Autor Tópico: Qual filtro tira reflexo?  (Lida 13747 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Maio de 2014, 01:15:37
Oi gente!

Eu tenho uma nikon D3200, acabou de chegar, eu comprei ela com um filtro Luminisque cpl 58mm.  Imaginando que ele iria além de proteger a lente também retirar o reflexo. Mas não fez o que eu imaginei, nem para reflexo e nem para deixar o azul do céu mais azul.

Bom, a situação é muito simples, eu tenho aquários, e em todos eles tenho problema de reflexo no vidro. Qual é o filtro que devo comprar para remover este reflexo da foto?  Quanto mais claro lá fora, mais nítido é o reflexo.

Clique aqui para ampliar


Obrigado!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2014, 03:09:43
O filtro é exatamente o que você já tem, o polarizador circular (CPL). Você dever ter percebido que ele é composto de duas partes, que giram livremente entre si.

O que ocorre é que o filtro precisa ser girado para que a polarização coincida com os reflexos que você quer eliminar. Se sua lente gira a parte frontal ao fazer o foco, você precisará girar o filtro somente após fazer o foco, portanto o mais "correto" seria operar com foco manual. Você pode utilizar o foco automático, mas assim que a lente obtiver foco, vire a chavinha para o modo manual e somente então, com muito cuidado, para não girar o elemento frontal da lente, rotacione o filtro de modo a eliminar os reflexos indesejados. Foca claro também que toda esta "operação de guerra" só é prática com a câmera montada em um tripé.

Se pretende trabalhar com a câmera na mão, juntamente com foco automático, você precisa de uma lente que não gire o elemento frontal ao focar.

Outro detalhe, o filtro CPL não é adequado para proteção da lente, pois ele reduz de forma considerável a luz captada pela câmera, em pelo menos 1 stop.
« Última modificação: 19 de Maio de 2014, 03:12:16 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Davide

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 126
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2014, 08:53:56
Sem contar que há muito filtro falsificado, não é polarizador, apenas vidro e nada mais, cheque se o teu é realmente um filtro de qualidade,

boa sorte e boas fotos.
Magis Audio, just listen - www.magisaudio.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2014, 09:55:56
Sem contar que há muito filtro falsificado, não é polarizador, apenas vidro e nada mais, cheque se o teu é realmente um filtro de qualidade,

boa sorte e boas fotos.

Para checar é simples.. Abra uma tela qualquer de um monitor LCD (pode ser de um notebook) e observe frontalmente olhando através do filtro. Girando o filtro, a luminosidade do LCD deve diminuir até o ponto em que não aparece luz nenhuma, como se estivesse apagado.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2014, 10:27:48
Então é por isto que tinha 2 filtros na lente! hehehehe :doh:

As 3 lentes, elas vão para frente e para trás, em quanto está fazendo foco, mas não notei se ela gira nesta operação.  Vou observar.  O aro dele é tão pequeno, realmente vai ser uma operação de guerra tirar o reflexo, bom que tenho tripé.

Eu comprei a Nikon D3200 com estas 3 lentes:
AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G -------------------------------- filtro 52mm
AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR --------------- filtro 58mm
AF-S DX NIKKOR 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR --------- filtro 58mm

Meu irmão viajou e trouxe tudo para mim da B&H Photovideo, é tudo original.

Junto veio um filtro de proteção para cada uma delas, sendo que 1 era para ser a anti-reflexo.  A lente 50mm ela veio com 2 filtros colocados, mas imaginei que seria um filtro extra, tirei dela e guardei na bolsinha de filtros. Dai eu tirei todos os filtros das lentes, e fui colocando uma a uma, e testando, tentando descobrir qual delas era anti-reflexo, e não deu certo.  Bem que reparei que havia um mais escuro que os outros.

Mas o ruim, é que eu misturei os filtros, agora tenho 3 filtros 58mm e não sei qual dever ser o par e nem quem vai ficar por cima do outro.
 
Outra pergunta, todas as máquinas que eu conheço, e diga-se de passagem, nenhuma é DSLR, elas tem um botão que agente vira e a lente faz o zoom.  A lente 50mm é fixa, mas as outras 2, só conseguir fazer o zoom manualmente girando a lente com a minha mão.  A Nikon D3200 não tem zoom automático não? É só o foco que é automático? Isto é padrão de todas ou é só a minha?

Obrigado!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2014, 11:30:18
Manoel, parece que vc comprou a câmera e o material meio por impulso, sem saber bem o que precisava.

Inicialmente, todos os filtros devem ter algum tipo de inscrição na lateral. Os filtros de proteção (nem vou entrar no mérito sobre o uso deles, pesquise aqui pelo fórum) devem ter a inscrição "UV". O tal filtro para tirar os reflexos chama-se polarizador, provavelmente deva ter a inscrição "CPL", é mais grosso que os outros e é composto de dois anéis, onde um gira sobre o outro.

Mas estas informações não vão ajudar se vc não souber como operar. Filtros polarizadores com lentes de kit como a sua ainda tem a peculiaridade de que devem ser ajustados após o foco ter sido feito, já que na sua grande maioria as lentes de kit rotacionam o elemento frontal quando fazem foco. Procure por informações sobre o uso de filtros polarizadores.

E finalmente, em qualquer câmera de lente intercambiável o zoom é mecânico e feito na própria lente. É mais rápido e muito mais preciso que os sistemas de zoom por botão encontrado na maioria das compactas.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2014, 17:59:03
Oi AlexandreS,

Por impulso não foi não, foi uma compra planejada, li bastante para escolher o que comprar. Quase 6 meses até a conclusão e depois quase 3 até chegar na minha mão.  Eu só estou é cru mesmo, até então eu só usei máquinas compactas, esta é a primeira vez que estou tendo contato real com este tipo de equipamento, mas ler a teoria e usar de verdade tem uma grande diferença...

A máquina chegou neste sábado e fiquei muito entusiasmado, nem perdi muito tempo conferindo as coisas, como meu irmão já tinha preparado a máquina para eu usar, nem precisei fazer nada, foi só sair tirado foto que nem uma criança que acaba de ganhar um brinquedo de natal. Só alegria! Passei sábado e domingo só tirando foto como se o mundo fosse acabar.

Hoje segunda-feira, na hora do almoço é que resolvi olhar com atenção para os filtros. Para mim, eram todos UV e 1 Polarizador, mas veio ao contrário todos Polarizadores, e 1 UV, mesmo assim porque veio junto com o polarizador.   Eu queria ter um filtro de proteção para cada lente, para não ficar trocando filtro de uma para outra.  Mas não tem galho não, mais para frene compro outros UV para as outras, ou vou usando o Copinho em voltada lente que também protege ela.  Por falar, nem testei o copinho que vieram com as minhas ainda. 

Vieram os seguintes filtros:


Luminesque CPL Filter 58mm
Luminesque UV Filter 58mm ---- na lente 50mm
Tiffen Circular Polarizer 58mm -- na lente 55-300mm
Tiffen Circular Polarizer 52mm -- na lente 18-55mm


Eu montei o Luminisque na lente 50mm, pois ela não gira para fazer o foco, fica mais fácil neste início. Eu montei o CPL por cima do UV, mas agora percebi que inverti não é?

O filtro UV da Luminesque não tem parte móvel, ele é fixo. Então o UV não precisa de girar para ajustar melhor a imagem como o polarizador?

Testando, 1, 2, 3


Eu tirei uma foto com o filtro do jeito que montei, girei a lente, até diminuiu um pouco o reflexo, mas ainda assim, ficou bastante aparecendo.

Vou inverter o filtro e tirar outra foto.  Mas eu imaginei que este filtro iria tipo assim "sumir com todo reflexo".  Claro as páginas que ví falando do filtro, sempre mostravam lagoas, paisagens, algumas janelas, e tal, reflexo direto no vidro não vi nenhuma foto.

Tem macetes para usar o polarizador ou é só basta girar ele?

Bom, agora que sem querer, fiquei com 3 filtros polarizadores, se eu usar um por cima do outro vai tirar todo o reflexo?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2014, 18:40:00
Dependendo do ângulo, não dá pra tirar todo o reflexo com o polarizador.

Mas acho que não entendi o problema. Você quer tirar fotos do aquário, exclusivamente? Ou do ambiente?

Se for foto do ambiente, com o aquário fazendo parte da decoração, um pouco de reflexo não faz mal... Mas se quiser tirar foto somente do aquário mesmo, você precisa deixar o ambiente bem escuro, e o aquário hiper bem iluminado. Assim conseguirá uma foto bacana do aquário, sem reflexo no vidro.

Peguei essa foto na internet que mostra mais ou menos o que tentei explicar:



D600 - E-M10


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2014, 19:23:28
Em um ambiente interno e controlado não se usa polarizador, basta você controlar a iluminação e o reflexo, por exemplo colocando um cobertor preto entre a janela e o aquário. O filtro CPL não faz milagre, ele depende do ângulo em que a luz faz o reflexo pra funcionar.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2014, 19:50:03
Eu também não usaria o polarizador. Melhor simplesmente tirar a reflexão direta, seja por um tapador, seja pela movimentação do aquário, diminuição da luz ambiente em relação à luz do aquário.

Observe que a luz da janela pouco ajuda na iluminação do interior do aquário.

« Última modificação: 19 de Maio de 2014, 20:05:35 por Claudio Rombauer »


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2014, 11:37:27
Oi Kokimoto, Checheel e Claudio Rombauer

São várias as intenções, tanto tirar foto só do aquário, como também do ambiente, nem tanto "ambiente" eu queria mostrar o móvel que sustenta ele, como o quarto é pequeno, o aquário está na quina, sobram poucas opções de ângulos, esta foto que eu fiz usei a lente 50mm, com a máquina pelo lado de fora do quarto no corredor, mesmo com a lente 18-55, ainda assim preciso ficar perto da porta para uma visão ampla do aquário. Por isto, escurecer completamente o quarto é difícil, já que a porta fica aberta, e quando o reflexo não vem da janela vem de dentro de casa.   Ainda tenho mais 3 aquários em outros locais da casa.  É

Meu sonho de consumo é fazer uma foto em que mostre o aquário como se ele não tivesse vidro ou água dentro! Sem reflexo algum. 

Quando li sobre os filtros, e vi o polarizador, com aquelas fotos de lagos e vidraças sem reflexo imaginei: -- Meus problemas acabaram!!! 

Mas agora percebo que superestimei o filtro polarizador e ele não vai promover tudo aquilo que eu esperava com a mesma facilidade que parecia ter...

O que eu imaginava é que seria possível em qualquer situação, sem precisar modificar nada na cena, tirar uma foto sem o reflexo nenhum, só porque eu estava usando o filtro polarizador, tipo só mirar e clicar e pronto, foto perfeita, peixes flutuando no ar. 

Eu inverti as lentes, coloquei a CPL por baixo e o UV por cima, e não deu nenhuma diferença significativa. Ontem de noite estava lendo a página da Tyffen deste meu polarizador, eles dizem que diminui até a neblina, hoje acordei de manhã, tinha serração para todo lado, mal via até a esquina, peguei a máquina e... Nada! Não mudou nada! Nem a arvore do visnho ficou mais nítida, nem o esfumaçado da rua mudou.  Fui girando devagar o filtro, apenas diminuiu bastante o tom azulado, ficou amarelado, fiz várias fotos, todas ficaram iguais no final.

Estou vendo que o filtro não é só uma pecinha de girar e usar, realmente ele não faz milagre nenhum.  Eu já tinha lido sobre ele quando usar e quando não usar.  Mas vejo que ainda faltam informações mais detalhadas de fato "como usar" o filtro, nem é isto, usar o filtro é só girar a lente não é?  O pulo do gato está "quais são as especificações necessárias para o filtro funcionar plenamente". Hum... ou algo mais ou menos assim, vocês entenderam. 

Valeu gente!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2014, 12:29:35
Manoel, é isso mesmo. O polarizador bloqueia raios de luz vindos de uma determinada direção, e o subproduto disso é que as vezes conseguimos tirar os reflexos. Mas isso depende do ângulo em que a luz chega ao filtro, as vezes conseguimos tirar os reflexos de um lado, mas eles permanecem no outro, porque estão vindo em ângulo diferente.

Mas para peças pequenas as vezes funciona muito bem. Aqui está um teste que fiz com um polarizador Hoya logo que comprei, com uma antiga Canon S5.






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2014, 12:49:05
No "Mercado Livre" há a oferta de filtros polaróides da HOYA.

Já comprei genérico e é a maior furada... Hoya no mínimo...
 
Deem uma lida nesse artigo:

http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/entenda-como-funcionam-os-filtros-polarizadores-para-fotografia.html
« Última modificação: 20 de Maio de 2014, 12:55:11 por nelio.macedo »
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2014, 14:35:00
Bem, se você faz questão de usar o filtro pra não precisar trabalhar a luz do ambiente, o que é realmente complicado se não tiver experiência com iluminação, voce pode fazer uma foto composta, ou seja, tira os reflexos de uma parte, depois faz outra foto tirando os reflexos da outra parte e junta no PS tudo.

Outra opção, se voce tiver persianas com blackout, é fazer uma foto bem exposta somente da luz do aquário, com tudo apagado, breu absoluto, depois faz outra exposição apenas da luz do ambiente (aquário apagado), e soma as duas em modo screen no PS, podendo assim controlar o bias de cada uma em separado, dando mais enfase para o interior do seu aquário.

Com layer stacking as possibilidades são infinitas.
« Última modificação: 20 de Maio de 2014, 14:35:27 por Claudio Rombauer »


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2014, 17:24:56
Oi gente!

Os meus filtros são da Tiffen e da Luminesque, estas duas marcas não são boas não?  O tiffen perde muito para Hoya?

Hoje na hora do almoço fechei tudo no quarto, apaguei tudo e tirei algumas fotos de teste, já melhorou bastante ou minha expectativa já é menor, então fiquei mais satisfeito : )  Mas ainda há muito o que melhorar, quero explorar mais este filtro e como usá-lo.  Estava revendo os artigos, inclusive aquele que o Nelio postou, do Techtudo, eu lí ontem a noite.  Talvez tenha um resultado melhor com paisagens do que com reflexo direto como tem acontecido.  :shock: acabei de notar agora, aqui no serviço o que não falta é vidraça e reflexo de todo angulo e tipo, aqui é quase que um caleidoscópio, heheehe.  Farei alguns testes aqui.

Quanto a esta remoção dos raios de acordo com cada ângulo, eu observei que se muito de frente, o reflexo não some e quase não atenua, já quando estou mais ao lado eles sumiram melhor.   Legal seria se pudesse emparelhar vários filtros, cada um eliminando uma certa quantidade de raios.    Será que com filtros do formato Cokin seria possível a remoção total?


Claudio,

Nunca fui muito de ficar editando minhas fotos não, prefiro tentar tirar elas como deveriam ficar, porém, neste caso deste aquário já tentei fazer um HDR nele, e ficou muito ruim. Eu anda não consegui fazer um HDR que ficasse melhor que a foto original, nem com paisagem deu boa.  Mas o que vou testar o que você falou, do screen.  O que é o layer stacking?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens