?


guedesp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2014, 17:45:05
tenho que parar de pesquisar   :D,
fiquei  :wub: pela Canon EOS Rebel T5 .
e agora o que vcs indicam Canon EOS Rebel T5  ou Olympus E-PM2. o duvida cruel


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2014, 19:51:24
pessoal ainda tenho duvidas
O que seria :
qualquer lente para Micro 4/3 ?
sistema m4/3?

m43 seria o sensor?
micro 4/3 no caso e o tipo do conector da lente?

Neste link tem bastante informação: http://www.four-thirds.org/en/microft/

Mas, basicamente m4/3 é devido ao tamanho do sensor, que possui diagonal de 4/3".

A DSLR que você está olhando possui sensor APS-C.

Geralmente, quanto maior o sensor, maior a lente tem que ser para cobrir a sua área adequadamente. Estes links devem te ajudar:

http://en.wikipedia.org/wiki/Image_sensor_format
http://www.dpreview.com/glossary/camera-system/sensor-sizes

Cada fabricante de câmera tem o seu encaixe padrão, chamado baioneta (ou mount em inglês). A lente tem que casar com a baioneta da câmera.

Sobre qual câmera comprar, sugiro que pesquise aqui no forum os diversos tópicos a respeito, incluindo alguma batalhas DSLR vs Mirrorless que foram travadas em alguns tópicos. Tem também vários guias na internet sobre como escolher câmeras. Leva tempo, mas acho que quanto mais você ler antes de comprar, mais bem embasada e consciente será a sua decisão. Se não tem dinheiro sobrando, tente estimar o seu orçamento máximo e adequar as suas opções dentro dele com uma margem pequena.



Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2014, 19:59:33
pessoal ainda tenho duvidas
O que seria :
qualquer lente para Micro 4/3 ?
sistema m4/3?

m43 seria o sensor?
micro 4/3 no caso e o tipo do conector da lente?

Nesse caso, Micro 4/3 é também o conector da lente, a baioneta, que está presente nas mirrorless Panasonic, Olympus e agora também em um modelo Kodak que parece ser bem ordinário.
« Última modificação: 14 de Maio de 2014, 19:59:45 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


jgsdantas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2014, 15:46:43
Eu iria pelo lado da portabilidade. Você está disposto a carregar um equipamento maior ou tamanho não importa?

Eu passei de compacta direto para uma CSC, no caso, micro 4/3 mesmo. Não me arrependi com nada ,porque agora eu ando com uma combinação de corpo+lente que fica quase do tamanho de uma compacta e que me gera fotos boas o suficiente para postar na internet e imprimir uns foto-livros de vez em quando.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2014, 15:51:39
Ano passado comprei uma DSLR, ficava com um pouco de vergonha de andar com ela por aí (uso só para hobby), achei que chama muito a atenção.

Este ano comprei uma micro 4/3 (EM-5), estou muito satisfeito.

Tem quem prefira a DSLR (pegada, facilidade de acesso aos comandos, etc), no meu caso, a EM-5 tem mais comandos até do que a DSLR, só senti no começo que o desfoque é um pouco mais difícil, mas resolve com lentes mais claras.

Acho que depende muito do uso também, hoje já tem gente trabalhando com mirrorless, mas os acessórios (lentes, flash, etc) ainda não são tão disponíveis quanto as DSLR.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2014, 20:52:15
Para hobby, as mirrorless tem vantagens consideráveis em relação às DSLR. São mais discretas, nunca tive problemas com seguranças, fácil transporte, tem excelente qualidade e desempenho. São vantagens mais relacionadas com nossa situação.

E no caso de mirorrless com lentes intercambiáveis, temos uma grande compatibilidade com lentes de outros sistemas (não há a possibilidade do elemento traseiro da lente atingir o espelho, pois ele não existe; e são raros relatos com problemas de focagem no infinito). Podemos comprar lentes em ótimo estado, por preços convidativos.

Atualmente, só penso em mirrorless....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.