Autor Tópico: imac demora para acessar arquivos na rede  (Lida 2767 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Maio de 2014, 20:28:34
Comprei dois imacs top de linha, 27", e estou com alguns problemas com eles.

Um deles é a questão da rede, tenho um servidor parrudo, power edge, que serve como servidor de arquivos com backup, temos 10 pcs na criação e trabalhamos normalmente com os arquivos de forma remota, sem erros, sem demora, o servidor é muito rápido e a rede é toda gigabit.

Então comprei alguns macs, pois o pessoal sempre fala da sua velocidade superior em relação às workstations pc, não custa sempre avaliar os outros siustemas.

Pois bem, nos dois imacs, ao acessar o servidor existe uma demora na apresentação do conteudo de algumas pastas, cerca de 10 segundos, quando eu ligo o imac ele também demora para encontrar o caminho do servidor. Tudo isso ocorre de forma imediata nos PCs, e o servidor é Linux. Se alguém tiver alguma dica, agradeço.

Esta semana vou contactar o pessoal que presta assistencia tecnica no sevidor pra ver se eles sabem que o pode ser. Mas antes de eu comprar meus macs eles me garantiram que tanto PC quanto Mac acessam este tipo de rede com boa performance.


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2014, 21:42:59
Não tenho experiência de primeira mão, mas é um problema conhecido do MacOS X 10.9 (Mavericks). A Apple adotou uma nova versão do protocolo SMB (SMB v2) e não foi/está feliz na implementação.
Os forums falam que a saída é forçar uso do SMB v1. Olha só aqui: http://www.zdnet.com/mavericks-smb2-problem-and-fixes-7000022519/

Boa sorte!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2014, 21:47:16
Não tenho experiência de primeira mão, mas é um problema conhecido do MacOS X 10.9 (Mavericks). A Apple adotou uma nova versão do protocolo SMB (SMB v2) e não foi/está feliz na implementação.
Os forums falam que a saída é forçar uso do SMB v1. Olha só aqui: http://www.zdnet.com/mavericks-smb2-problem-and-fixes-7000022519/

Boa sorte!

Cara, muito obrigado pela pronta ajuda. Vou ler melhor e amanhã testo e coloco aqui a resposta. Achei que meu problema ia ficar sem resposta como os outros que postei, mas me enganei dessa vez! Obrigado!


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2014, 22:12:21
Caro Cláudio, disponha.

Por acaso também tenho um iMac 27", novinho que comprei no ano passado para substituir um outro do mesmo tamanho, de 2009. O novo é muito mais rápido.

Tenho um servidor de arquivo em rede, mas é um NAS que permite usar o protocolo nativo da Apple (AFP). Talvez por essa razão e, principalmente porque só o uso para backup, não tive problemas de performance quando passei a usar o Mavericks.

Espero que dê tudo certo e estou curioso para saber se funcionou.
« Última modificação: 14 de Maio de 2014, 22:25:09 por ckuwajima »