Autor Tópico: não consigo eliminar as sombras  (Lida 6844 vezes)

rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Online: 22 de Maio de 2014, 10:12:13
Pessoal eu gostaria da ajuda do vocês,
toda foto que tiro em eventos na posição
retrato cria aquelas sombras indesejadas
por trás das pessoas.
uso um flash 468II acoplado na camera
e levanto a cabeça dele
para 45º mais mesmo assim as fotos retrato
ficam com essas sombras  como podem ver
na foto abaixo gostaria de dicas de como
faço para rebater o flash no teto corretamente de
forma que elimine essas sombras sem ter usar
um assistente segurando um rebatedor ou sem
usar uma sombrinha. "Pois já cheguei a ponto de fazer
aniversário usando o flash com sombrinha só para resolver.
mais sombrinha é muito incomodo espaçosa e no caso
preciso de praticidade.



agradeço!   


leocirjr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
  • Cabeça, o olho e o coração... cf. Henry C. Bresson
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2014, 10:42:33
Gostaria de ver o Exif da foto.
Tenho um flash igual ao seu, eu uso difusor... mas não sou expert no assunto.
Sugiro a série: "Aprendendo a usar o flash" do site fototekne.com, mais especificadamente o artigo sobre "o flash de preenchimento":
http://www.fototekne.com/2013/07/aprendendo-usar-o-flash-vii-preenchimento.html


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2014, 11:47:16
Isto é o posicionamento do flash.

Comece a fazer testes com o flash sendo rebatido no teto, paredes, etc.... vá mudando o ângulo pra ver onde fica a melhor iluminação com a menor quantidade de sombras que desejar.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2014, 11:47:20
Rafael, flash na sapata e câmera em posição retrato quase nunca dá bom resultado.  A Sony até tem um flash que rotaciona na base, mas também não resolve muito pelo que vi.

Não adianta, de uma forma ou outra o flash vai estar fora do eixo e a luz sempre vai vir de lado, mesmo que rebatida para cima.

As alternativas são usar ISO's e aberturas maiores para tentar minimizar a potência do disparo e consequentemente a sombra (achei que na foto de exemplo o flash disparou muito forte, além da sombra a luz ficou muito marcado no rosto), tentar rebater em áreas maiores como por exemplo paredes atrás ou laterais e se nada disso for possível, dependendo do tamanho da saída vc pode fazer a foto no formato landscape e cropar para retrato depois.

Se a sua câmera dispara flash fora da sapata com TTL (T3i em diante, 60D em diante, 7D, as FF no lado da Canon ou D90, D7000 em diante e outras mais da Nikon) e o flash suporta esta função, também é muito fácil retirar o flash da sapata e segurar com a outra mão acima da câmera.
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 11:48:12 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2014, 11:52:00
Se for uma sala com paredes claras, ou pequena, experimenta colocar o flash pra cima, e pra trás, geramente melhora.

Da uma sapeada nas fotos do Humberto Teté, ele manda dos flashes rebatidos.  :)


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2014, 12:51:40
Como comentou o Mike, flash rebatido pra cima e levemente inclinado para trás pode resolver.
Rebater em paredes também.
Outra coisa: afaste os retratados da parede!

 :ok:


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2014, 13:34:38
Gostaria de ver o Exif da foto.
Tenho um flash igual ao seu, eu uso difusor... mas não sou expert no assunto.
Sugiro a série: "Aprendendo a usar o flash" do site fototekne.com, mais especificadamente o artigo sobre "o flash de preenchimento":
http://www.fototekne.com/2013/07/aprendendo-usar-o-flash-vii-preenchimento.html

EXIF:
canon 50d lente tamron 17-50 vc
f 3.5
1/50s
distancia focal 20mm
iso 640

Pessoal agradeço muito, ótimas dicas
vocês deram.
Abs.


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2014, 13:36:47
a sim leo ia esquecendo eu uso aquele difusor
de plastico que parece uma tampinha.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2014, 13:58:46
várias coisas....
sobre o flash já comentaram bastante. É só ajustar a posição dele que você consegue melhorar essas sombras. Esse tipo de difusor serve pra dissipar mais a luz em várias direções, mas dependendo do ambiente em que você estiver ficar sem ele e rebater pra cima, pra trás, pro lado, etc, pode ser melhor.. cada caso é um caso.

Mas ainda sobre a foto, o ambiente era tão apertado que você não conseguia ser afastar do casal? Vejo muita gente fazendo foto em grande angular por preguiça de dar uns passos pra trás. Em grande angular como você fez você acaba distorcendo os retratados. Se o ambiente é apertado não tem jeito, mas se tiver um espacinho a mais, procure não fotografar retratos como esse em menos de 40mm por exemplo. Ajuda a diminuir essas dirtorções geométricas chatas..


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2014, 14:47:15
Sombras sempre andam juntas com  flash na sapata e enquadramento vertical.

O q se pode fazer e minimizar ou disfarçar elas com difusores diversos, posicionamento inclinado em relação ao assunto e mais afastamento do assunto da parede.
Tem também uns suportes para flashs de sapata q vc prende na Cam. Este suporte permite q vc gire o flash na cam e o posicione tal com se fosse um enquadramento paisagem. Este sistema eu nunca experimentei por não encontrar um modelo melhor para comprar. Só encontrava os meias bombas...
Para mim o melhor são aqueles globos. Consegui resultados bem satisfatórios e é o q tenho usado com mais frequência.

Já fotografei com sobrinha e foi quando obtive os melhores resultados, mas é quase impraticável num evento social, onde a agilidade é primordial, mesmo estando com um ajudante...

Abração
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 14:47:55 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Helder Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
  • Jesus Te Ama !!!
    • Hélder Martins
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2014, 15:56:25
Detesto essas sombras, procuro rebater o flash no teto ou paredes, e deixar as pessoas mais afastadas da parede, ajuda bem a eliminar as sombras .  :)
Canon EOS 6D + 24-105mm L  + 600Ex

http://www.flickr.com/photos/109896275@N05/


leocirjr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
  • Cabeça, o olho e o coração... cf. Henry C. Bresson
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2014, 16:13:41
EXIF:
canon 50d lente tamron 17-50 vc
f 3.5
1/50s
distancia focal 20mm
iso 640

Pessoal agradeço muito, ótimas dicas
vocês deram.
Abs.

Bom, já disse que não sou expert no assunto...
Analisando o Exif da foto e pelo pouco que entendo, eu aumentaria a velocidade de obturação... no caso do flash YN-468 II para 1/200s... a sombra ficaria mais fraca... me corrija se eu estiver muito errado.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2014, 16:34:04
Bom, já disse que não sou expert no assunto...
Analisando o Exif da foto e pelo pouco que entendo, eu aumentaria a velocidade de obturação... no caso do flash YN-468 II para 1/200s... a sombra ficaria mais fraca... me corrija se eu estiver muito errado.

leocirjr, se ele aumenta a velocidade para 1/200, o sensor recebe menos luz. Então o flash, estando em TTL, calcula mais potência (mais luz) para zerar o fotômetro. Isso geraria uma sombra ainda mais forte, já que o flash dispararia com mais carga.

Poderia ajustar a abertura para 2.8 e aumentar o ISO para chegar mais luz ambiente no sensor. Assim o flash não descarregaria tanta luz.
É claro que faço essa análise apenas com informações do exif. Outros fatores e interesses vão influenciar na decisão do fotógrafo.

 :ok:
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 16:39:33 por padilhadim »


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2014, 19:39:45
várias coisas....
sobre o flash já comentaram bastante. É só ajustar a posição dele que você consegue melhorar essas sombras. Esse tipo de difusor serve pra dissipar mais a luz em várias direções, mas dependendo do ambiente em que você estiver ficar sem ele e rebater pra cima, pra trás, pro lado, etc, pode ser melhor.. cada caso é um caso.

Mas ainda sobre a foto, o ambiente era tão apertado que você não conseguia ser afastar do casal? Vejo muita gente fazendo foto em grande angular por preguiça de dar uns passos pra trás. Em grande angular como você fez você acaba distorcendo os retratados. Se o ambiente é apertado não tem jeito, mas se tiver um espacinho a mais, procure não fotografar retratos como esse em menos de 40mm por exemplo. Ajuda a diminuir essas dirtorções geométricas chatas..

Luciano realmente era muito apertado.
era um cartório numa sala de mais ou menos 2x3
o espaço que eu tinha para tirar as fotos era de uma lateral pra
outra.
agradeço as dicas!


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2014, 09:42:13
Sombras sempre andam juntas com  flash na sapata e enquadramento vertical.

O q se pode fazer e minimizar ou disfarçar elas com difusores diversos, posicionamento inclinado em relação ao assunto e mais afastamento do assunto da parede.
Tem também uns suportes para flashs de sapata q vc prende na Cam. Este suporte permite q vc gire o flash na cam e o posicione tal com se fosse um enquadramento paisagem. Este sistema eu nunca experimentei por não encontrar um modelo melhor para comprar. Só encontrava os meias bombas...
Para mim o melhor são aqueles globos. Consegui resultados bem satisfatórios e é o q tenho usado com mais frequência.

Já fotografei com sobrinha e foi quando obtive os melhores resultados, mas é quase impraticável num evento social, onde a agilidade é primordial, mesmo estando com um ajudante...

Abração

Sombra sendo suave não é problema....
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD