Autor Tópico: T3i, D3200, D5100 e D90 - Não é mais uma pergunta repetida!  (Lida 2576 vezes)

Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Bom dia,

Eu não quero saber 'qual a melhor', eu gostaria mesmo de um conselho sobre a usabilidade delas hj.

Quero comprar minha primeira, sei que é bem pessoal a questão de nikon vs cânon, eu estava entre a rebel e a 3200, como eu pretendo fazer vídeos curtos em ambientes controlados(estilo vlog) pensei em ficar com a cânon, mas surgiu a oportunidade de adquirir uma D90 pelo preço da rebel.

Ainda é válido o uso dessa câmera no dia a dia, a qualidade do vídeo é inferior a ponto de incomodar?
Aí vem aquela dúvida, apesar de ter motor na própria câmera a D90 não tem autofoco no vídeo, dai eu volto pra 3200 já que a filmagem é um ponto considerável, mas a qualidade da cânon para filmagem me agradou bem mais principalmente o audio!

Resumindo, estou ficando doido! :eek: :aua:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2014, 09:39:54
se voce quer pra filmar, a T4i pra cima tem auto-foco durante a gravação de vídeo.


ssmoura

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2014, 11:17:49
Nunca usei a Nikon, por isso todo o meu comentário será em cima das maquinas Canon.

Tb uso DSLR para filme, até mais do que fotografia. Se for em ambiente controlado, uma T3i, mesmo sem o autofoco, vai tranquilo. Mas se quiser mais facilidade e qualidade nos videos, junte mais um pouco e pegue uma 70d que é considerada hj a melhor DSLR para video.. Sem contar a 1dc, logicamente.
Uma lente show pra filmar com a 70d é a 28mm 1.8 ou a sempre ótima 24-105L.

Não gosto do sistema híbrido da T4i e T5i. É mais um quebra-galho do que outra coisa. Acho feio o modo como ele fica caçando o foco.

Abraços!
« Última modificação: 20 de Maio de 2014, 11:23:00 por ssmoura »
70d - T3i - GoProH3
Tamron 17-50 f2.8/EFs 18-55 STM/EFs 10-18 STM
430ex II


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2014, 15:33:56
A 70D é show de bola, mas o preço é muito salgado pro meu bolso.

Vi um review da T4i em comparação com a D3200 e fiquei decepcionado com o autofoco gambiarra da T4i, é na verdade a detecção de face com uma modificada no software...

Aí não compensa pagar a diferença pra ter um autofoco meia boca, ainda mais com a possibilidade de comprar uma lente fica ou um flash, até porque o foco é FOTOS mas filmagem boa cai bem a calhar, e o áudio da D3100 e muito estourado então imagina o que a da D3200 tbm seja...

Obrigado as dicas!

Pelo visto vai ser a T3i, vi que el tem flash wifi integrado que permite flash creativo, além do controle de abertura durante o vídeo.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2014, 15:55:02
As Nikon recentes, como a D5100 e D3200 tb tem autofocus na filmagem,  já a Canon T3i não,  já no quesito fotografia prefiro a Nikon, tanto é que escolhe a D5100


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2014, 19:12:57
Halvaro, porque no quesito fotografia?

Pode me explicar, porque nas reviews e comparações não vi diferença, na verdade es fotos com a T3i pareciam melhores...

Porque pegou a 5100 e não a 3200 ?


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2014, 22:58:22
Se você não ligasse para vídeo, entre todas as que você citou, a D90 é mais corpo (funções mais à mão, sem tanta necessidade de se navegar por menus, melhor construção, etc).

Mas a história muda totalmente, uma vez que entra o fator vídeo na parada. A D90 acho que passa a ser a menos recomendável entre elas para se fazer vídeo.

Como disseram acima, a T4i e T5i fazem autofoco durante a gravação. E se a lente for com motor STM, o autofoco fica muito suave durante o vídeo. Bastante profissional.

Não conheço a parte de vídeo nas Nikons 5x00 ou 3x00 para opinar.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2014, 23:53:49
D7000 usada, usabilidade expecional, você faz tudo nos atalhos. Videos OK.

D90 só filma em 720p salvo engano meu, foi a primeira DSLR a filmar, salvo engano novamente. Se o objetivo for fotografia, pode ser uma boa, para filmagem acho que não.





ordenalfabetix

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2014, 00:03:00
Sei lá, não sei das citadas, mas o AF em vídeo das dslr que uso ou testei (d800, d7000, d5100) é uma b****.... só para filmar bobagens, para uso mais sério nem pensar.

Abraço
Ordenalfabetix
____________________________
Nikon D800, D7000, Nikkor AF-S 24-70mm f/2.8G ED, AF-S VR 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED, AF-S 85mm f/1.8G, Sigma 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM, Metz Mecablitz 52 AF-1
Pentax K100D Super, SMCP-FA 50mm f/1.4, DA 18-55mm 1:3.5-5.6 AL
Panasonic Lumix DMC-LX2


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2014, 11:12:35
AF em vídeo de T4i, T5i, D7100, D5100 e aí por diante são todos ruins. A única DSLR atual com um eficiente sistema de foco em vídeo é a 70D devido à tecnologia empregada no sensor, onde cada pixel do sensor consegue fazer foco por fase.

Mas avalie se vc realmente precisa de AF em vídeo. Tudo vai depender da linguagem que vai utilizar, estilo "comercial" ou "videoclipe" com a união de vários takes curtos, o AF não é necessário tanto que a anos que se usa DSLR para vídeo publicitário e nunca se utilizou foco automático, aliás, as filmadoras "grandes" não tem AF. Já se a linguagem for a de filmagem contínua, com objetos em movimento, é necessário avaliar melhor.

« Última modificação: 21 de Maio de 2014, 11:13:48 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2014, 14:11:42
Halvaro, porque no quesito fotografia?

Pode me explicar, porque nas reviews e comparações não vi diferença, na verdade es fotos com a T3i pareciam melhores...

Porque pegou a 5100 e não a 3200 ?

A maioria dos review mostram alguma superioridade na optica da Nikon sobre a Canon, e foi isso que verifiquei, as da Canon tb são
excelentes, mas eu achei melhor a Nikon no quesito fotografia, eu pessoalmente achei maravilhosas as cores das fotos dessa Nikon, muto mais legal que as Sony que tive antes, e que eu gostava.

Eu escolhi a 5100 sobre a 3200 por que era um pouquinho mais barata, e tem alguns recursos a mais, como LCD movel, e modo Braketing na câmera, muito util para efeito HDR, e mais umas coisinhas, apesar de ser um modelo anterior eu curti mais que a 3200

Quanto à focagem durante a filmagem funciona direitinho


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2014, 18:56:16
Bom Galera, pelo visto o AF no meu caso é dispensável, ainda mais depois de ver umas comparações, com 9 ou 11 pontos de foco não faz diferença, é muito ruim.

Mas isso não tira a necessidade de uma boa filmagem.

Descobri uma loja aqui no centro e vou testar algumas e trago o 'veredicto'.


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2014, 20:29:18
Se você não ligasse para vídeo, entre todas as que você citou, a D90 é mais corpo (funções mais à mão, sem tanta necessidade de se navegar por menus, melhor construção, etc).

Mas a história muda totalmente, uma vez que entra o fator vídeo na parada. A D90 acho que passa a ser a menos recomendável entre elas para se fazer vídeo.

Como disseram acima, a T4i e T5i fazem autofoco durante a gravação. E se a lente for com motor STM, o autofoco fica muito suave durante o vídeo. Bastante profissional.

Não conheço a parte de vídeo nas Nikons 5x00 ou 3x00 para opinar.

Waage, eu sinceramente não consigo procurar comparativos PRÁTICOS da D90 com a T3i por exemplo.
Como faço pra comparar as imagens produzidas por elas? Só testando mesmo?


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2014, 00:14:29
Waage, eu sinceramente não consigo procurar comparativos PRÁTICOS da D90 com a T3i por exemplo.
Como faço pra comparar as imagens produzidas por elas? Só testando mesmo?
Há alguns comparativos técnicos online, o DxOMark (http://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Canon-EOS-600D-versus-Nikon-D90___692_439), com uma certa credibilidade.

Mas eu acho muito relativo isso, pois a lente usada é muito importante para compararmos apenas os sensores. Se usar uma lente mequetrefe em uma 1D X e uma T3i com uma lente top, a imagem da T3i com certeza será melhor.

Eu escolheria a D90 por ter mais recursos à mão, muito próximo do que você terá ao colocar as mãos nos modelos top da Nikon.

Você pode olhar as imagens que cada uma produz pela listagem de câmeras do Flickr: https://www.flickr.com/cameras/

Mas, de novo, não dá pra confiar apenas nas imagens. Uma pode estar bem tratada, outra não. Uma pode estar com uma lente profissional, outra com lente de kit...