Foi só endosso (o quarto). Quando fiz meu seguro em novembro/2013, haviam duas opções de seguradoras pela Kertzmann: RSA, com custo de 3% do montante segurado, e Porto Seguros, com custo de 6% do montante segurado. Depois de um amigo (corretor aqui na cidade, mas não especializado em equipamento fotográfico) me garantiu que a RSA era uma empresa na qual eu poderia confiar sem problemas, optei pelo seguro pela RSA. PElo que andaram falando a RSA estaria saindo deste segmento, o que faria esta opção deixar de existir. A Porto Seguros continua, entretanto, de tal modo que não acredito que a Kertzmann (uma das que tem maior carteira neste segmento) pare de atuar neste segmento. Ela pode apenas ter a opção da RSA a menos (e quem sabe mais adiante mais alguma a mais, em reposição à saída da RSA do mercado). TErei certeza sobre o assunto em novembro, quando for renovar a apólice atual. Continuo vendo propagandas relacionadas a seguros de equipamento fotográfico deles. Inclusive no website deles fotografia é o primeiro item que aparece na animação:
http://kertzmann.com.brMuita gente tem tido problemas de demora no contato com eles. Meu contato inicial foi feito diretamente para um dos corretores dele, de quem consegui o contato através aqui do forum MF, e tenho tido respostas relativamenbte rápidas (mas talvez eu seja mais paciente que a média).
Até novembro passado eu não tinha seguro, e o fiz depois de ler a respeito a ver que através de corretoras especializadas o custo era razoável (através de uma corretora não especializada no segmento - a do colega aqui no Rio - o custo era de cerca de 20% do valor segurado, o que era absolutamente inviável).
Aqui no grupo muitos falam muito bem da Liame também. Pelo que entendi existiam 6 corretoras no país que, dado o volume de apólices junto ás seguradoras, tinham o benefício de poder fazer seguros mesmo sem a existência de notas fiscais. Seria legal saber quais são as outras 4 (das seis conhecemos a Kertzmann e Liame) para ter mais opções. O ieal é que todas as seguradoras tenham boa carteira de clientes, para manter a concorrência entre elas.