Autor Tópico: pequena dúvida sobre velocidade do obturador (:  (Lida 1530 vezes)

Luis Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 16 de Maio de 2014, 08:45:04
fala galera!

tô com uma dúvida que pode parecer besta pra quem manja, mas tá me atucanando a cabeça, comecei faz pouco tempo a tirar fotos, mais por hobbie mesmo.

se eu vou tirar uma foto que o meu enfoque é na abertura do diafragma, tudo bem se eu colocar a câmera pra escolher a velocidade do obturador automaticamente? tipo, colocar o iso adequado pra luz que eu tenho, escolher o F que eu quero e deixar a câmera definir a velocidade automaticamente para fotometrar, o resultado fica tão bom quanto eu fotometrar manualmente?

agradeço a atenção (:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2014, 08:51:26
o resultado fica tão bom quanto eu fotometrar manualmente?

LR, o resultado fica exatamente igual a zerar a régua de exposição no modo manual com o mesmo enquadramento.

Agora, o resultado da fotometria ficar bom independe do modo. Não é só zerar a régua ou usar prioridade. :ok:
D600 - E-M10


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2014, 10:42:53
E ainda complementando o que o Kokimoto falou, claro, zerar a régua usando prioridades - seja de abertura, velocidade ou até o M ( livre ) - é zerar.

Tá zerado igual, porém o resultado pode não ser o esperado, pois vc pode acabar usando uma velocidade lenta para o tipo de foto que esteja querendo, dando arrasto ou tremida ( Ex.: 1/10 ou menos...)

Então muito cuidado com o uso de prioridades, elas são uma "mão na roda" mas podem te jogar numa armadilha. A mesma coisa deixar a abertura por conta da cam, ou pior ainda, o iso.

Depende sempre do que se quer  :ok:


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2014, 11:38:32
No modo prioridade de abertura, vc pode ajustar o ISO na mão pra que a velocidade do obturador não fiquei baixa... nestes modos quando a maquina não está fotometrando corretamente ela te avisa tipo "subject is too dark" e no viewfinder pisca uma luz de aviso.

Pelo o que eu aprendi o resultado fica bom sim, suas fotos vão sair todas fotometradas no zero. Geralmente no modo no manual é difícil tirar uma foto espontânea com o fotometro no zero... aí depois vc vai perder o fim de semana inteiro arrumando foto por foto no Lightroom... enquanto vc podia só arrumar uma foto e mandar replicar para todas que iria ficar ótimo.

O modo manual vc pode usar pra fazer uma foto com uma exposição especifica. O bom fotografo usa sempre a câmera a seu favor seja no modo automatico, prioridades ou manual.  :D
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 11:40:36 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2014, 12:52:53
Pelo o que eu aprendi o resultado fica bom sim, suas fotos vão sair todas fotometradas no zero. Geralmente no modo no manual é difícil tirar uma foto espontânea com o fotometro no zero... aí depois vc vai perder o fim de semana inteiro arrumando foto por foto no Lightroom... enquanto vc podia só arrumar uma foto e mandar replicar para todas que iria ficar ótimo.

Fotometrar no zero não significa um bom resultado, aliás quase nunca... e se vc realmente quer executar um bom trabalho, todas as fotos que vc considera interessantes devem passar por tratamento.
De preferencia individual ( cada foto ) pois cada uma tem suas particularidades e precisa de ajustes pontuais e exclusivos.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2014, 13:29:42
Fotometrar no zero não significa um bom resultado, aliás quase nunca... e se vc realmente quer executar um bom trabalho, todas as fotos que vc considera interessantes devem passar por tratamento.
De preferencia individual ( cada foto ) pois cada uma tem suas particularidades e precisa de ajustes pontuais e exclusivos.

Você está dizendo que fotometrar no zero significa quase nunca ter bons resultado, eu não concordo. Acho tb que tratar cada foto individualmente só é valido quando se tem condições de luz adversas (por exemplo fotos de interiores e de exteriores pros noivos)...  ou se não quando vc quer destacar uma outra foto com P&B ou algum outro filtro.

Indiferente disso cada um tem a opinião. Respeito o que vc disse mas não concordo com tudo :ok:
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2014, 13:34:27
Indiferente disso cada um tem a opinião. Respeito o que vc disse mas não concordo com tudo :ok:

Nesse ponto concordo plenamente... :ok:


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2014, 13:51:40
Colegas ,

1. Acredito que ambos Vinicus e Rafael  estao certos , pois estao olhando sob ponto de vista levemente diferente

a. Usar prioridade deixa a foto sempre boa : sim . Sob o Ponto de vista de fotometria ,
    principalmente se os temas estão em baixa velocidade e nao estiverem em condições extremas de iluminação

b. Toda imagem necessita de um ajuste :  Sim , pois a imagem nunca ficara 100 % ao que temos na cabeça , e isto aumenta  conforme aumenta nosso nivel de exigencia de qualidade .

2. Em relação de usar sempre manual .

Sou amador , e a algum tempo optei por estar sempre em manual .
Entendo que é igual a andar de carro , no começo voce fica preocupado qual pedal acionar , ao longo do tempo fica tudo no automatico

No começo apanhei muito , perdi muitas imagens , seja porque nao deu tempo de ajustar , seja pelo ajuste muito errado para o que tinha na cabeça .
Hoje ajusto quase que automaticamente ,e sinto uma melhoria na quilidade de minhas imagens .

Sabe aquela história de "vai piorar antes de melhorar " o modo manual é isto ai.

Abraços
Fábio José




   
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 13:54:32 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith