Autor Tópico: Problema com foco  (Lida 2203 vezes)

mscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Online: 18 de Maio de 2014, 12:39:32
Tenho uma Canon 60D, e de um tempo pra cá, comecei a perceber um problema de foco, principalmente em aberturas altas, 1.8, 2.0, coisa que eu não tinha antigamente.

Fiz alguns testes, e ativei aquela opção que tem na câmera pra saber onde está o foco.

E aí descobri que o meu problema é que provavelmente estou tremendo mais, pois o foco não está saindo onde eu quero, o foco sempre fica um pouco fora do lugar, e com aberturas altas, fica desfocado. Acontece isso mesmo usando velocidades mais altas, 100 por exemplo.

Gostaria de saber se a 60D tem alguma coisa que corrija esse problema, pois antigamente, mesmo usando essas aberturas, a maioria das fotos ficavam focadas, e de repente, começou o problema.

Sei que a Nikon tem o tal VR que ajuda a reduzir a tremedeira, mas não sei se resolveria o problema também.

Obrigado.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2014, 12:44:52
Tenho uma Canon 60D, e de um tempo pra cá, comecei a perceber um problema de foco, principalmente em aberturas altas, 1.8, 2.0, coisa que eu não tinha antigamente.

Fiz alguns testes, e ativei aquela opção que tem na câmera pra saber onde está o foco.

E aí descobri que o meu problema é que provavelmente estou tremendo mais, pois o foco não está saindo onde eu quero, o foco sempre fica um pouco fora do lugar, e com aberturas altas, fica desfocado. Acontece isso mesmo usando velocidades mais altas, 100 por exemplo.

Gostaria de saber se a 60D tem alguma coisa que corrija esse problema, pois antigamente, mesmo usando essas aberturas, a maioria das fotos ficavam focadas, e de repente, começou o problema.

Sei que a Nikon tem o tal VR que ajuda a reduzir a tremedeira, mas não sei se resolveria o problema também.

Obrigado.
Poste algumas fotos com EXIF e a maneira como focastes.

Pode ser várias coisas:
1 - está usando grandes aberturas e não teve mão firme ou focou e recompôs de maneira radical
2 - velocidade e pegada na câmera não estão compatíveis
3 - necessidade de ajuste de microfoco
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2014, 12:58:14
Essa foto acabei de tirar. O foco dessa estava na letra H, mas ficou desfocado. As vezes tenho que tirar mais de 10 fotos para uma ficar focada corretamente.

Estava com 80 de velocidade, abertura 1.6 e ISO 160

http://1drv.ms/1jbfDiD



mscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2014, 21:20:20
Pedi para um outro fotógrafo fazer umas fotos com a minha 60D, e realmente, quando ativo o ponto de foco, pra saber onde o foco está saindo, em todas as fotos, o foco ficou um pouco acima de onde focamos.

Ninguém tem idéia do que pode ser isso ?

Será que ambos estão com mal de parkinson ou pode ser um problema da câmera mesmo ?


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2014, 23:14:59
Problema de foco tá só nessa lente? Experimenta com outra, se for só nela, precisa de microajuste de foco mesmo. :no:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2014, 23:44:38
Problema de foco tá só nessa lente? Experimenta com outra, se for só nela, precisa de microajuste de foco mesmo. :no:
2x...
Realmente esse teste é de suma importância.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2014, 02:47:09
mas tem como fazer esse ajuste na 60D ??
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2014, 07:06:03

mas tem como fazer esse ajuste na 60D ??
Até aonde eu saiba, sim.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2014, 08:23:25
Na 60D não é possivel fazer microajuste de foco, talvez seja possivel na autorizada a partir de algum software/hardware externo, já que o corpo não possui essa funcionalidade.
Esse sempre foi um dos pontos mais críticados na 60D, uma vez que na 50D tinha essa funcionalidade...
Até aonde eu saiba, sim.
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2014, 12:50:57
Que eu saiba, o microajuste na lente, é feita em um ponto de solda dentro da própria e só pode ser feito na autorizada. Quanto a 50D, ela não faz ajuste na lente, ela apenas se adapta ao problema de foco que a lente tem. :ok:


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2014, 15:51:22
O que comentei é da funcionalidade que existe em uma série de câmaras (50D, 7D, 70D, 6D, 5DII, 5DII e os corpos da Série 1) que é baseado em gravar um registro na câmara de quanto o foco está deslocado...
Essa funcionalidade não existe na 60D, infelizmente.
Parece que a calibração do corpo+lente ainda pode ser feita, mas daí sim só na autorizada...

Que eu saiba, o microajuste na lente, é feita em um ponto de solda dentro da própria e só pode ser feito na autorizada. Quanto a 50D, ela não faz ajuste na lente, ela apenas se adapta ao problema de foco que a lente tem. :ok:
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


mscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2014, 23:45:12
Pessoal, testei com outra lente e o problema persiste.

Testei com outro fotógrafo e a mesma coisa.

Bom, testei com outra câmera, e percebi que eu não estou tremendo. rs

O problema é com a câmera mesmo. Na próxima semana, vou levá-la na Namba para verificarem se tem como corrigir isso.

Obrigado a todos que me ajudaram.

Problema resolvido em partes.

Abs.

Marcelo.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2014, 10:18:53
Se o problema é em todas as lentes, provavelmente é desalinhamento no espelho. Na internet tem dicas de como fazer este ajuste "em casa", é apenas um parafuso que regula o ângulo do assentamento do espelho. Mas eu não arriscaria..

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460