Autor Tópico: Analogica com fotometro no viewfinder existe?  (Lida 5694 vezes)

junior santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Maio de 2014, 01:20:38
Galera qero pega uma analogica pra brincar,tenho uma yashica minester lll,ela e meio dificl de usar :aua:

queria saber se tem alguma nikon canon pentax etc...que tenha o fotometro,como temos nas cameras digitais tem alguma?

esse e o unico problema que tenho nas as analogicas :D to vendo se pego uma canon FTB QL

as nikon da serie F FM... canon AE-1 pentax  como funciona o fotometro delas?

alguem pode me dar um help vlw abraço :ok:
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, 01:21:09 por junior santos »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2014, 10:26:14
Como assim ? SLR ou Rangefinder ? 99% das SLRs tem fotômetro no visor. Nas rangefinders, as mais simples não tem indicação da exposição, somente se a exposição é permitida ou não. Algumas como a Olympus 35SP e a Yashica Linx 5000 tem fotômetro completo. A Voigtlander Bessa-R tem um com 3 leds.

Dá uma procurada no site Buktus.org pelo manual da câmera que você tem dúvida. Eles tem muita coisa lá, fica muito dificil entrar em detalhes de como cada um funciona.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2014, 10:36:50
Existem muitas analógicas com bons fotômetros no viewfinder. Não conheço muito bem as nikon F, mas as Canon EOS de filme são relativamente baratas e é muito parecido com as digitais.
As EOS de filme mostram velocidade, abertura, leitura de fotômetro, etc.. são mais ou menos assim:

As analógicas geralmente só não tem tantos pontos de medição como as digitais tops de linha (só as analógicas top de linha chegam perto, como por exemplo EOS 3, EOS 1v). E algumas mais antigas são mais arcaicas, só medem o ponto central, ou pegam a média de poucos pontos sem muita inteligência.
Também gosto muito do viewfinder das Minoltas série X. Vale a pena dar uma olhada nelas.
As Minoltas mais novas, com auto foco, também tem bons viewfinders com fotômetro e outras informações.
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, 10:37:42 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


junior santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2014, 11:37:00
Dei uma olhada na net e vi q minha yashica Minester III Rangefinder correto?

Existem muitas analógicas com bons fotômetros no viewfinder. Não conheço muito bem as nikon F, mas as Canon EOS de filme são relativamente baratas e é muito parecido com as digitais.
As EOS de filme mostram velocidade, abertura, leitura de fotômetro, etc.. são mais ou menos assim:

As analógicas geralmente só não tem tantos pontos de medição como as digitais tops de linha (só as analógicas top de linha chegam perto, como por exemplo EOS 3, EOS 1v). E algumas mais antigas são mais arcaicas, só medem o ponto central, ou pegam a média de poucos pontos sem muita inteligência.
Também gosto muito do viewfinder das Minoltas série X. Vale a pena dar uma olhada nelas.
As Minoltas mais novas, com auto foco, também tem bons viewfinders com fotômetro e outras informações.

renato,entao a canon FTB QL tem a mediçao do fotometro como na imagem que vc mostro?isso e meu grande problema em pegar uma analogica,na minha yashica minester III o fotometro e de ponteira e fica em cima da camera meio complicad  :aua:

Como assim ? SLR ou Rangefinder ? 99% das SLRs tem fotômetro no visor. Nas rangefinders, as mais simples não tem indicação da exposição, somente se a exposição é permitida ou não. Algumas como a Olympus 35SP e a Yashica Linx 5000 tem fotômetro completo. A Voigtlander Bessa-R tem um com 3 leds.

Dá uma procurada no site Buktus.org pelo manual da câmera que você tem dúvida. Eles tem muita coisa lá, fica muito dificil entrar em detalhes de como cada um funciona.

 e SLR  AFShalders


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2014, 12:40:24
renato,entao a canon FTB QL tem a mediçao do fotometro como na imagem que vc mostro?isso e meu grande problema em pegar uma analogica,na minha yashica minester III o fotometro e de ponteira e fica em cima da camera meio complicad  :aua:
Na Canon FTb o fotômetro também é de agulha. E ela ainda tem outro problema: usa bateria de mercúrio de 1.35V, que não se encontra mais. Ou arranja um jeito de adaptar baterias novas ou fica sem fotômetro. Mesmo problema da OM-1. Tenho uma que uso sem fotômetro mesmo.
Se fosse pra ir de Canon analógica, eu iria em umas um pouco mais novas (New F-1, AE-1, etc) ou então nas EOS mais novas. EOS 30, Elan 7, EOS 3, etc, que ainda tem a vantagem (na minha opinião) de usar as lentes com auto foco (mount EF).
Quanto vc tá pensando em gastar?
 
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2014, 13:50:41
Na Canon FTb o fotômetro também é de agulha. E ela ainda tem outro problema: usa bateria de mercúrio de 1.35V, que não se encontra mais. Ou arranja um jeito de adaptar baterias novas ou fica sem fotômetro. Mesmo problema da OM-1. Tenho uma que uso sem fotômetro mesmo.
Se fosse pra ir de Canon analógica, eu iria em umas um pouco mais novas (New F-1, AE-1, etc) ou então nas EOS mais novas. EOS 30, Elan 7, EOS 3, etc, que ainda tem a vantagem (na minha opinião) de usar as lentes com auto foco (mount EF).
Quanto vc tá pensando em gastar?

O problema não é assim tão grave quanto parece. Existem baterias para substituir as de mercúrio e SEM ADAPTAÇÃO ALGUMA. A gente encontra no mercado, inclusive no Brasil, as de Zinc Air. E funcionam! Eu tenho uma Canon FTb QL. Adoro essa câmera.

Sobre "eu iria em umas um pouco mais novas (New F-1, AE-1, etc)", eu penso que depende do ponto de vista. Essas câmeras ser der pau, adeus, já era. Ou tem conserto e fica muito caro, ou não tem peça de reposição. Elas têm algum eletrônica embarcada que as leva pra esse caminho. Já uma câmera totalmente mecânica, que usa bateria só para o fotômetro, essa nos remete a uma discussão bem diferente. São câmeras pra muito tempo.

E, não estou dizendo que uma é melhor que a outra. Apenas gostaria de enfatizar que qualquer uma delas tem lá os seus prós e contras. Não existem sistema completo e/ou perfeito.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
-22.352971,-48.775582


junior santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2014, 15:28:13
vlw pessoal :ok:

tem a fm2 mas o preço doi um poco agora no momento nao da :shock:

quais sao as mecaninca,que so precisa de bateria para o fotometro como a FM2 se nao me engano?

a pentax k1000 e como a FM2?

podem me indicar uma assim so que com fotometro no viewvinder vlw abraço


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2014, 15:52:35
Tem muitas, muitas mesmo. Que marca prefere? Ja tem lentes de qual mount? As vezes da para aproveitar.
D600 - E-M10


junior santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2014, 15:59:57
kokimoto pode ser Nikon,canon,Olympus e pentax

so tenho  50mm e 24-105 canon,quero pegar uma ja com lente pra brinca heheh vlw


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2014, 16:03:21
Pentax K1000 é uma boa pra começar e consegue-se encontrá-la por bons preços.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2014, 16:16:33
Pega alguma Canon EOS, daí dá para usar as suas próprias lentes.

Recentemente, peguei uma EOS 300 baratinha no ebay. Ela já é toda eletrônica e funciona com as lentes Canon atuais. Mas é o que o pessoal explicou: é descartável. Se estragou, é melhor comprar outra do que mandar arrumar.
D600 - E-M10


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2014, 21:06:10
O problema não é assim tão grave quanto parece. Existem baterias para substituir as de mercúrio e SEM ADAPTAÇÃO ALGUMA. A gente encontra no mercado, inclusive no Brasil, as de Zinc Air. E funcionam!

A única "desvantagem" das Zinc-Air é que tem tempo de vida útil: retirou o lacre, duram aproximadamente um ano, mesmo sem usar.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2014, 21:16:52
A única "desvantagem" das Zinc-Air é que tem tempo de vida útil: retirou o lacre, duram aproximadamente um ano, mesmo sem usar.

Muito bem lembrado!!!!  :ok:  :clap: Detalhe importante, nesse caso!

Minha opinião pessoal: uma dessas por ano não é assim tão complicado de se administrar. Repito, é MINHA OPINIÃO.

Outra saída, mas, tem que gastar um pouquinho, é levar num técnico de confiança e pedir pra ele "corrigir" a tensão do fotômetro para 1,5V.  Nesse caso, existem uns adaptadores no eBay para alojar uma bateria LR44 e usar na boa essa configuração. E, todos nós sabemos, bateria LR44 é muito fácil de se encontrar.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
-22.352971,-48.775582