Enquete

Selecione a melhor foto e clique em votar, ver os resultados antes de votar anula seu voto. O TEMA SE ENCONTRA NO PRIMEIRO POST, LEIA ATENTAMENTE O PRIMEIRO POST ANTES DE VOTAR.

Votos Totais: 0

Autor Tópico: XV Concurso FDB | VOTAÇÃO 05/03 a 12/03  (Lida 6484 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 01 de Março de 2005, 13:19:09
TEMA: Frutas: uma diversidade de cores e sabores
Desde os primórdios da vida na terra, os seres vegetais colonizaram o planeta e de lá pra cá a Biodiversidade botânica tomou uma amplitude sem precedentes. Com a evolução, os mecaninsmos de multiplicação das plantas tornaram-se mais complexos e chegaram até os frutos, que podem guardar as sementes e protegê-las para que a perpetuação das espécies seja mais eficiente. No mundo existem milhares de espécies frutíferas com seus frutos dos mais variados tamnahos, formas, cores e sabores.
O participante deverá usar sua sensibilidade e perspicácia para encontrar e registrar o tema proposto.



Procurem votar seguindo a contextualização do tema e em fotos que tenham respeitado o regulamento do concurso.
Lembre-se que o exercício do voto é tão importante quanto o da fotografia em si, conseguir avaliar a imagem dentro da técnica, da beleza e acima de tudo da conformidade com o tema e as regras é fundamental para o aprendizado fotográfico.


PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE O REGULAMENTO DOS CONCURSOS


AVISO: os votos são monitorados por IP, assim como os novos cadastros, caso sejam identificadas tentativas de fraudar as votações o participante envolvido será eliminado da competição sem direito a recurso.
Permitam que a votação ocorra livremente. Se convidarem amigos para votar não os obrigue ou induza ao voto, afinal o objetivo deste concurso é o aprendizado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2005, 10:14:32
Está aberta a votação, não se esqueçam de ler o primeiro post e as regras do concurso antes de votar. :D
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2005, 20:47:10
Leo, eu votei numa foto, devo justificar o voto ou não?  
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2005, 21:42:33
Não é necessário justificar, só justifique se achar que deve.

Já vou justificar o meu, votei na do Roberto Okamura, pela ótima composição, ótima fotometria e total conformidade com o tema, o P&B veio muito a calhar, apesar de ser uma foto conservadora foi extremamente bem executada.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2005, 12:13:15
Gostei muito da foto "Saboreando" da Ana Maria. Encaixou muito bem ao tema. No caso sabores. Mesmo que pequena, a fruta aparece destacada pela composição e pelo enquadramento, que achei ótimo. Incorporou um elemento interessante à foto que foi a criança. Muito bem enquadrada, dando um charme todo especial para a foto e destacando o sabor como elemento marcante. Só faltou um pouco de sharp.

Gostei do foto do Alex Biólogo também. Talvez se fechasse mais um pouco o enquadramento e aumentando os tons de magenta e vermelho das frutas ficaria melhor! Alex, essa palmeira tinha identificação? Sabe o nome popular dela? É muito linda!

E só como observação, a foto do tomate achei legal pelo lado cômico que é colocado o texto alusivo à foto.

Editei o post porque coloquei "Saborando" no título da foto da Ana Maria.
« Última modificação: 06 de Março de 2005, 12:14:59 por Beto Eterovick »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2005, 19:38:19
B0m então acho que vale a pena justificar meu voto.

Achei todas bem interessantes., algumas idéias mais bm executadas que outras. Mas acabei votando no Ricardo, por motivos parecidos aos do Léo (sem falar em técnica, pq não sei muito disso). Porém, a textura da fruta aparece na foto, sem falar que o uso de pb ficou show (eu acho que pra bater foto pb e acertar tem que manjar muito, nunca consegui...rs).

Das demais fotos, várias me chamaram a atenção, confesso que não votei na foto da Ana Maria pq não curto muito foto de gente (apesar de achar a foto muito bem feita). A do Marcos segurando o tomate me fez pensar na salada e por ai vai, realmente achei que as fotos estavam muito boas, achoq ue não cabe comentar uma a uma.]

Beto, essa pal,eira é bastante usada em arborização de ruas aqui em São Paulo, mas confesso que nunca me esforcei para identificá-las (e olha que meus bichos comem seus frutos) o ardineiro da escola disse que era Cuningamia, mas não garanto a identificação, pq o chefe dele que diz os nomes das plantas da escola já confundiu coisas inconfundíveis. Vou tentar descobrtir qual é e te passo.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2005, 20:10:44
Valeu Alex, perguntei porque gosto muito de palmeiras e gostaria de plantar um exemplar desse lá na casa de meus pais, no interior de Minas! Já consegui arrumar até açaí! Se conseguir descobrir agradeço muito!
Um abraço,
 


professorpantoja

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • "Eu sou o pão da vida" Jo 6:48
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2005, 21:00:50
Meu voto foi para as pinhas... simplesmente dez! Parabens :D  
somente Jesus salva liberta e manda para o céu!


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2005, 01:00:55
Saboreando...
Bem feita a foto e adorei ver a criança se lambuzando com o melão!!
Obrigado pelos comentários pessoal!
Abraço a todos!
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2005, 01:07:16
Votei na Saboreando também...

E por falar em Melão... Cadê você Melão????

Valeu


professorpantoja

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • "Eu sou o pão da vida" Jo 6:48
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2005, 15:17:04
Bem apesar de ter gostado da foto do Okamura, achei que todas as fotos com a dele inclusive nao tiveram uma boa composição dentro do TEMA pois pelo que se percebe o tema sugere Cor das frutas e nenhuma foto a valorizou bem.

A melhor composição sem duvida é de okamura mesmo(meu voto) mas a da menmininha com a futinha na boca ta linda tb e tem bastante haver com o tema tb. Agora o resto ... fala sério ! <_<  
somente Jesus salva liberta e manda para o céu!


anaalmada

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2005, 18:16:57
Gostaria de agradecer os elogios à minha foto! Nossa, muito legal de ler, especialmente o do Beto, visto que foi ele quem propôs o tema!! Eu realmente gostei do que foi proposto e tirei várias fotos (closes de fruta, composição de várias frutas etc...) e acho que escolhi a foto certa!
Foi um bom execício de fotografia e está sendo legal particpar!
E, ao contrário do colega acima, gostei de todas as fotos, embora poucas, achei a qualidade muito boa!

Meu voto vai para as pinhas do Roberto, depois de ficar indecisa entre esta e os colares...  
[/font]
« Última modificação: 09 de Março de 2005, 12:40:58 por Leo Terra »


herbert

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 09 de Março de 2005, 20:07:08
Ana, meu voto também vai para a sua foto. O melão parece delicioso na mão da criança! Aliás, comer fruta se lambuzando parece mais gostoso...

Como o tema pedia para explorar as cores e sabores das frutas, acho que a sua foto é a que melhor transmite o tema. Parabéns.


Agora, falando sério: gostei muito da foto do Professor Pantoja!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2005, 05:06:22
Meu voto foi pra foto da Ana, bem executada e pegando o lado mais difícil do tema, "sabor". Aliás Ana, é covardia ter um modelo exclusivo em casa heim?? :)) Uma composição muito competente também é a do Roberto, e se fosse levar a técnica em consideração, seria minha escolha. Porém espero que o Roberto não me leve a mal, mas preferi considerar bastante o tema, e achei que o PB foi na contramão das "cores", as formas foram muito valorizadas mas os sentidos de "cor" e "sabor" se perderam. A foto do Alexandre é a composição mais tradicional que se poderia esperar neste tema, até me espanto de não terem havido outras do gênero, só achei que faltou um pouquinho no arranjo das frutas pra chegar lá :) A foto do Alex tá demais também, pena que aparentemente o foco não ficou 100%, ou talvez a exposição não favorecesse, mas ficou interessante.
« Última modificação: 13 de Março de 2005, 05:10:11 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


marferre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2005, 10:12:13
Também Votei na da Ana (Saboreando) o realismo da foto me pareceu ótimo, como o contraste do "suculento" pedaço de melão (gulosamente saboreado) contra a pele da criança. Parabéns!