Autor Tópico: Fujifilm estaria trabalhando em uma médio formato digital  (Lida 28623 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 22:51:45
to gostando cada vez mais da linha fuji

ainda acredito que lancem uma rangefinder fullframe...  :ok: seria um sonho. Custando metade de uma leica (1/3 se possível  :hysterical:)
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 23:11:19
Sera que esse sensor mf sera x trans?
D600 - E-M10


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 23:55:21

ainda acredito que lancem uma rangefinder fullframe...  :ok: seria um sonho. Custando metade de uma leica (1/3 se possível  :hysterical:)

Também tenho gostado cada vez mais da Fujifilm e já estou começando a juntar $$$$ para comprar um corpo de câmera da nova geração de sensores com 24MP, talvez em 2017 (dependendo de como estará a economia até lá, claro; minhas X-E2 e X-T1 me atendem muito bem, entregando belas imagens :clap: e no momento estou priorizando ampliar meu "set" de lentes).

Pessoalmente, não acredito que a Fujifilm desenvolva uma câmera que use um sensor de 24 x 36mm pelas razões que expus acima. Meu entendimento é de que seria perda de tempo (e de recursos $$$) "seguindo a manada" :aua:  Agora, acredito que a nova médio formato poderá ser uma rangefinder, como a FUJIFILM GF670 (rangefinder médio formato de filme, mas com lente fixa - como a X100, por exemplo).  Tenho a impressão de que a Fuji vai querer colocar no mercado uma médio formato com lentes intercambiáveis mas que possa ser usada "na mão", sem necessidade de tripé!  Uma médio formato (com visual "clássico", espero :) que pode ser usada principalmente nas ruas, em reportagens, em viagens (e também em estúdio, naturalmente!).

Usei Nikon 24 x 36mm (filme e digital) por anos e hoje não sinto a menor falta do chamado "full frame".  Depois que comprei uma X-E2 e comecei a fotografar com ela, concluí que não tinha mais razão de ser continuar a gastar $$$ com "full frame".  Isto foi em meados de 2014.  Coloquei a venda todo meu equipamento Nikon e minha X-E2 ganhou, no ano passado, a companhia de uma X-T1. Agora estou começando a ampliar meu "set" de lentes "XF"...

Mas o médio formato é outra história, um "brinquedo para gente grande"! Já fotografei com médio formato (Pentax 67) e sei do que estou falando... ;).  Espero que a Fujifilm "faça a diferença", não entrando no mercado 24 x 36mm (seria "mais do mesmo" :( no final das contas) e, sim, desenvolvendo mais e melhores lentes para o formato APS-C (que continuam a fazer) e desenvolvendo uma nova família de câmeras e lentes para médio formato) :ok:

Pessoalmente, se eu quisesse sensor de 24 x 36mm, teria permanecido com a Nikon, onde estava muito bem servido (tive a D3, a D700 e a D800...).  Existem rumores fortes de que a Nikon e a Canon estão (finalmente) desenvolvendo suas "mirrorless", as quais estarão equipadas, obviamente, com sensores de 24 x 36mm.  É provável que alguma coisa neste sentido apareça na Photokina, no final de setembro :snack:

Boas Fotos!


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #18 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 00:13:50
Sera que esse sensor mf sera x trans?


Não há rumores de que este sensor seja "X-Trans"; na verdade nem se sabe o tamanho dele :no: 

Especulando um pouco agora, este sensor poderia, por exemplo, ser o mesmo usado nos "backs" e câmeras da  Phase One (e que é fabricado pela Sony, até onde sei), o que classificaria esta câmera como sendo uma "645" e a colocaria em concorrência direta com a Phase One e também com a Ricoh / Pentax.

Esta nova MF da Fuji, usando a família de sensores para o formato "645" teria, no mínimo, 50MP (podendo ir até os 100MP com os sensores atualmente disponíveis).  Mas a Fujifilm já demonstrou que não quer participar da "corrida dos megapixels". Portanto, creio que 50MP seria um começo adequado (ainda mais se for "X-Trans") :ok:

Conhecendo a Fuji, poderá sim estar sendo desenvolvido um "X-Trans" para médio formato!  A X-Pro2 está demonstrando, segundo os diversos reviews publicados na Internet, que a tecnologia "X-Trans" está amadurecida o suficiente para ser implementada em outros tamanhos / formatos de sensores.  Pessoalmente, gostaria que fosse "X-Trans" o sensor que será utilizado nesta médio formato :)

Boas Fotos!
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2016, 00:16:31 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #19 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 13:31:43
É sua opinião e, ANTES DE QUALQUER OUTRA COISA, isso deve ser respeitado. Mas... porém... contudo... todavia, não dá pra comparar. A "pegada" de uma rangefinder é algo bastante diferenciado de uma câmera reflex.

Acho que acho há espaço – distintos, isso é verdade – para as duas câmeras, ao mesmo tempo, no mesmo mercado.

Eu, particularmente, adooooro uma rangefinder. Tenho uma Mamiya 7 que não vendo por nada. Mas, em algum momento, meu sonho de consumo foi (uma das duas, ambas construídas na mesma plataforma):


Os preços já caíram um pouco desde o lançamento, no entanto, ainda muito caras para as minhas pretensões. Então... continuo sonhando!

Acredito que a Fuji vai querer colocar no mercado uma médio formato com lentes intercambiáveis mas no estilo "rangefinder", justamente para que possa ser usada "na mão", sem necessidade de tripé!  Uma médio formato (com visual "clássico" no estilo "rangefinder", espero :) que pode ser usada principalmente nas ruas, em reportagens, em viagens (e também em estúdio, naturalmente!).

Também concordo que há espaço no mercado de médio formato tanto para câmeras "reflex" (excelentes para estúdio) quanto para as "rangefinder", sendo que estas últimas são mais adequadas à fotografia "ao ar livre", pois o formato "rangefinder" torna a câmera discreta e confortável  ;)


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #20 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 13:47:00
"...Fujifilm Will Launch a Medium Format Camera (Top Trusted Japanese Source) :: New Source says it will be presented Photokina!..."

Fonte: http://www.fujirumors.com/fujifilm-will-launch-a-medium-format-camera-top-trusted-japanese-source-new-source-says-it-will-come-at-photokina/


Recently, Fuji Manager Takeshi Ueno said here, that Fuji is investigating the Medium Format camera, but there are no concrete plans for now to make it, since “not everyone in the company is quite as convinced to make it.”

I’ve contacted our Top Trusted Japanese Source, and asked for clarification… and its answer is clear:

The Source said that the Digital Medium Format Fujifilm (with interchangeable lenses) already got Green Light from the Management.

Yep, the Medium Format Fuji will come!

– – -End of the trusted rumor… and you can forget the Grain of Salt this Time :) – – –

But there is more.

I’ve been contacted by a New Source (thanks for sharing :) ), who told me that the Digital Medium Format Fujifilm Camera  :ok:. And yes, this time you guys have to Take it with a Grain of Salt.

So this seems to be Fuji’s future: an amazing & mature APS-C system + a Medium Format System… 2016 could really be a great Fuji Year.

And if priced somewhere between the Pentax 645D and the Pentax 645Z this camera could be a real winner for Fujifilm.


Aguardando os próximos capítulos :snack:  Mesmo não tendo condições de adquirir uma médio formato digital, fico satisfeito ao ver que empresas como a Fujifilm e a Ricoh / Pentax estão revitalizando o mercado das médio formato, ao desenvolver e disponibilizar produtos com excelente qualidade e com preços que, embora elevados se comparados com os das câmeras com sensores 24 x 36mm, são mais acessíveis que os sistemas digitais da Phase One e da Hasselblad, por exemplo...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 15:40:15

uma GX680 digital seria o máximo ... claro que em valor digno ... !
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 17:17:56
Uma GX 680 é cara na versão de filme, imagine na digital! Eu gostaria que fosse alguma câmera que usasse a mesma baioneta das antigas Fuji Médio Formato.
Se bem que as lentes da Hasselblad H são fujinon
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 20:44:39

sim , sempre foi cara , mas sempre foi o supra sumo da qualidade . Infelizmente , como vc falou , sempre esteve acima da grande maioria dos mortais . Tenho encontrado algumas em excepcional estado , mas sempre no Japão que praticamente inviabiliza qualquer possibilidade de envio . Comprei uma simples ocular Nikon , levou exatos 4 dias da hora que comprei até a chegada ao Brasil . Em contra partida ficou também 4 ... mas meses ... para ser liberada nessa aduana  tupiniquim que ainda me taxou em tudo quanto foi possível ...
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 20:46:22

mas que seria o máximo uma GX 680 digital isso seria , e com apenas 4 ou 5 lentes e já se teria um conjunto simplesmente excepcional
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 21:47:18
sim , sempre foi cara , mas sempre foi o supra sumo da qualidade . Infelizmente , como vc falou , sempre esteve acima da grande maioria dos mortais . Tenho encontrado algumas em excepcional estado , mas sempre no Japão que praticamente inviabiliza qualquer possibilidade de envio . Comprei uma simples ocular Nikon , levou exatos 4 dias da hora que comprei até a chegada ao Brasil . Em contra partida ficou também 4 ... mas meses ... para ser liberada nessa aduana  tupiniquim que ainda me taxou em tudo quanto foi possível ...
A minha GX 680 veio do Japão, pelo correio... Fiz pelo importafácil e eles me taxaram pelo que foi declarado lá. Valeu mais a pena do que tentar a sorte...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 04 de Março de 2016, 21:45:22
Sem querer jogar água no chope de ninguém:
http://www.fujirumors.com/fuji-manager-were-not-really-interested-in-medium-format-focus-on-lenses-x-pro2-review-who-says-theres-no-iso-improvement-must-be-smoking-something-good/

The Spanish site dslrmagazine (translation) met Fuji Managers at the CP+. Here some excerpts from the interview:

“There is a little known fact: in Thailand, for example, X-A series outsells Canon!

We are not really interested in the medium format; our intention, for now, is to focus on the lenses. We just announced a 2x teleconverter for the X series, available for the summer.

Today, already offer 21 different lenses. According to our market research, which demand more now users of the system X is a telephoto “prime” and also other wider and more compact lenses like the Fujinon XF 35mm f / 2 R LM WR. And, who knows, maybe also a “fish eye”, and of course, some day, a Tilt & Shift.

I tell you… don’t take that “we are not really interested in medium format” too seriously
😉
« Última modificação: 04 de Março de 2016, 21:45:35 por felipemendes »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #27 Online: 06 de Março de 2016, 18:26:32
Uma TS :wub: :wub: :wub:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #28 Online: 19 de Junho de 2016, 13:53:48
Parece que a nova médio formato da Fuji será mirrorless:

http://www.fujirumors.com/fujifilm-mirrorless-medium-format-camera-coming/


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #29 Online: 28 de Junho de 2016, 23:17:44
Não ligo p MFormato mas as últimas infos. dão como certas uma sem espelho da Fujifilm + 3 lentes.
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4