Autor Tópico: Fotos subexposta canon 60d  (Lida 2044 vezes)

Delfim Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Maio de 2014, 13:16:03
Boa tarde galera! ve se alguem pode me dar uma ajuda,  comprei uma 60d tiro as fotos fotometradas direitinha no visor da camera parce na exposicao correta mas quando passo as fotos em RAW para o lightroom elas ficam subexpostas geralmente 1 ponto, a camera nao esta configurada p obter as fotos subexpostas. quando eu abro as fotos pelo visualizador da canon q vem no cd ela aparece na exposicao correta.
Canon 70D


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2014, 14:01:27
Fotômetro no meio não significa necessariamente exposição correta, mas exposição cinza médio. Se expor um cena predominantemente branca no meio ela vai sair subexposta mesmo. É bom estudar mais fotometria


Delfim Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2014, 14:17:04
mas ate no automatico com flash no ttl esta saindo assim. e se fosse erro de fotometragem nao iria aparecer correto no visualizador da canon. so fica subexposta no lightroom e no photoshop
Canon 70D


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2014, 14:20:33
Flash no TTL não impede erros na fotometria e exposição.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2014, 14:29:05
Se eu entendi bem, ele esta dizendo que quando abre a foto no lightroom fica subexposto. E quando abre o mesmo RAW no aplicativo da canon a exposiçao fica correta.
Ele nao esta perguntando como obter uma exposicao correta, e sim por que esta dando diferença de um programa pro outro.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Delfim Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2014, 16:32:39
Se eu entendi bem, ele esta dizendo que quando abre a foto no lightroom fica subexposto. E quando abre o mesmo RAW no aplicativo da canon a exposiçao fica correta.
Ele nao esta perguntando como obter uma exposicao correta, e sim por que esta dando diferença de um programa pro outro.

isso msm!
Canon 70D


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2014, 16:37:49
Leia o histograma no lightroom, se ele estiver correto, apenas edite ajustando para exposição correta.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2014, 17:04:13
é muito comum haver grande diferença entre o que se vê na tela da câmera e no computador na hora da edição, principalmente se fotografar em RAW.. na câmera, sempre vai aparecer uma leitura de JPEG pra visualização. Então, quanto mais ajustes fizer na câmera para o Jpeg (contraste, cor, saturação, etc) mais diferente será o RAW aberto no computador..

Sobre a exposição estar incorreta, é difícil saber daqui se pode ser um problema na câmera (raro, nunca ouvi falar isso) ou exposição incorreta mesmo. Fotômetro no meio não quer dizer exposição correta como já falaram... em automático então, nem se fala.. acontece muito isso. Precisa dar uma estudada sobre fotometria e sobre os modos de medição da câmera.


Delfim Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2014, 17:34:13
em luciano o eu estou achando estranho e eu tb tenho uma canon xs fiz o teste com ela e o resultado e o msm da foto tirada fica igualzinho. na 60d ate aparece na exposiçao correta durante um tempinho ate o programa processar dai ela fica sub
Canon 70D


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2014, 07:59:16
talvez pode ser o perfil de cores do programa
ou então ele estar fazendo alterações automaticamente
não sei de certo se o LR daz isso.



NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2014, 08:09:45
Boa tarde galera! ve se alguem pode me dar uma ajuda,  comprei uma 60d tiro as fotos fotometradas direitinha no visor da camera parce na exposicao correta mas quando passo as fotos em RAW para o lightroom elas ficam subexpostas geralmente 1 ponto, a camera nao esta configurada p obter as fotos subexpostas. quando eu abro as fotos pelo visualizador da canon q vem no cd ela aparece na exposicao correta.

Abre em outro programa, instala o plugin para abrir no visualizador do windows, ai vc confirma que esta no LR o problema.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2014, 10:53:57
Não poderia tbm ser o modo de medição usado inadequado para o tipo de foto que está sendo feito?

Isso altera bastante a exposição ....


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2014, 11:46:14
Oi,

Pelo comentário que você fez, de que a foto aparece por alguns instantes em uma fotometria correta, e em seguida, depois que o Lightrrom a processa, fica sub-exposta, indica que alguma configuração que está definida na câmara, e que afeta só jpg (a primeira visualização é feita sobre um jpg simplificado, que é gravado no raw para permitir a visualização no LCD da câmara).
Faça um teste, fotografe um pouco em RAW+JPG, verifique a diferença de exposição entre as duas saídas.
E é sempre bom dar uma verificada nas configurações da camara, existe uma opção chamada "Auto Lighting Optimizer" que altera a exposição do jpg também... Se você não definiu por uma razão específica alguma opção, tenta voltar a mesma ao default e teste novamente...
Depois, verifique se o seu lightroom, não está aplicando algum preset na importação, esse preset pode estar alterando a exposição. E verifique também na parte de calibração da câmara, ainda no lightroom, qual o processo e perfil que estão selecionados, dá uma alterada neles para ver o que altera (na parte de perfil muda bastante como são interpretadas as cores) pode influenciar um tanto na exposição.
Existem vários detalhezinhos que podem estar ocorrendo em seu caso, então é bom ir fazendo diversos testes para achar o problema.

Boa sorte!!!
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


PauloBr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2014, 13:38:15
Restaure as predefinições do lightroom
preferencias > segunda guia: > pre definições> restaurar todas as definições de revelação padrão


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2014, 14:05:18
Restaure as predefinições do lightroom
preferencias > segunda guia: > pre definições> restaurar todas as definições de revelação padrão

Pode ser uma boa ideia