Autor Tópico: Kertzmann não fará mais seguro de equipamento  (Lida 14107 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #15 Online: 27 de Maio de 2014, 07:48:26
As mesmas corretoras de sempre, mas agora só pela Porto Seguros, assumindo que a informação sobre a RSA é verídica. A própria Kertzmann faz seguro sem nota pela Porto Seguros também.

Somente a 4 meses tenho seguro na RSA.. sempre usei a Porto, e por mim continuaria usando porque sei que funciona (já recebi sinistro 2x). Só saí da Porto porque a Kertzmann esse ano, na renovação, EXIGIU que eu desvalorizasse todos os meus equipamentos em 15%.. segundo eles isso é regra e teria que desvalorizar 15% todo ano daqui pra frente.

Acho ridículo essa situação. Imagine o sujeito comprar por exemplo uma lente Canon série L, e no seguro ela desvalorizar 15% ao ano. Em 4 anos estará valendo somente 52% do valor inicial. Isso não existe! Uma lente aclamada, em 4 anos pode valer praticamente o mesmo que custa nova se for bem cuidada.

Ou então, minha Leica M6 que foi fabricada em 1995. Pela tal regra da Kertzman ela nem pode ser segurada, porque já não vale mais nada!

« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 07:52:14 por Luciano.Queiroz »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Maio de 2014, 10:30:36
Tens razão. Se a Porto Seguros exige tal desvalorização não é uma opção viável :(  Será que outra seguradora não aproveitaria o vácuo deixado pela RSA?  É aguardar para ver  :(
JVc.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 27 de Maio de 2014, 11:52:21
Tens razão. Se a Porto Seguros exige tal desvalorização não é uma opção viável :(  Será que outra seguradora não aproveitaria o vácuo deixado pela RSA?  É aguardar para ver  :(

pois é... o problema é que fiquei sem resposta se isso era realmente uma regra nova da Porto (já que nas outras renovações da Porto o valor segurado era sempre o de mercado, sem essa de desvalorizar 15%a.a.) ou se era uma regra da Kertzmann na época que fiz renovação....


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #18 Online: 27 de Maio de 2014, 12:03:14
E agora, com quem fazer o seguro sem nota? Estarei indo ao RJ em Julho e só levo o equipamento se conseguir um seguro a tempo, e pra piorar tô sem compacta pra levar.

Tenta por esse e-mail que eu tenho de contato com meu corretor da Kertzmann.

Kertzmann - Fabio Rodrigues <fabio.rodrigues@kertzmann.com.br>

Ele demora um pouco a responder mas responde.
Diz que quer fazer pela Porto Seguro.

Aceita sem nota, basta enviar a foto ou descrever o número de séria de todos os seus equipamentos.
Fábio Pedro.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #19 Online: 27 de Maio de 2014, 13:01:40
Tenta por esse e-mail que eu tenho de contato com meu corretor da Kertzmann.

Kertzmann - Fabio Rodrigues <fabio.rodrigues@kertzmann.com.br>

Ele demora um pouco a responder mas responde.
Diz que quer fazer pela Porto Seguro.

Aceita sem nota, basta enviar a foto ou descrever o número de séria de todos os seus equipamentos.

Valeu Fábio, vou tentar :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 27 de Maio de 2014, 14:36:56
Pessoal,

Sou segurado pela RSA através da LIAME e tão logo li essa pasta, enviei e-mail e fui prontamente atendido.

Fui inclusive autorizado formalmente a transcrever as linhas abaixo:


A notícia de que a RSA pode parar com aceitação de seguros foi enviada por circular para os corretores no último dia 22, quinta feira, às 17:00 hs. e rapidamente o mercado ficou ciente.
 
A LIAME segue negociação com a RSA para reformatação do produto, já que a RSA não quer mesmo é operar nos grandes riscos de Riscos Diversos (máquinas de alto valor, ligados à construção civil geralmente), e infelizmente a carteira de Equipamentos Fotográficos era um apendice do Riscos Diversos.
 
A carteira envolve outros riscos diferentes como Equipamentos Cinematográficos, de Som, Imagem, Iluminação, Comunicação, Informática, Produção, Edição, Veículos de Cena, Veiculos em Filmagem, Responsabilidade Civil de Operações de Filmagem, e Equipamentos Arrendados ou Cedidos a terceiros, por averbação, para locadoras cinematográficas.
 
Alem disso a LIAME está desenvolvendo entendimentos com outras Seguradoras para colocação futura das renovações, caso a RSA venha a manter sua posição descontinuando a aceitação dos riscos, pois são  1.700 apólices, de aproximadamente 1.500 clientes. Há uma consultoria tratando o assunto e duas plataformas de apoio, além de diretamente mais duas Seguradoras. Nossa carteira revela o surpreendente número de adesões a a LIAME tem recebido até algumas placas de "boa performance" da RSA.
 
Peço aguardar notícias, mas parece que, extra oficialmente por 30 dias (trinta) continuaremos a renovar normalmente, enquando seguem os estudos.


Espero que as informações sejam úteis.

 :ok:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #21 Online: 27 de Maio de 2014, 16:13:05
Tenta por esse e-mail que eu tenho de contato com meu corretor da Kertzmann.

Kertzmann - Fabio Rodrigues <fabio.rodrigues@kertzmann.com.br>

Ele demora um pouco a responder mas responde.
Diz que quer fazer pela Porto Seguro.

Aceita sem nota, basta enviar a foto ou descrever o número de séria de todos os seus equipamentos.

O Fábio acabou de responder meu email e o seguro fica por volta de 350,00.

Mas me surgiu uma dúvida. Devo segurar a 7D por exemplo, no valor de lojas nacionais (cerca de 6 mil Reais), ou no valor em que compro com o Nelson (cerca de 3 mil Reais) por exemplo?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #22 Online: 27 de Maio de 2014, 16:36:31
Ótima notícia althoffj. Tinha certeza que eles estavam correndo atrás..

O Fábio acabou de responder meu email e o seguro fica por volta de 350,00.

Mas me surgiu uma dúvida. Devo segurar a 7D por exemplo, no valor de lojas nacionais (cerca de 6 mil Reais), ou no valor em que compro com o Nelson (cerca de 3 mil Reais) por exemplo?

Você tem que fazer o seguro no valor que consegue comprar de novo caso tenha sinistro... se vc segurar no preço da FNAC ou Submarino tudo bem, mas vai te sair mais caro a contratação.. Se comprou numa promoção em NY com 30% de desconto por exemplo e fizer o seguro com esse valor abaixo do mercado, se tiver sinistro, qual a chance de ir pra NY e pegar promoção de novo? deu pra entender??
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 16:37:10 por Luciano.Queiroz »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #23 Online: 27 de Maio de 2014, 17:46:58
O Fábio acabou de responder meu email e o seguro fica por volta de 350,00.

Mas me surgiu uma dúvida. Devo segurar a 7D por exemplo, no valor de lojas nacionais (cerca de 6 mil Reais), ou no valor em que compro com o Nelson (cerca de 3 mil Reais) por exemplo?
Deve por sempre o maior preço por causa de depreciação do produto.

O que eles fazem para avaliar a indenização do equipamento em caso de sinistro é pegar o menor preço de mercado que eles encontram e tomam como base e dai tiram o valor de indenização.

Se por acaso você tiver facilidade comprar ela mais barato, ou seja com o Nelson por exemplo(3 mil Reais), coloca como valor dela o mais caro(6mil Reais).

Sugiro a você passar esses dados ao Fábio e pedir uma simulação de como vai ficar o valor total do seguro, caso ocorra sinistro, e avisa que você tá em dúvida se o valor desse ressarcimento vai justificar fazer o seguro ou não. :ok:
Fábio Pedro.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 28 de Maio de 2014, 13:17:34
A idéia do seguro é repor um bem que tiver sido subtraído, e não resultar em lucro, lembrando que há a franquia a ser deduzida. Neste contexto, se o bem é encontrado no mercado nacional por R$3mil, não adianta fazer o seguro por R$6mil, pois o pagamento, em caso de sinistro, considerará o custo do bem em condições similares (i.e. usado se o bem segurado tiver mais de alguns meses). Logo, se no mercado nacional o bem está disponível por R$3mil, quem segurar por R$6mil terá reembolso ATÉ este valor, mas sempre limitado ao custo do bem em condição similar no momento do reembolso, deduzido daí a franquia.

Um exemplo: Na apólice o valor teto é de R$6mil e a franquia é de R$1mil. No momento de um reembolso do valor do bem subtraído, é verificado que o bem custa R$3mil no mercado nacional. O valor indenizado seria de R$2mil (R$3mil - R$1mil da franquia).

Deste modo, colocar valor exagerado no seguro apenas eleva o valor a ser pago pela apólice (e proteje contra eventual depreciação caso esta seja de fato obrigatória, mas uma opção a tal depreciação obrigatória seria a mudança de seguradora, se houver mais de uma no segmente, é claro).
« Última modificação: 28 de Maio de 2014, 13:21:41 por jauvane »
JVc.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #25 Online: 28 de Maio de 2014, 13:22:15
isso aí... só lembrando que franquia é só pra perda parcial.. perda total, seja em caso de roubo ou conserto muito caro, a franquia não incide sobre a indenização..


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Maio de 2014, 13:34:59
isso aí... só lembrando que franquia é só pra perda parcial.. perda total, seja em caso de roubo ou conserto muito caro, a franquia não incide sobre a indenização..

Tem certeza? Eu tinha entendido que a franquia se aplicava sempre. Talvez não tenha lido a apólice com a devida atenção :)
JVc.


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 28 de Maio de 2014, 13:35:21
Entrei em contato com a Kertzmann e consegui renovar minha apólice pela RSA por mais um ano (ela vencia 12/06). Eles seguem normalmente com a Porto Seguro, mas é quase o dobro do preço.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #28 Online: 28 de Maio de 2014, 13:49:39
A idéia do seguro é repor um bem que tiver sido subtraído, e não resultar em lucro, lembrando que há a franquia a ser deduzida. Neste contexto, se o bem é encontrado no mercado nacional por R$3mil, não adianta fazer o seguro por R$6mil, pois o pagamento, em caso de sinistro, considerará o custo do bem em condições similares (i.e. usado se o bem segurado tiver mais de alguns meses). Logo, se no mercado nacional o bem está disponível por R$3mil, quem segurar por R$6mil terá reembolso ATÉ este valor, mas sempre limitado ao custo do bem em condição similar no momento do reembolso, deduzido daí a franquia.

Um exemplo: Na apólice o valor teto é de R$6mil e a franquia é de R$1mil. No momento de um reembolso do valor do bem subtraído, é verificado que o bem custa R$3mil no mercado nacional. O valor indenizado seria de R$2mil (R$3mil - R$1mil da franquia).

Deste modo, colocar valor exagerado no seguro apenas eleva o valor a ser pago pela apólice (e proteje contra eventual depreciação caso esta seja de fato obrigatória, mas uma opção a tal depreciação obrigatória seria a mudança de seguradora, se houver mais de uma no segmente, é claro).
isso aí... só lembrando que franquia é só pra perda parcial.. perda total, seja em caso de roubo ou conserto muito caro, a franquia não incide sobre a indenização..

jauvane, entendi como funciona, mas no mercado nacional a câmera que usei como exemplo está na faixa de 5 a 6 mil, e quando me referi aos 3 mil, seria uma compra com um vendedor que traz e fora como o Nelson, por isso seria mais seguro colocar um valor de mercado nacional.

Quanto a franquia, eu imaginava que em caso de roubo eles me reembolsariam com o valor total do bem, não é isso?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #29 Online: 28 de Maio de 2014, 18:14:23
jauvane, entendi como funciona, mas no mercado nacional a câmera que usei como exemplo está na faixa de 5 a 6 mil, e quando me referi aos 3 mil, seria uma compra com um vendedor que traz e fora como o Nelson, por isso seria mais seguro colocar um valor de mercado nacional.

Quanto a franquia, eu imaginava que em caso de roubo eles me reembolsariam com o valor total do bem, não é isso?

Como foi dito ai pra cima tem o lance da franquia....e se aplica ao menor valor do bem encontrado no mercado.

Então adianta sim colocar o valor alto, porque fica com teto "x" naquele valor alto, você não perde nada com isso, na impossibilidade deles encontrarem o mesmo produto aqui muito mais barato, mas acharem por um preço um pouco mais baixo que o teu teto, eles serão obrigados a lhe indenizar nesse valor por exemplo: R$6.000,00(a mais cara), R$4.200,00(o mais barato, mas não tem para venda) e R$5.000,00(tem em quantidade no mercado), eles terão que lhe indenizar em R$4.000,00(valor menos a franquia).

A franquia vai variar de acordo com o valor total do seu seguro, então os dados acima são só fictícios. :ok:

 porém eles sempre usam o menor valor que eles encontram no mercado.

Inclusive conserto é aplicável a franquia, sim(pelo menos com a Porto seguro é assim) se o bem for avariado e o valor de conserto for alto você pode usar o seguro sim, mas tem que pagar não lembro quantos por cento do valor do conserto, se é 15% ou 20% do conserto.
Fábio Pedro.