Autor Tópico: Apanhando do foco Canon 6D  (Lida 10461 vezes)

danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Online: 16 de Maio de 2014, 00:55:15
Já faz um bom tempo que estou apanhando do foco da 6D.

Foco em um lugar mas ele não está onde foi focado.

Vou tentar explicar e colocar as fotos pra que vocês opinem e me ajude. Fiz as fotos às pressas, por isto se não der pra ver me avise.

Cenário:
Canon 6D
Lente 24x70 f2.8 Sigma
Abertura: F 4
Velocidade: 1/80
Iso: 800
Distancia Focal: 70mm
Flash em TTL

1. Cenário montado com uma boneca


2. Observe que o ponto vermelho em volta do olho esquerdo da boneca é onde foi feito o foco


3. Este é o resultado. Conseguem ver que o foco está na mala, começo do livro e não no olho da boneca?


Agradeço toda e qualquer ajuda.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2014, 09:36:56
Qual a configuração de foco você está usando?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2014, 09:38:34
Testou com outra lente?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2014, 10:35:15
Se o problema acontece consistentemente com esta lente, i.e. O foco fica sempre um pouco para frente como indicaste, podes resolver com microajuste de foco. Se hora o foco está na frente e hora atrás o problema não se resolve com o microajuste.
JVc.


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2014, 11:43:53
Qual a configuração de foco você está usando?
Na câmera, One Shot
Na lente, AF. Pra contornar, estou usando o MF

Testou com outra lente?
Pra falar verdade, usei pouco a 50mm 1.8, mas não me lembro se havia o problema ou não cheguei a reparar, pois foram poucos cliques com ela. Vou fazer o teste e posto se continua o problema.

Se o problema acontece consistentemente com esta lente, i.e. O foco fica sempre um pouco para frente como indicaste, podes resolver com microajuste de foco. Se hora o foco está na frente e hora atrás o problema não se resolve com o microajuste.
Ontem à noite, após postar, fiz o ajuste do micro foco, colocando na posição 20 para o objeto (significa que coloquei o foco mais à frente do que o padrão), mas não resolveu.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2014, 13:42:07
Realmente, o foco está a frente!!

Olha, há alguns anos atrás, eu tinha algumas lente Sigma (duas na verdade), as vendi pois elas não se davam bem com câmera Canon, tinha problemas justamente no foco, mas isso ocorreu anos atrás.

Dizem que nos dias atuais, isto não mais acorre entre câmeras Canon e lentes Sigma, esta sua lente é fabricação recente (dois a três anos). Há como realizar este mesmo teste em outra câmera?

Esta informação quem me passou foi pessoal da Assit Técnica (não autorizada) de lentes aqui em SP.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2014, 13:52:39
Realmente se faz necessário testar outra lente.
Se tem uma coisa que eu não posso reclamar é do AF da minha 6D + lentes Sigma ou Canon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2014, 18:23:46
Se tem uma coisa que eu não posso reclamar é do AF da minha 6D + lentes Sigma ou Canon.
[/quote]

Olá Tsouto, tudo bem?

A 6D é um produto bem desenvolvido com tecnologia recente e acredito que a tecnologia das lentes Sigmas tb tenham evoluído bastante, anos atrás diziam (veja bem "diziam" - não sei se realmente é verdade) que a Sigma não estava acompanhando a tecnologia de foco da Canon (isso há anos atrás + ou - 5 anos pra trás) , pois ela não pagava os royalties para utilização da tecnologia Canon, e portanto ocorria algumas falhas (sem contar que a Canon tudo fazia para "atrapalhar" a utilização de lentes Sigma em seus corpos).

Agora, pelo que percebi em suas palavras, é que está muito satisfeito com lentes Sigma, foi bom ouvir isso, pois tenho intenção de adquirir uma 35mm Sigma, mas devido aos problemas do passado, fico com um pé atrás, embora em lojas conceituadas, todas, me informaram que hoje este problema não mais existe, que as lentes Sigma são tão boas ou até superiores as da Canon ( e o melhor, alguns casos custam menos da metade do preço).

Abs.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2014, 19:19:06
Olá Tsouto, tudo bem?

A 6D é um produto bem desenvolvido com tecnologia recente e acredito que a tecnologia das lentes Sigmas tb tenham evoluído bastante, anos atrás diziam (veja bem "diziam" - não sei se realmente é verdade) que a Sigma não estava acompanhando a tecnologia de foco da Canon (isso há anos atrás + ou - 5 anos pra trás) , pois ela não pagava os royalties para utilização da tecnologia Canon, e portanto ocorria algumas falhas (sem contar que a Canon tudo fazia para "atrapalhar" a utilização de lentes Sigma em seus corpos).

Agora, pelo que percebi em suas palavras, é que está muito satisfeito com lentes Sigma, foi bom ouvir isso, pois tenho intenção de adquirir uma 35mm Sigma, mas devido aos problemas do passado, fico com um pé atrás, embora em lojas conceituadas, todas, me informaram que hoje este problema não mais existe, que as lentes Sigma são tão boas ou até superiores as da Canon ( e o melhor, alguns casos custam menos da metade do preço).

Abs.
Estou plenamente satisfeito com as Sigmas. Abaixo meus reviews aqui no MF. Tem até link de vídeo no YouTube mostrando a performance de AF (comparação entre Canon e Sigma 24-105).

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90643.0

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=99006.0
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2014, 20:49:20
Danilo, ja tive problemas exatamente com essa lente ai da sigma, problemas de foco, e foi com a 5D2. Depois disso desisti das lentes Sigma.

Atualmente tenho mais de uma 6D aqui, todas elas tem foco cravado com qualquer lente canon, seja L ou as Ultrasonic, nunca tive problemas de foco com essas câmeras, muito pelo contrario, elas cravam o foco em condições de luz que as outras não conseguiam.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2014, 21:47:47
Danilo, ja tive problemas exatamente com essa lente ai da sigma, problemas de foco, e foi com a 5D2. Depois disso desisti das lentes Sigma.

Atualmente tenho mais de uma 6D aqui, todas elas tem foco cravado com qualquer lente canon, seja L ou as Ultrasonic, nunca tive problemas de foco com essas câmeras, muito pelo contrario, elas cravam o foco em condições de luz que as outras não conseguiam.
As minhas exatamente da mesma forma e sem necessidade de micro ajuste de foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2014, 21:59:43
Acabei de fazer mais testes, só que desta vez com a 50mm 1.8 e para minha surpresa (não sei se esta é a palavra) o foco se comportou da maneira como deveria.

Testei na 6D e com a T3i. O resultado foi exatamente o mesmo nas duas, eliminando então o problema da câmera.

Ainda não baixei pro computador pra tirar a prova dos 9, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado com este resultado prévio.

Se realmente o problema for da lente, há algo que possa ser feito?
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2014, 22:14:36
Acabei de fazer mais testes, só que desta vez com a 50mm 1.8 e para minha surpresa (não sei se esta é a palavra) o foco se comportou da maneira como deveria.

Testei na 6D e com a T3i. O resultado foi exatamente o mesmo nas duas, eliminando então o problema da câmera.

Ainda não baixei pro computador pra tirar a prova dos 9, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado com este resultado prévio.

Se realmente o problema for da lente, há algo que possa ser feito?
Do ponto de vista como fotógrafo, só há duas opções:
1. micro ajuste de foco
2. enviar a lente para manutenção ou vendê-la

Pergunta: essa lente Sigma apresentou essa deficiência só na 6D ou em outros corpos? O foco errado aconteceu em diferentes aberturas e DF?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2014, 22:32:17
Danilo, ja tive problemas exatamente com essa lente ai da sigma, problemas de foco, e foi com a 5D2. Depois disso desisti das lentes Sigma.


Esta imagem da SIGMA é péssima e corresponde à realidade de pouco tempo atrás. Agora, com a nova geração de lentes, principalmente a série ART, eles tentam reverter o jogo, entregando Qualidade por Preço Baixo. Parece que estão conseguindo, principalmente com os usuários Canon.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2014, 18:22:42
......principalmente com os usuários Canon.
Alex, não entendi porque você insiste em dizer que a Sigma caiu no gosto só dos usuários Canon.

Essa lente é muito boa, independente do corpo em que for usado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales