Autor Tópico: Um pouco sobre abertura e nitidez do sujeito  (Lida 6889 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2014, 09:53:27
:snack:

Acompanhando

Para ajudar a explicar a ciência por trás disso
https://www.youtube.com/watch?v=34jkJoN8qOI

Excelente, acho que a melhor explicação "prática" que vi até hoje. E dá para entender perfeitamente mesmo por quem não manja nada de inglês.

View obrigatória !

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2014, 10:49:13
Excelente tópico! Aqui o pessoal ta mostrando como é fotografia de verdade... muito além de saber o que faz o ISO, Abertura e Velocidade.
Belos exemplos que todos estão postando.
« Última modificação: 23 de Maio de 2014, 10:49:43 por andreswm »


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2014, 20:36:31
Pode parecer estranho, mas com uma 135mm fica até mais fácil enquadrar o assunto em foco, pois o assunto já é meio compressado pela distancia focal. No caso da foto do violino teria margem para usar uma abertura ainda maior (menor numero) se fosse possível.

No caso da sua foto o ideal era pedir pra eles ficarem exatamente no mesmo plano de foco, aí você poderia abusar da abertura que ficaria bom.
Outra coisa, qualquer inclinação da camera já altera o plano de foco, essas imagens dão um exemplo:



Fonte: http://www.anstendig.org/AutofocusFlaw.html

Eu tenho uma boa foto com foco cravado, muito mais difícil de conseguir do que as duas fotos que você deu de exemplo:

https://farm7.staticflickr.com/6037/6319300650_a02511fefa_o.jpg
Rokinon 85mm f/1.4 @ F/1.6, Nikon D7000, Foco manual.

Vou estudar o conceito "foto cravado". Confesso que não o conheço.
Mas, rapaz, essa foto, desfocando tudo que tem antes, tudo que tem depois...
Rapaz!  Meus respeitos!!!!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2014, 20:40:44
Já tive a mesma dificuldade e para melhorar isso, passei a trabalhar com abertura f/.35 ao invés de f/2.8.
Eu poderia até mudar a distância focal de 50mm para 24 mm, por exemplo, mas aí teria que me aproximar do objeto fotografado para manter o enquadramento, anulando assim essa melhoria que eu teria na profundidade de campo.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2014, 20:46:22
Já tive a mesma dificuldade e para melhorar isso, passei a trabalhar com abertura f/.35 ao invés de f/2.8.


O ideal é trabalhar bem entre as diversas aberturas possíveis, não ficar preso a algo fixo. Usar f/2.8 quando couber, fechar mais quando precisar, etc. Nos casamentos eu vou de f/2.0 a f/8.0, passando por quase tudo no meio, dependendo da situação.  ;)


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2014, 20:52:39

O ideal é trabalhar bem entre as diversas aberturas possíveis, não ficar preso a algo fixo. Usar f/2.8 quando couber, fechar mais quando precisar, etc. Nos casamentos eu vou de f/2.0 a f/8.0, passando por quase tudo no meio, dependendo da situação.  ;)

Fotos individuais dá para usar aberturas maiores. Fotos de grupo, com pessoas em planos diferentes, prefiro aberturas menores para diminuir as chances de erro. Mas confesso que muitas vezes trabalho uma festa inteira com f/3.5. Uma coisa a menos com que me preocupar.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #21 Online: 24 de Maio de 2014, 10:46:22
Eu tenho uma boa foto com foco cravado, muito mais difícil de conseguir do que as duas fotos que você deu de exemplo:

https://farm7.staticflickr.com/6037/6319300650_a02511fefa_o.jpg
Rokinon 85mm f/1.4 @ F/1.6, Nikon D7000, Foco manual.

Rapaz, depois de ler todos os artigos, ver os vídeos e etc, voltei a analisar sua foto e pude concluir que de todas as fotos que vi até hoje, a sua foto teve o "foco mais cravado" de todas! Reparando melhor os detalhes, dá para ver que o sujeito está absolutamente no local exato para a abertura usada!

Posso assegurar que estou abismado com esse foco, pois ainda que eu tenha visto fotografias aqui e acolá perfeitamente focadas, na sua em especial, dá para ficar mais embasbacado por causa do foco por causa das cores da foto, e mais ainda por causa do degrau/mureta por trás da garota.

Agradeço muiito a ajuda de todos, pois esta dúvida vem me aterrorizando há alguns meses e eu nunca consegui encontrar uma resposta convincente acerca de depth of field. O vídeo que postaram foi extremamente esclarecedor. A idéia de imaginar que entre a abertura consta uma massa de "pasta de dente" que pode ser comprimida abriu um buraco na minha cabeça!

A palavra que melhor descreve o momento de iluminação foi: Eureka!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

@Para fotografar pessoas utilizando a 28-70mm, fico entre f/4.0-5.2, pois eu não fico me atentando muito à qual distancia focal estou usando. então não perco as fotos e o flash dá conta perfeitamente dos stops que eu perco em função da abertura mais fechada.

Mas vou começar a brincar para saber exatamente como fazer meu "foco cravado" sem muito planejamento.
« Última modificação: 24 de Maio de 2014, 10:51:17 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 24 de Maio de 2014, 12:11:01
:snack:

Acompanhando

Para ajudar a explicar a ciência por trás disso
https://www.youtube.com/watch?v=34jkJoN8qOI


devorando tudo os video desse cara!

sensacionais!
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Buzz.jp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #23 Online: 25 de Maio de 2014, 22:55:02
Ótimo tópico pra aprender sobre foco, coisa em que sou bem ruinzinho.
Na foto dos três formandos, podemos dizer que o rapaz do lado direito saiu desfocado porque ele estava à frente dos outros dois.
Como na profundidade de campo normalmente tem-se mais tolerância pra trás do que pra frente, se fizermos o foco nele, no rapaz da direita, isso seria suficiente para os outros dois, que estão um pouco mais afastados, saírem no foco? Seria uma "solução" de emergência?