Autor Tópico: Analogica com fotometro no viewfinder existe?  (Lida 3249 vezes)

junior santos

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
Online: 17 de Maio de 2014, 01:20:38
Galera qero pega uma analogica pra brincar,tenho uma yashica minester lll,ela e meio dificl de usar :aua:

queria saber se tem alguma nikon canon pentax etc...que tenha o fotometro,como temos nas cameras digitais tem alguma?

esse e o unico problema que tenho nas as analogicas :D to vendo se pego uma canon FTB QL

as nikon da serie F FM... canon AE-1 pentax  como funciona o fotometro delas?

alguem pode me dar um help vlw abraço :ok:
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, 01:21:09 por junior santos »

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2014, 10:26:14
Como assim ? SLR ou Rangefinder ? 99% das SLRs tem fotômetro no visor. Nas rangefinders, as mais simples não tem indicação da exposição, somente se a exposição é permitida ou não. Algumas como a Olympus 35SP e a Yashica Linx 5000 tem fotômetro completo. A Voigtlander Bessa-R tem um com 3 leds.

Dá uma procurada no site Buktus.org pelo manual da câmera que você tem dúvida. Eles tem muita coisa lá, fica muito dificil entrar em detalhes de como cada um funciona.
A maioria das lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

Não dou mais explicações técnicas em postagens públicas. Somente em caráter excepcional por mensagem privada.
www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

Renato Cavalcante

• Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
    • Website
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2014, 10:36:50
Existem muitas analógicas com bons fotômetros no viewfinder. Não conheço muito bem as nikon F, mas as Canon EOS de filme são relativamente baratas e é muito parecido com as digitais.
As EOS de filme mostram velocidade, abertura, leitura de fotômetro, etc.. são mais ou menos assim:

As analógicas geralmente só não tem tantos pontos de medição como as digitais tops de linha (só as analógicas top de linha chegam perto, como por exemplo EOS 3, EOS 1v). E algumas mais antigas são mais arcaicas, só medem o ponto central, ou pegam a média de poucos pontos sem muita inteligência.
Também gosto muito do viewfinder das Minoltas série X. Vale a pena dar uma olhada nelas.
As Minoltas mais novas, com auto foco, também tem bons viewfinders com fotômetro e outras informações.
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, 10:37:42 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante

junior santos

• Conhecendo
  • *
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2014, 11:37:00
Dei uma olhada na net e vi q minha yashica Minester III Rangefinder correto?

Existem muitas analógicas com bons fotômetros no viewfinder. Não conheço muito bem as nikon F, mas as Canon EOS de filme são relativamente baratas e é muito parecido com as digitais.
As EOS de filme mostram velocidade, abertura, leitura de fotômetro, etc.. são mais ou menos assim:

As analógicas geralmente só não tem tantos pontos de medição como as digitais tops de linha (só as analógicas top de linha chegam perto, como por exemplo EOS 3, EOS 1v). E algumas mais antigas são mais arcaicas, só medem o ponto central, ou pegam a média de poucos pontos sem muita inteligência.
Também gosto muito do viewfinder das Minoltas série X. Vale a pena dar uma olhada nelas.
As Minoltas mais novas, com auto foco, também tem bons viewfinders com fotômetro e outras informações.

renato,entao a canon FTB QL tem a mediçao do fotometro como na imagem que vc mostro?isso e meu grande problema em pegar uma analogica,na minha yashica minester III o fotometro e de ponteira e fica em cima da camera meio complicad  :aua:

Como assim ? SLR ou Rangefinder ? 99% das SLRs tem fotômetro no visor. Nas rangefinders, as mais simples não tem indicação da exposição, somente se a exposição é permitida ou não. Algumas como a Olympus 35SP e a Yashica Linx 5000 tem fotômetro completo. A Voigtlander Bessa-R tem um com 3 leds.

Dá uma procurada no site Buktus.org pelo manual da câmera que você tem dúvida. Eles tem muita coisa lá, fica muito dificil entrar em detalhes de como cada um funciona.

e SLR  AFShalders

Renato Cavalcante

• Membro Ativo
    • Website
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2014, 12:40:24
renato,entao a canon FTB QL tem a mediçao do fotometro como na imagem que vc mostro?isso e meu grande problema em pegar uma analogica,na minha yashica minester III o fotometro e de ponteira e fica em cima da camera meio complicad  :aua:
Na Canon FTb o fotômetro também é de agulha. E ela ainda tem outro problema: usa bateria de mercúrio de 1.35V, que não se encontra mais. Ou arranja um jeito de adaptar baterias novas ou fica sem fotômetro. Mesmo problema da OM-1. Tenho uma que uso sem fotômetro mesmo.
Se fosse pra ir de Canon analógica, eu iria em umas um pouco mais novas (New F-1, AE-1, etc) ou então nas EOS mais novas. EOS 30, Elan 7, EOS 3, etc, que ainda tem a vantagem (na minha opinião) de usar as lentes com auto foco (mount EF).
Quanto vc tá pensando em gastar?

Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante

Braga.SP

• Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2014, 13:50:41
Na Canon FTb o fotômetro também é de agulha. E ela ainda tem outro problema: usa bateria de mercúrio de 1.35V, que não se encontra mais. Ou arranja um jeito de adaptar baterias novas ou fica sem fotômetro. Mesmo problema da OM-1. Tenho uma que uso sem fotômetro mesmo.
Se fosse pra ir de Canon analógica, eu iria em umas um pouco mais novas (New F-1, AE-1, etc) ou então nas EOS mais novas. EOS 30, Elan 7, EOS 3, etc, que ainda tem a vantagem (na minha opinião) de usar as lentes com auto foco (mount EF).
Quanto vc tá pensando em gastar?

O problema não é assim tão grave quanto parece. Existem baterias para substituir as de mercúrio e SEM ADAPTAÇÃO ALGUMA. A gente encontra no mercado, inclusive no Brasil, as de Zinc Air. E funcionam! Eu tenho uma Canon FTb QL. Adoro essa câmera.

Sobre "eu iria em umas um pouco mais novas (New F-1, AE-1, etc)", eu penso que depende do ponto de vista. Essas câmeras ser der pau, adeus, já era. Ou tem conserto e fica muito caro, ou não tem peça de reposição. Elas têm algum eletrônica embarcada que as leva pra esse caminho. Já uma câmera totalmente mecânica, que usa bateria só para o fotômetro, essa nos remete a uma discussão bem diferente. São câmeras pra muito tempo.

E, não estou dizendo que uma é melhor que a outra. Apenas gostaria de enfatizar que qualquer uma delas tem lá os seus prós e contras. Não existem sistema completo e/ou perfeito.
-22.352971,-48.775582

Braga.SP

• Colaborador(a)
-22.352971,-48.775582

junior santos

• Conhecendo
  • *
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2014, 15:28:13
vlw pessoal :ok:

tem a fm2 mas o preço doi um poco agora no momento nao da :shock:

quais sao as mecaninca,que so precisa de bateria para o fotometro como a FM2 se nao me engano?

a pentax k1000 e como a FM2?

podem me indicar uma assim so que com fotometro no viewvinder vlw abraço

Kokimoto

• Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2014, 15:52:35
Tem muitas, muitas mesmo. Que marca prefere? Ja tem lentes de qual mount? As vezes da para aproveitar.
D600 - E-M10

junior santos

• Conhecendo
  • *
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2014, 15:59:57
kokimoto pode ser Nikon,canon,Olympus e pentax

so tenho  50mm e 24-105 canon,quero pegar uma ja com lente pra brinca heheh vlw

Daniela Alves

• Moderador(a) Global
  • Colaborador(a)
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2014, 16:03:21
Pentax K1000 é uma boa pra começar e consegue-se encontrá-la por bons preços.

Kokimoto

• Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
    • Mototuristas
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2014, 16:16:33
Pega alguma Canon EOS, daí dá para usar as suas próprias lentes.

Recentemente, peguei uma EOS 300 baratinha no ebay. Ela já é toda eletrônica e funciona com as lentes Canon atuais. Mas é o que o pessoal explicou: é descartável. Se estragou, é melhor comprar outra do que mandar arrumar.
D600 - E-M10

DMZamora

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2014, 21:06:10
O problema não é assim tão grave quanto parece. Existem baterias para substituir as de mercúrio e SEM ADAPTAÇÃO ALGUMA. A gente encontra no mercado, inclusive no Brasil, as de Zinc Air. E funcionam!

A única "desvantagem" das Zinc-Air é que tem tempo de vida útil: retirou o lacre, duram aproximadamente um ano, mesmo sem usar.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8

RTFM!

Braga.SP

• Colaborador(a)
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2014, 21:16:52
A única "desvantagem" das Zinc-Air é que tem tempo de vida útil: retirou o lacre, duram aproximadamente um ano, mesmo sem usar.

Muito bem lembrado!!!!  :ok:  :clap: Detalhe importante, nesse caso!

Minha opinião pessoal: uma dessas por ano não é assim tão complicado de se administrar. Repito, é MINHA OPINIÃO.

Outra saída, mas, tem que gastar um pouquinho, é levar num técnico de confiança e pedir pra ele "corrigir" a tensão do fotômetro para 1,5V.  Nesse caso, existem uns adaptadores no eBay para alojar uma bateria LR44 e usar na boa essa configuração. E, todos nós sabemos, bateria LR44 é muito fácil de se encontrar.
-22.352971,-48.775582

Braga.SP

• Colaborador(a)
-22.352971,-48.775582