Autor Tópico: Jornalista e fotografo.  (Lida 1905 vezes)

AlanFrias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Enjoy!!!
Online: 19 de Maio de 2014, 11:04:59
Estou em um momento de duvida na minha vida, pode ser meio estranho um post desse, mas como não consigo conselhos de pessoas próximas, vou procurar com pessoas que estão nessa área, bom, eu vou começar a fazer faculdade agora no próximo semestre, gostaria de saber se vale apena investir na carreira de fotojornalismo, sou apaixonado por jornalismo, e tenho amor grande por fotografia, gostaria de combinar as duas e obter além do dinheiro, prazer e constante contato com as coisas que eu amo fazer, e assim poder ser o que eu sonho, gostaria de saber se vale apena investir nessa área ou se ela já está defasada e com falta de vaga.
Canon 5d mk ii - Sony a3000 - Samsung nx1000 - Helios 44M 58mm f/2  - Yongnuo 35mm f/2 - Sigma 24-70 f/2.8 - Takumar 350mm f/5.5 - Flash Yongnuo 565ex ii - Tele 500mm f4.3

Flickr: https://www.flickr.com/photos/alanfrias/


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2014, 12:30:31
Cara, acho que nesse mundão de Deus, todas as áreas já estão saturadas.
Não tem profissão que o cara entre, que já não tenha um mundaréu de gente fazendo.

Aqui em Maringá, mesmo, de cada árvore que vc chacoalha, caem dois fotógrafos de casamento, uma fotógrafa de new born, um film-maker de evento e três diagramadores de álbum e cinco editores de video.
MEsmo assim, tem trampo pra todo mundo...

Eu não manjo nadica de foto jornalismo, já fiz freela pra jornal, mas não é minha cara.
Se vc se esforçar e tiver jeito pra coisa, vc consegue sim.

Se vc gosta, vai atrás, brou. Tudo o que posso fazer é te desejar é boa sorte.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2014, 12:37:41
Acho que se você gosta, tem que ir atrás mesmo e trabalhar duro por isso. Mas até onde eu ouço falar, jornalismo é a área que paga pior no meio fotográfico. Muita gente fazendo pauta por mixarias aí e nem mesmo tem os créditos reconhecidos (muitas vezes aparece tudo como "divulgação").

Mas em toda área tem quem se destaque, de uma maneira ou de outra. Eu sempre acho que o bom profissional sempre vai ter espaço no mercado. Talvez não dê pra ficar milionário, por conta do mercado saturado, mas certamente dá pra viver bem se você fizer um trabalho bem feito!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2014, 12:45:27
A grande sacada é conseguir um lugar onde possa aprender e se desenvolver. Desta maneira, fica mais fácil fazer o nome, que é o mais importante.
Você mora em SP mesmo?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


junior santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2014, 12:49:02
 :snack:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2014, 15:30:32
Vale sempre a pena buscar a profissão pela qual se tem paixão. Como já foi dito, não é muito fácil ficar rico, mas aí vale fazer um exercício de auto-conhecimento para tentar entender quanto dinheiro você precisa para ser feliz.

E uma vantagem sobre a concorrência você já tem: o sobrenome.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AlanFrias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Enjoy!!!
Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2014, 15:39:25
vlw galera pelas dicas, eu sou do rio de janeiro tsouto, não entendi muito bem RafaZ, esse sobrenome tão esquisito que eu tenho kkkk
Canon 5d mk ii - Sony a3000 - Samsung nx1000 - Helios 44M 58mm f/2  - Yongnuo 35mm f/2 - Sigma 24-70 f/2.8 - Takumar 350mm f/5.5 - Flash Yongnuo 565ex ii - Tele 500mm f4.3

Flickr: https://www.flickr.com/photos/alanfrias/


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2014, 16:40:45
A família Frias é dona da Folha de S. Paulo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2014, 18:50:36
Esta mais concorrido. O jornal impresso esta com uma tiragem menor e se não me engano, o NYT demitiu os fotógrafos e deu um iPhone para os jornalistas de campo

Claro que sempre haverá campo mas ele esta cada vez menor


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2014, 19:46:24
se não me engano, o NYT demitiu os fotógrafos e deu um iPhone para os jornalistas de campo


Na verdade foi o Chicago Sun Times.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2014, 20:16:23

Nunca seremos bons naquilo que não gostamos, se por exemplo vc não gosta de engenharia mecânica e quer fazer porque ganha dinheiro, vc está se enganando, pois lá na frente vc será um engenheiro mediano, stressado e desanimado, chorando por não ter feito aquilo que gostava. Se vc fizer o que gosta e ama, vc vai ser animado, motivado e feliz, mesmo ganhando menos, e a cada trabalho divulgado será como um reconhecimento, coisa que em empresas é difícil.
Analise o que vc gosta mais e o fato de fazer jornalismo não quer dizer que vc não poderá ganhar uns extras fazendo outros trabalhos de valor, como conseguir uma parceria com uma revista ou um cartório de casamento civil...andar de Azera vc não vai, mas pode ser feliz andando de Corolla 2008 sossegado. Faz o que gosta!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2014, 21:19:52
...se por exemplo vc não gosta de engenharia mecânica...

... é porque não conhece!

 :D
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2014, 22:08:35

Na verdade foi o Chicago Sun Times.

Tks.. sabia o milagre mas não me lembrava do Santo :D