Autor Tópico: Usa o Waze? Comente aqui!  (Lida 32295 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2014, 22:59:29
Como funciona essa parada de waze?

Vi umas materias por aí, mas tava meio corrido, nem entendi...  :shock:

A grande vantagem é que ele pega as informações de posição e velocidade de todos usuários para determinar qual a rota mais rápida. Antes levava em média 1h para chegar no trabalho, com o Waze tenho feito por volta de 35 min, cada dia por um caminho diferente.

Os usuário podem também informar pontos onde deve haver atenção, seja acidentes, chuva, polícia, radares, etc. Quinta de manhã tem feira aqui perto de casa, e ele sempre me manda por outro caminho nesse dia.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2014, 00:38:25
Só funciona on line no 3g ou tem modo gps desconectado também?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 26 de Maio de 2014, 12:26:56
Só funciona on line no 3g ou tem modo gps desconectado também?

Pelo próprio princípio de funcionamento do Waze, uma conexão de dados ativa é essencial ;)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 26 de Maio de 2014, 12:50:31

Só funciona on line no 3g ou tem modo gps desconectado também?
Uma coisa que fiquei impressionado é de que mesmo se estiver sem internet, o sistema acompanha você na rota e mostra os caminhos. Contudo, perde a informação de trânsito e não consegue traçar uma rota diferente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Maio de 2014, 12:58:56
Uma coisa que fiquei impressionado é de que mesmo se estiver sem internet, o sistema acompanha você na rota e mostra os caminhos. Contudo, perde a informação de trânsito e não consegue traçar uma rota diferente.

Ele mantém em cache uma parte do mapa para o caso de perda temporária da rede de dados. Mas não é uma área muito grande.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 26 de Maio de 2014, 13:05:40
Eu adoro o Waze, mas ele tem um problema: depende largamente da participação dos usuários. Se o pessoal não informa que tem acidente ou trânsito, ele considera a rota como livre. Uma vez que eu estava na marginal do Pinheiros com um congestionamento normal pelo horário, e o Waze me mandava atravessar o rio e pegar a av. Morumbi. Enquanto isso, eu ouvia no rádio que a av. Morumbi estava literalmente parada, e que os motoristas deveriam evita-la a qualquer custo, rsrs...

No fim das contas, continuei pela marginal mesmo e cheguei bem a tempo do meu compromisso... Ou seja, apesar da av. Morumbi estar parada, os motoristas que estavam lá não informaram o Waze, enquanto que aparentemente muita gente que estava na marginal do Pinheiros informou.

Mas concordo que isso é uma exceção, normalmente ele funciona que é uma beleza, chega a diminuir quase 50% do tempo de trajeto!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2014, 13:08:44
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2014, 13:12:28
O Waze monitora constantemente a velocidade de deslocamento dos usuários, e é nesse critério que se baseia para detectar retenções. Em geral o sistema funciona perfeitamente bem, mas frequentemente ocorrem algumas falhas pontuais e temporárias, são inevitáveis.

Eu adoro o Waze, mas ele tem um problema: depende largamente da participação dos usuários. Se o pessoal não informa que tem acidente ou trânsito, ele considera a rota como livre. Uma vez que eu estava na marginal do Pinheiros com um congestionamento normal pelo horário, e o Waze me mandava atravessar o rio e pegar a av. Morumbi. Enquanto isso, eu ouvia no rádio que a av. Morumbi estava literalmente parada, e que os motoristas deveriam evita-la a qualquer custo, rsrs...

No fim das contas, continuei pela marginal mesmo e cheguei bem a tempo do meu compromisso... Ou seja, apesar da av. Morumbi estar parada, os motoristas que estavam lá não informaram o Waze, enquanto que aparentemente muita gente que estava na marginal do Pinheiros informou.

Mas concordo que isso é uma exceção, normalmente ele funciona que é uma beleza, chega a diminuir quase 50% do tempo de trajeto!
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2014, 13:16:14
O Waze monitora constantemente a velocidade de deslocamento dos usuários, e é nesse critério que se baseia para detectar retenções. Em geral o sistema funciona perfeitamente bem, mas frequentemente ocorrem algumas falhas pontuais e temporárias, são inevitáveis.


Além do problema que pode ocorrer se as pessoas não reportarem os acidentes e trânsitos, pode ocorrer de simplesmente não ter gente usando o waze no local do trânsito. Não é todo mundo que usa, e nem são todos os celulares que permitem... Esse tipo de dependência do usuário é que pode dar pequenos problemas.


Mas sim, como eu disse acima, são exceções, no geral ele funciona e muitíssimo bem!  :ok:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2014, 14:14:59
Seria este o local?

https://www.waze.com/editor/?zoom=7&lat=-22.94861&lon=-46.98549&layers=1413&env=row&segments=237690900

Pode ser, heim. Olhando pelo celular fica difícil ter certeza, mais tarde tento refazer o trajeto pra confirmar.


Como os colegas já disseram, a grande limitação do Waze é quando não há um boa base de usuários online na rota. Justamente por isso que devemos incentivar nossos conhecidos a usar sempre!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #25 Online: 26 de Maio de 2014, 20:44:18
O Waze é o melhor exemplo de como a tecnologia e uso de idevices fazem a diferença no nosso dia a dia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #26 Online: 28 de Setembro de 2014, 07:32:12
Alguém sabe informar a quantidade de consumo de dados do Waze? Eu queria saber se o plano que tenho é suficiente.  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #27 Online: 28 de Setembro de 2014, 08:01:38
será que internet de pré-pago lida bem com ele? Eu até instalei o aplicativo, mas nunca usei. E meu celular é pré.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #28 Online: 28 de Setembro de 2014, 08:27:42
Eu fiz uns testes aqui com o pré pago da Tim que é uma porcaria e funcionou Helena. Mas esse que tenho por enquanto é daquele que paga 0,50 por dia que usa. Agora estou pegando um plano da Claro que tem 4g mas é de uso limitado. Por isso queria saber se o waze consome muita quantidade de dados.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2014, 08:29:00 por Alexandre Ricci »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #29 Online: 28 de Setembro de 2014, 08:40:13
Alê, da Tim não gasta franquia (acordo com o Waze), mas mudando para Escuro, vai gastar.

Para você ter ideia, ontem voltei de Suzano para S. Paulo (cerca de 50km, 1h de trajeto). Por coincidência zerei meu pacote ontem lá em Suzano e só usei o Waze, tendo gasto 2,31 megas. :ok:

Helena, funciona bem sim, uso frequentemente com meu Morto Pré!
D600 - E-M10