Autor Tópico: Uso amador - guardar os arquivos RAW?  (Lida 5237 vezes)

jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2014, 09:25:50
Apago as ruins o resto guardo todas as RAW + JPEG.
No uso amador, pelo menos comigo aconteceu assim : com o passar do tempo a quantidade de cliques diminui, você deixa o entusiasmo de dar 10 cliques aleatórios da mesma cena para apenas de 1 ou até 3 cliques mais elaborados, apagando os ruins depois e ficando apenas com o melhor clique... logo, o uso do armazenamento em disco cai com o passar do tempo.
Não entenda como desânimo em fotografar... simplesmente você fica mais critico e sabe que 1 ou 2 cliques é mais do que suficiente para registrar um momento interessante... se realmente for interessante.

Se a quantidade de fotos se mantivesse constante desde a da época que comprei minha primeira camera Canon A510... eu já teria um punhado de HD de backups...  :D
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2014, 12:03:03
Apago as ruins o resto guardo todas as RAW + JPEG.
No uso amador, pelo menos comigo aconteceu assim : com o passar do tempo a quantidade de cliques diminui, você deixa o entusiasmo de dar 10 cliques aleatórios da mesma cena para apenas de 1 ou até 3 cliques mais elaborados, apagando os ruins depois e ficando apenas com o melhor clique... logo, o uso do armazenamento em disco cai com o passar do tempo.
Não entenda como desânimo em fotografar... simplesmente você fica mais critico e sabe que 1 ou 2 cliques é mais do que suficiente para registrar um momento interessante... se realmente for interessante.

Se a quantidade de fotos se mantivesse constante desde a da época que comprei minha primeira camera Canon A510... eu já teria um punhado de HD de backups...  :D

Ia comentar exatamente isso. Estes dias vi um cara no FB dizendo que não pode fotografar em RAW porque não consegue armazenar os arquivos. Se vc faz 500 fotos em uma tarde de passeio, começa a ficar difícil mesmo. Se faz 300 fotos da mesma florzinha ou do passarinho perdido em cima da árvore com sua tele (fotos aliás que muito provavelmente vc nunca mais vai olhar), também. Mas a tendência é (ou pelo menos deveria ser) com o tempo vc se tornar mais crítico e clicar menos, e mesmo daqueles cliques que faz guardar apenas os que vc sabe que tem possibilidades.

JPG's eu gero para o FLickr e para deixar temporariamente no note ou tablet para mostrar para os amigos, depois apago e deixo só no Flickr. Os RAW's sim são armazenados juntos como os .xmp, e mantenho o original, uma cópia em outro computador na rede e outra cópia em um HD externo.
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 12:04:06 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


TiaoFilho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #17 Online: 13 de Maio de 2014, 18:22:59
Caro Cesar,
ja passei por este dilema e com o tempo aprendi o seguinte:

1) Sempre e sem pena apague as fotos ruins (elas nao farao falta)
2) Sempre e sem pena guarde as fotos boas (elas podem ser uteis em um futuro proximo)
3) Construa de forma bem organizada o seu "Flickr" pessoal, separando as pastas por categoria, estilo, efeitos, eventos, etc. (o modelo melhor cabe a vc).
4) Nao armazene suas fotos (alias, nenhum documento pessoal) no HD interno do computador, guarde-as sempre em um HD externo. Quando seu PC tiver um problema e precisar ser formatado vc vai ver como esta precaução foi util.
5) Espaço nao é mais problema,  invista em HDs externos de boa marca e capacidade. Ja tem de 01 Terabyte (sony ou sansung) a R$ 250,00 (aprox).
6) Tenha pelo menos dois HDs externos e mantenha-os equivalentes periodicamente (famoso backup).

Espero ter ajudado.
Abs e boas fotos.

Tião Filho


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Maio de 2014, 18:16:22
Apago as mal feitas em termos de foco e composição. As boas ficam sempre.
O problema é o que já sabemos, onde manter e guardar. Pelo menos DOIS HDs externos. Se deixar em um só uma hora vai acabar perdendo tudo.

Isso é fato, comecei com 1 backup, até perder 2 Hds ao mesmo tempo (foram comprados juntos).
Hoje tenho exagero de ter 1 original 2 backups na maquina e 1 backup resumido em HD externo.

Infelizmente não temos Hds tão confiáveis.
Quanto a pergunta, guardo tudo (RAW, JPG, e tratada JPG), exagero do exagero.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 14 de Maio de 2014, 19:12:33
Isso é fato, comecei com 1 backup, até perder 2 Hds ao mesmo tempo (foram comprados juntos).
Hoje tenho exagero de ter 1 original 2 backups na maquina e 1 backup resumido em HD externo.

Infelizmente não temos Hds tão confiáveis.
Quanto a pergunta, guardo tudo (RAW, JPG, e tratada JPG), exagero do exagero.

Não é exagero, é fato e quem quiser que arrisque.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 14 de Maio de 2014, 19:24:40
É o famoso quem tem 2 tem 1.
Eu sou de TI e me arrisco com apenas 1 Bkp. Kkkk...
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2014, 19:40:14
As minhas fotos de família eu apago instantaneamente. Edito, converto e apago. Ah, já me basta essa montanha de HD que eu tenho aqui de trabalhos, hehehe

Depois de um certo tempo, até  dos casamentos eu apago. Sempre depois que o álbum já foi feito, tudo certinho, etc... Deixo apenas o JPG, que já está do jeito que eu quero.

MAs apago só do computador de trabalho. Dos HDs externos não apago não.

Eu já disse por aqui, minha rotina de armazenamento, kkkk

HD externo "1-A", "2-A"... - Fica no meu apartamento (4º andar, condomínio com porteiro e vigia)
HD externo "1-B", "2-B"... - Fica na casa dos meus pais (Casa térrea, mas fica escondido no meio das tranqueiras do meu pai - Tem um Pastor Belga, um Pitt Bull, e um filhotinho dos dois, pra ajudar na segurança )
Computador de serviço - No estúdio - (Esse é zica, tem os projetos de LR, os álbuns diagramados, etc...)
Blu-ray com os RAW ou DVD com os JPG - No estúdio.

Deixo em três lugares diferentes, não é possivel que meu computador queime, o HD de casa estrague, alguém roube meus pais e os DVD corrompam no mesmo momento!
Se isso acontecer, aí eu arrumo uma ponte qualquer pra pular, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 :ok:



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 15 de Maio de 2014, 01:38:09
Salve
Estou num dilema aqui. Fotografo tudo em raw e até agora tenho guardado todos os arquivos, porém haja espaço em disco.
Pergunto: para uso amador, vale a pena guardar os arquivos raw ou somente as fotografias tratadas? Pessoalmente estou tendendo a apagar arquivos raw. O que acham?

Valeu
Depende qual eh o uso amador. Se for um projeto serio amador acho importante guardar, pq no futuro com novo olhar e mais conhecimento vc redescobre as suas proprias fotos.

Mas fotos do tipo ferias, festinha de final de semana, etc, eu sempre fotografei em JPG. Uma coisa que eu nao quero eh passar asminhas ferias ou final de semana pos produzindo snapshots.


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #23 Online: 15 de Maio de 2014, 23:02:17
Depende qual eh o uso amador. Se for um projeto serio amador acho importante guardar, pq no futuro com novo olhar e mais conhecimento vc redescobre as suas proprias fotos.

Mas fotos do tipo ferias, festinha de final de semana, etc, eu sempre fotografei em JPG. Uma coisa que eu nao quero eh passar asminhas ferias ou final de semana pos produzindo snapshots.

Concordo xará!
Sou amador e sigo o seguinte processo:
- Snapshots de reunião de amigos e de viagens, tudo em JPG. Algumas fotos de viagem você não quer colocar no FLICKR ou fazer um quadro pra parede, quer apenas lembrar do momento, do que estava comendo, do lugar, etc...
- Fotos de viagens (ou passeios) com "potencial" ou situação complicada de luz, mudo pra RAW.

No meu caso armazenamento não está sendo problema, guardo tudo em 2 HD's externos. É possível comprar HD externo Samsung 1Tb por R$195,00 (não sei se é top, mas nunca me deu problema).
E como os colegas disseram, estou tentando clicar menos, porém cliques com maior aproveitamento.

Quem é profissional, concordo que precisar ter mais cuidado..rs...
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/