Autor Tópico: Qual filtro tira reflexo?  (Lida 13748 vezes)

NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2014, 05:37:58
 Pelo pouco que entendo de filtros o resultado que vc quer nunca será alcançado. O método mais fácil, prático e largamento usado é controlar a luz do ambiente.
 Para foto do aquário junto com o móvel use uma fonte de luz que não reflita no angulo da lente. Para foto do aquário de modo a não ter reflexo no vidro ilumine de cima da água. Pelo menos assim eu consegui um resultado muito bacana no aquário de casa, nem parecia que tinha vidro.

 


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #16 Online: 21 de Maio de 2014, 11:06:01
Meio offtopic, mas para entender um pouco mais de luz polarizada, uma brincadeira interessante és pegar dois óculos escuros com lentes polarizadas, colocar um sobre o outro e ir girando para ver o efeito. A 90 graus praticamente não passa luz.

Já dá para concluir que empilhar vários filtros não vai ajudar.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Maio de 2014, 17:25:45
Oi gente!

Infelizmente como eu queria é bem diferente da realidade, é tipo aquelas fotos do facebook, do que agente imagina/como é de verdade.  Mas não tem galho não...

Nos meus estudos durante a hora do almoço (rápido como um foguete) ando fazendo alguns testes, e estou até gostando do filtro!  Ainda não fiz foi uma comparação entre o Tiffem e o Luminesque, quando tiver tempo vou tirar a mesma foto com os 2 para comparar.   Mas agora que já sei mais sobre as limitações dele, estou conseguindo atingir níveis melhores no que estou fazendo, por em quanto só testes.

Hoje consegui uma boa foto sem fazer nenhuma manipulação da luz, até porque não dava mesmo, estava na área lá de casa totalmente com luz natural.   Tirei a mesma foto de vários ângulos, da direita, esquerda, de cima e de baixo, percebi que quanto mais reto fico em relação a luz refletida, menor será a capacidade de eliminá-la, e logo, quanto mais obtuso a luz mais consigo faze-la sumir.  Bom, mas nem sempre dá para agente ficar rodando em volta do que vamos fotografar...  :ponder:

Clique aqui para ampliar
Aqui consegui tirar o máximo do reflexo, quase que dá para ver a cestinha flutuar,  se não fosse umas leves nuanças no vidro.


Fiz um teste que gostei muito, será que ele está flutuando no ar ou não? :ok:

Clique aqui para ampliar
Obs: o reflexo da lâmpada não tem como eliminar.

Eu acho muito legal a possibilidade de usar os filtros, nesta página aqui tem um texto excelente! Conheça os principais filtros fotográficos e nesta outra trata dos filtros Cokin "FILTROS DE DENSIDADE NEUTRA O QUE USAR ! COMO USAR ! E O QUE EU USO !", que eu pretendo comprar mais para frente... 

No mais é isto ai, já não estou mais tão chateado com o filtro, já estou mais consciente do que ele pode fazer. Já que ele não faz o milagre que eu queria, vou aprendendo a usar ele.

Abs!
« Última modificação: 21 de Maio de 2014, 17:30:15 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #18 Online: 22 de Maio de 2014, 08:11:08
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/01/entenda-como-funcionam-os-filtros-polarizadores-para-fotografia.html

Não sei se você teve tempo de ler, mas esse artigo é legal...

Abraços e sucesso.

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/