Autor Tópico: Eu mesmo - WS de iluminação...  (Lida 3073 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Online: 14 de Maio de 2014, 13:51:41
Saudações a todos...

Passando pra deixar uma foto de hj cedo, de um set que montei para um WS de iluminação aqui no estúdio, esquema simples com duas fontes de luz e dois rebatedores...



E claro, o making-of com o esquema usado:



Bons cliques a todos!  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2014, 14:15:27
Muito legal.

Comprei 1 rebatedor, 1 sombrinha difusora e uma rebatedora, um rebatedor e 3 flashes agora so falta aprender a usar rsrsrssrs.

Vi seu artigo do still muito bom.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2014, 15:22:33
Muito boa a luz da foto!  :ok:
Não consegui sacar onde estão os rebatedores...
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2014, 16:19:35
Muito legal.
Comprei 1 rebatedor, 1 sombrinha difusora e uma rebatedora, um rebatedor e 3 flashes agora so falta aprender a usar rsrsrssrs.
Vi seu artigo do still muito bom.

Bacana Marshall! Só estudar e praticar bastante que você pega o jeito, estamos sempre aprendendo! nesse tópico eu postei algumas ideias que acho relevantes pra começar, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91307.0  :ok:

Muito boa a luz da foto!  :ok:
Não consegui sacar onde estão os rebatedores...

Obrigado Renato Cavalcante! depois que eu vi que tinha postado a foto errado do making-of, ja modifiquei no link original, só atualizar a página que agora vc vai ver o making-of correto, onde da pra visualizar as duas fontes de luz e os rebatedores! []'s
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2014, 16:40:43
Obrigado Renato Cavalcante! depois que eu vi que tinha postado a foto errado do making-of, ja modifiquei no link original, só atualizar a página que agora vc vai ver o making-of correto, onde da pra visualizar as duas fontes de luz e os rebatedores! []'s

Legal, obrigado!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2014, 10:20:12
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2014, 10:22:24
Mais um esqueminha simples montado para outro WS que vou dar sábado agora, usando uma fonte de luz frontal simulando um ringflash, pra essa foto fiquei encostado na parede:



 :ok:

« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 10:23:47 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Junior78

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2014, 10:26:36
Muito legal Leo, obrigado pela dica.

Aproveitando posso tirar uma dúvida...rs

Uma iluminação com lampada de tungstênio para fotos New Born, fica bom, vi uma fotógrafa fazendo e achei interessante o resultado.
Canon T5 + 18-55 + 50 1.8 + 55-250


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2014, 10:34:52
Muito legal Leo, obrigado pela dica.

Aproveitando posso tirar uma dúvida...rs

Uma iluminação com lampada de tungstênio para fotos New Born, fica bom, vi uma fotógrafa fazendo e achei interessante o resultado.

Ola Junior78!

Bom, particularmente se fosse pra usar esse tipo de iluminação eu usaria luz fria com lâmpadas fluorescentes, tungstênio queima fácil (pelo menos até onde usei hj) e halógena nem pensar pra New Born, esquenta demais.... mas seria legal vc procurar entender as vantagens e desvantagens antes de usar flash ou luz contínua, sabendo isso e definindo como vai trabalhar qualquer uma das duas podem suprir suas necessidades e entregar um otimo trabalho  :ok:
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 10:38:44 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Junior78

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2014, 10:54:53
Ola Junior78!

Bom, particularmente se fosse pra usar esse tipo de iluminação eu usaria luz fria com lâmpadas fluorescentes, tungstênio queima fácil (pelo menos até onde usei hj) e halógena nem pensar pra New Born, esquenta demais.... mas seria legal vc procurar entender as vantagens e desvantagens antes de usar flash ou luz contínua, sabendo isso e definindo como vai trabalhar qualquer uma das duas podem suprir suas necessidades e entregar um otimo trabalho  :ok:

Olá Leo, entendi.
Neste vídeo a fotógrafa diz estar utilizando iluminação de tungstênio justamente para ajudar o ambiente ficar aquecido.
www.youtube.com/watch?v=mprsY-XpPQo

Canon T5 + 18-55 + 50 1.8 + 55-250


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2014, 11:00:52
Olá Leo, entendi.
Neste vídeo a fotógrafa diz estar utilizando iluminação de tungstênio justamente para ajudar o ambiente ficar aquecido.
www.youtube.com/watch?v=mprsY-XpPQo

A tungstênio esquenta mais a lâmpada em si do que o ambiente, diferente da halógena  que esquenta mesmo, ela vai fazer alguma diferença se estiver muito próximo ao assunto, então ela vai fazer diferença dependendo da estrutura que vc usar, e ká entre nós, se for pra manter o ambiente quente use um aquecedor, mesmo que portátil, e deixe a iluminação para a sua finalidade real  :ok:
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 11:04:28 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Junior78

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2014, 11:08:11
A tungstênio esquenta mais a lâmpada em si do que o ambiente, diferente da halógena  que esquenta mesmo, ela vai fazer alguma diferença se estiver muito próximo ao assunto, e ká entre nós, se for pra manter o ambiente quente use um aquecedor, mesmo que portátil, e deixe a iluminação para a sua finalidade real  :ok:

Entendi, nesse vídeo a iluminação está bem perto do bb, menos de 1m.
Tbm acho bem melhor o aquecedor.
Fiz algumas fotos de uma bb em casa e usei só a iluminação natural, pode dar  uma olhada e umas dicas..rs. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101493.msg1031252#msg1031252

Obrigado
Canon T5 + 18-55 + 50 1.8 + 55-250


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2014, 11:24:28
Entendi, nesse vídeo a iluminação está bem perto do bb, menos de 1m.
Tbm acho bem melhor o aquecedor.
Fiz algumas fotos de uma bb em casa e usei só a iluminação natural, pode dar  uma olhada e umas dicas..rs. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101493.msg1031252#msg1031252

Obrigado

Junior quando minha filha nasceu tentei fazer alguns newborn dela (obvio que nao consegui) mas comprei 1 livro li e etc e uma das dicas q eles dao e q para manter o bb aquecido utilizam secador de cabelo, aquecedor por mais que seja a oleo ou ceramico acaba por ressecar o ar do ambiente o que é muito prejudicial em especial a recém-nascidos.

Para ter uma ideia comprei um aquecedor recentemente cerâmico para o quarto da minha filha que tem 5 meses e meio. Coloquei para ficar com 22 graus e ela não conseguia dormir e de fato resseca o ar, eu resfriado sentia bem a diferença.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2014, 11:25:31
Mais um esqueminha simples montado para outro WS que vou dar sábado agora, usando uma fonte de luz frontal simulando um ringflash, pra essa foto fiquei encostado na parede:

 :ok:

Bem legal o esquema, vc precisou eliminar alguma coisa no fundo pelo photoshop?  Ou a foto está sem tratamento?
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2014, 11:31:44
Bem legal o esquema, vc precisou eliminar alguma coisa no fundo pelo photoshop?  Ou a foto está sem tratamento?

Aproveitando vc poderia dar alguma dica de como evitar o catchlight?
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II