Autor Tópico: Ajuda com pc para edição de imagens  (Lida 6271 vezes)

GeorgeNeves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 20 de Maio de 2014, 18:23:12
Olá galerinha, sei que é um assunto recorrente, mas sempre que leio um pouco, fico com mais duvidas. :shock:
Queria uma ajuda com um pc para trabalhar com o lightroom... Eu fotografo em RAW, e preciso de uma máquina que seja ágil para editar imagens com uma média de 24MP (1080p).
Teria um total de R$3.000 para pegar desde o gabinete até o monitor (queria que indicassem um IPS entre 20 e 22"), as únicas partes que não preciso me preocupar são mouse, teclado e saída de áudio.  :D.
então galera. obrigado pelo help.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.062
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2014, 20:52:09
Olá!

Bem, sobre o PC, penso que qualquer um moderno vai ser rápido o suficiente para você trabalhar com suas fotos. As vezes se puder comprar uma placa de vídeo, seria melhor ainda, para processar as imagens mais rapidamente.

Sobre os monitores, o pessoal recomenda aqui os Dell. No mercado tem também os da LG, porém os últimos artigos postados sugerem não usar os LG. Sobre esse assunto, provavelmente o pessoal vai pedir para você consultar esta pasta http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0


GeorgeNeves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2014, 23:22:24
O que têm a dizer sobre a seguinte configuração e se recomendariam algum monitor ips c adobe rgb para ele:
Processador Intel Core i5-4430 3.0Ghz, 6MB, LGA 1150 c/ Intel HD Graphics (4ª Geração) - BX80646I54430

Memória Kingston HyperX Blu 4GB 1600MHz DDR3 KHX1600C9D3B1/4G

MB GigaByte Ultra Durable p/ Intel GA-B85M-HD3 LGA 1150 Box

HD WD 1TB 7200rpm 64MB Chache SATA 6.0Gb/s 3.5´´ WD10EZEX

Placa de vídeo VGA EVGA GeForce GTX650 Ti 2048MB (2GB) DDR5 PCI-Express 02G-P4-3651-KR

acham essa config. boa? mudariam algo? e qual monitor seria uma boa pra ele de acordo com o que informei acima?


ordenalfabetix

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2014, 23:46:44
Bem, acho importante, para quem vai usar ps ou lr, ter de cara uma redundância no disco para onde vão as fotos ao sair da máquina, ter bastante ram e um backup de verdade. E um monitor calibrado, claro. O resto é lucro.


1) Ram, quanto mais melhor, para poder abrir muitos arquivos simultaneamente,  manter histórico,  não fazer swap... : 4gb é pouco. Aliás, 8gb também é pouco;

b) Hd: o ideal é ter pelo menos dois discos, para as fotos, em raid 1.

C) Um  bom sistema de backup(atenção,  hd externo NÃO é backup, é somente uma mera cópia). Eu uso o crashplan: bem barato, sem limite de espaço nem de número de versões,  e totalmente customizável.

e) um monitor calibrado.

Depois, claro, um ssd para so e programas é muito bom, um bom processador para lotes de processamento, mas o indispensável é redundância, backup, ram e um bom monitor.

Abraço
Ordenalfabetix
____________________________
Nikon D800, D7000, Nikkor AF-S 24-70mm f/2.8G ED, AF-S VR 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED, AF-S 85mm f/1.8G, Sigma 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM, Metz Mecablitz 52 AF-1
Pentax K100D Super, SMCP-FA 50mm f/1.4, DA 18-55mm 1:3.5-5.6 AL
Panasonic Lumix DMC-LX2


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.062
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2014, 00:04:18
Eu acho que no geral está muito bom....

O meu aqui é Core 2.6ghz de 2009 e tem feito muito bem o trabalho, imagina este...  :)

Para minhas necessidades, unica que preciso mesmo trocar é o HD que só tem 60gb.

Igual este que vc citou até gostaria de ter para poder pilotar o Euro Truck 2 com tudo no máximo, hehehe  :D


GeorgeNeves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2014, 00:26:58
ordenalfabetix, entendo, mas vc acha q pro orçamento de 3.000 o citado acima ta bom? e em relacao a essa ssd, nao conheço... (desculpa a lerdeza) xP
e qual monitor vc aconcelharia ate uns 1.200 estourando???
Se puder dizer em algo que eu possa atualizar ou fazer nesse pc que descrevi, uma troca de pecas...
O backup faria no servidor do meu email... pois so perderia esse backup caso perdesse a senha ou caso deletasse as fotos ou o proprio email.


spiderpoison

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2014, 10:23:47
Com esse orçamento eu buscaria no mínimo um i7 com 8gb de RAM e um hd de alguns teras.
Não se atente a marca X ou Y, aqui onde trabalho todas as máquinas são DELL e dão manutenção como qualquer micro.
Existe a possibilidade de você pegar um um note nessas configurações que eu falei e ligar ele em um monitor externo quando for necessário.
A dica que eu dou, depois de mexer com micros a 28 anos é: "Compre um micro que você só vai precisar trocar daqui 10 anos"

Mesmo qualquer micro de hoje sendo parrudo para que você edite fotos, invista em algo que irá durar muitos anos.


GeorgeNeves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2014, 16:11:16
O problema é, nao tenho experiencia nenhuma em montar micro para esses fins... por isso que estou a pedir uma ajuda a vcs... spider, pode me indicar algum lugar onde possa buscar um PC com essas configs. ou me da uma ideia de pecas para montar o meu, pq vi essas pecas e achei boa, mas nao sei se um monitor simples de vga leria adobe RGB :shock:


spiderpoison

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2014, 16:47:21
O problema é, nao tenho experiencia nenhuma em montar micro para esses fins... por isso que estou a pedir uma ajuda a vcs... spider, pode me indicar algum lugar onde possa buscar um PC com essas configs. ou me da uma ideia de pecas para montar o meu, pq vi essas pecas e achei boa, mas nao sei se um monitor simples de vga leria adobe RGB :shock:

George, eu não sou muito fan de montar máquinas porque geralmente você tem que ficar atendo a compatibilidade das peças e em alguns casos pode dar um probleminha ou outro no processo. Se fosse hoje eu compraria um micro pronto no Kabum (compro sempre lá). e o modelo que mais me chamou a atenção para desktop foi o do link abaixo:

http://www.kabum.com.br/produto/51451/computador-ba7-com-intel-core-i7-3770-pc-ware-8gb-hd-2tb-dvd-5133

Sobre o monitor eu nunca vi muitas diferenças, acho que calibrando todos ficam iguais, geralmente eu gosto dos Samsung. O que eu geralmente me atento é ao contraste e a taxa de atualização. Ai achei esse por lá:

http://www.kabum.com.br/produto/30423/monitor-samsung-led-21-5-polegadas-s22b300b-widescreen

Sobre o Adobe RGB eu vou pesquisar e posto algo.

Pense na possibilidade de pegar um notebook ao invés do desktop pois geralmente da para ligar ao monitor se quiser e levar para todos os locais quando necessário. Eu ainda não vi nenhum modelo mas vou atrás.

abraços

Editei aqui  ...

Notebook, minha escolha hoje:

http://www.dell.com/br/p/inspiron-15r-5537/pd?oc=i15rbauw103br&model_id=inspiron-15r-5537

Dispensaria um monitor ... só ocupa espaço ...
A diferença de um adobe RGB para um convencional é muito pouca, eu acho que não vale a pena.
« Última modificação: 21 de Maio de 2014, 17:14:32 por spiderpoison »


GeorgeNeves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2014, 18:02:16
Em relacao ao adobe rgb... eu acho a qualidade final dele melhor, o que vcs acham do U2311H e do U2412M, ambos da dell?
E tipo, as maquinas que vc postou nem se quer divulgaram se tem uma placa de video ( se tiver uma off-board ) o preco dele e mais no i7 q pra mim é excessivo... e o monitor, mt fraquinho q achei, achei o preco mt alto para uma maquina do tipo q eu preciso, sendo q a config dela nao vi valer a pena alem do i7
« Última modificação: 21 de Maio de 2014, 18:23:34 por GeorgeNeves »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2014, 19:01:41
Os ÚNICOS monitores recomendados estão em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
O monitor wide gamut mais barato é o Dell U2413 R$1.901,00
      
Clica na imagem para alterar ou ver os links das lojas.


O gabinete tu compra aí na tua região...


GeorgeNeves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2014, 20:03:37
Vlw Pictus, mas nessa config, eu nao usaria uma placa de video? acha q pra edicao de imagens em RAW numa media de 24MP ( de uma nikon D5200 ) seria desnecessario? e por quê?


spiderpoison

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2014, 20:25:35
Sobre o Adobe RGB - o RGB convencional tem 16 milhões de cores, diferenciar mais cores do que isso é utopia. Você só 'verá' a diferença no seu monitor. Então calibrar um monitor como já foi dito antes é o suficiente. As impressões são CMYK, então, calibre o monitor.

 Placas de vídeos só são úteis para renderização pesada (polígonos e 3d, etc) e games, pois são projetadas para realizar cálculos geométricos. Então qualquer uma da conta de tratamento de imagens. Para tratar imagens precisa RAM e processamento rápido.

Como eu disse, invista em algo que não precisará mexer em uns 10 anos com 1 boa memória e processador.  Um i5 com um orçamento desses é jogar grana fora.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2014, 20:48:03
é bom escolher a placa de vídeo com base nas conexões também. Por exemplo, vai usar duas telas? Prefira uma dual dvi ou pelo menos dvi + DP ou dual DP. E obviamente verifique se o modelo do monitor dell que vai comprar tem as saídas. Ficar usando adaptadores é chato e nada de saída analógica.

Pra fotografia dá pra se virar bem com os monitores dell ultrasharp de gamut normal, os wide gamut requerem habilidade pra calibrar, alem do equipamento certo, senão podem ficar até piores que os tradicionais, com cores berrantes demais.

Minha experiência é mais prática, devo ter comprado uns 20 ultrasharp já, o primeiro deles ainda está funcionando, ainda que já meio desbotado. Dois deram um defeito intermitente e foram trocados pela garantia, por novos, apenas um de 20", daqueles bem antigos, IPS, que apresentou umas linhas defeituosas, já fora da garantia, acho que tenho que jogar no lixo mesmo.

Não esqueça de comprar o monitor com a garantia estendida.


GeorgeNeves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2014, 21:08:56
esse descrito pelo pictus (P2314H) ja seria o suficiente? e alem do mais... essa configuração q foi descrita por ele, precisaria de um gabinete com 2~4 fans ou isso ficaria a gosto??